EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO A UMA TURMA DA PRIMEIRA CLASSE NO PRIMEIRO TRIMESTRE

INSTITUTO SUPERIOR METROPOLITANO DE ANGOLA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E ARTE
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



METODOLOGIA DE ENSINO I


EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO A UMA TURMA DA PRIMEIRA CLASSE NO PRIMEIRO TRIMESTRE





Dicente:  
Turma: LP4T




 



Docente:                                                   


Luanda
2015

Introdução


Na primeira classe a língua portuguesa visa fornecer a criança os mecanismos elementares da língua ao nível da leitura e da escrita. Sendo assim nesta classe o docente terá preocupação de trabalhar o texto oral e escrito do qual extrairá a frase que terá palavra que, sua vez, terão o som e as letras em estudo. É um processo longo e estruturado que exige muito trabalho e perícia aos docentes. Para o desenvolvimento desde trabalho foi necessário elaborar um programa que guia o processo de ensino aprendizagem na primeira classe do ensino primário.
Nesta classe privilegia-se a oralidade, o que não significa que se ignore a escrita. Considera-se indispensável que só após uma primeira integração da criança no universo da palavra falada passe a desenvolver as capacidades de compreensão e expressão escrita, que permitirá a criança integrar-se no espaço privilegiado da aprendizagem.               









 





A formação do ensino na 1ª classe do deve se assegurar as bases que permitem garantir a continuidade da aprendizagem da classe. Na língua portuguesa deverá proporcionar aos alunos possibilidade de atingir objetivos nos domínios do desenvolvimento global
Segundo o programa do ensino primário da classe na seleção dos conteúdos da língua portuguesa o estado das vogais, dos ditongos. Estudos do alfabebeto,formação das freses todos estes conteúdos não estão planificados.

Consultando o programa do ensino primeira da 1ª classe do Iº trimestre seleção dos conteúdos de matemáticas o estudo dos números até 20, contas de subtração não estão planificados. Mas as relações especiais estes sim constam no programas do Iº trimestre.
Fazendo uma análise técnico pedagógico da pertinência dos conteúdos da 1ª Classe para o Iº Trimestre a Professora excedeu.










 




Conclusão


O parecer técnico pedagógico em relação ao referido sistema de exercícios, tendo em consideração o programa da 1ª Classe, no Iº trimestre no meu parecer a professora infelizmente não conseguiu atingir os objetivos pretendidos.