INTRODUÇÃO
A história empresarial, tem um fundamento muito específico à administração e em todos os factores que a definem como um vector primordial na revitalização económica e criação de riquezas. Representa pois, um leque de conceitos que fazem com que haja políticas de manuseamento das suas ferramentas. As estratégias em Marketing têm uma importância crucial na organização, implementação, e sobre tudo à qualidade de prestação de serviços.
Falar de estratégias em marketing de serviços, é retratar ideologicamente as manobra ligadas à intangibilidade dos serviços e não serem avaliadas através de evidências físicas como (peso, cor, cheiro, textura, etc.). Os serviços são o produto do consumo e que torna-se uma experiência no percurso ou circuito produtivo, e avaliada em função da expectativa do cliente. A parte toda da percepção do cliente, se dá através dos bens que compõem o serviço. Um serviço pode ser caracterizado em função do nível de tangibilidade que ele possui.
Na visão das empresas, a inseparabilidade para este fundamento, descreve o valor da produção e consumo de serviço de onde estão necessariamente vinculados. A prestação do serviço fundamenta-se na interação entre empresa e cliente, seja ela presencial ou à distância. Serviços são vendidos antes de serem consumidos.
Variabilidade; o marketing com este princípio de ideia, faz com que haja uma participação conjunta do cliente no processo e viabilizando a não padronização e o controle do serviço. Na filosofia do emprego de equipamentos para a prestação de serviços, tende a reduzir o nível de variabilidade, porém reduz também o nível de customização possível. Dificuldade maior para a construção de marca, comparativamente ao sector de bens manufaturados. Maior foco em seleção, treinamento, motivação e controle de pessoal.
Uma organização que produz um/os serviços, cria oportunidades de vender as suas marcas definido na oferta. Que para tal, não é possível criar a estratégia de stock sem que haja um serviço para comercializar, e um segundo momento. É necessário maior atenção ao gerenciamento da demanda, programando o nível de oferta de serviços em função da estimativa de vendas. Acções promocionais e políticas de preços variáveis são instrumentos das empresas de serviços para tentar corresponder o nível de oferta com o nível de demanda do mercado. As incapacidades na criação de um marketing director na posse: dos serviços, só podem ser usufruídos, pois são desempenhados sobre a interação entre fornecedor e consumidor. As empresas comercializam o direito de uso dos serviços e, estes mesmos serviços, tem de ter uma distribuição direta,
O Envolvimento dos clientes ou da sociedade civil Bens: O cliente adquire o produto “pronto”.
Serviços: O consumidor integra o processo de prestação de serviço. Clica aqui para ver o trabalho completo