INTRODUÇÃO
Neste projecto de pesquisa abordaremos sobre o impacto do estresse no ambiente de trabalho, fazendo uma incursão sobre as causas e o impacto que o estresse pode causar no desempenho dos colaboradores e consequentemente nas receitas de uma empresa.
Torna-se cada vez mais interessante debruçar sobre o assunto, sendo que hoje, o estresse é um fenómeno que está presente na vida de todos indivíduos de qualquer extracto social e nas organizações, principalmente quando os trabalhadores se reveêm numa condição de insatisfação por incumprimento dos deveres trabalhistas por parte da entidade empregadora, políticas de gestão de recursos humanos menos favoráveis aos trabalhadores ou ainda necessidades de mudanças por força maior do ambiente externo ou mesmo interno.
Daí que o tema ora em destaque apresenta-se com um pendor significante, pois pensamos que contribuirá efectivamente para que os gestores e administradores das organizações possam estar atentos aos sinais de estresse dos colaboradores e conheçam as estratégias aconselháveis de aplicação para sua diminuição.
A sua problemática, está fundamentada no impacto negativo que o estresse pode causar na produtividade, destacando como campo de estudo, a empresa CH- Construções e Comércio. O objectivo geral deste trabalho é compreender os principais factores de estresse no ambiente laboral. Para além deste, temos os objectivos específicos, sendo:
Identificar as principais fontes de estresse, seleccionar os factores que favorecem a sua diminuição para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e propor programas de prevenção.
Este trabalho de investigação, foi composto de Três (3) capítulos, sendo o primeiro, Fundamentação teórica, o segundo capitulo o impacto do estresse para o trabalhador e para o organização, e o terceiro capítulo –Histórico, apresentação e caracterização da empresa CH-Construções e comercio, Análise e discussão de dados, desenvolvido com base o estudo feito na empresa CH- Construções e Comércio, onde, através de inquéritos aplicados aos trabalhadores baseados na amostragem universal de 0,60 foi possível aferir e comprovar alguns dados relacionados ao impacto do estresse no ambiente laboral.
PROBLEMÁTICA
A mudança forçada pela mutabilidade dos mercados e o surgimento de novas tecnologias, impõe às empresas a necessidade de reestruturar e modernizar estratégias de actuação para torná-las mais competitivas e funcionais. Face a esta realidade, formulamos o seguinte problema:
- Qual tem sido o impacto do estresse no ambiente laboral?
HIPÓTESES
Hipóteses segundo Roberto Hernandez Sampieri (2003) são tentativas de explicações do fenómeno pesquisado, formuladas como preposições. E para responder a este problema formulou-se as seguintes hipóteses:
H1-Sim, a implementação de mudanças a nível organizacional tem sido o motivo de estresse dos funcionários pois, para muitos é difícil adaptar-se ao novo sistema funcional e organizacional.
H2-A inexistência de reciprocidade no cumprimento de deveres e direitos trabalhistas entre as partes (empregados e empregador) bem como supressão de alguns benefícios outrora atribuídos aos trabalhadores, também pode contribuir para o aumento do estresse dos trabalhadores.
OBJECTIVOS
Para Magda Alves (2007) objectivos é a etapa do projecto em que na qual se indica o que se pretende com o desenvolvimento da pesquisa e quais os resultados que se procura alcançar, e para esta pesquisa temos como objectivo geral:
- Compreender os principais factores de estresse no ambiente laboral e o seu impacto na produtividade.
Específicos
Objectivos específicos são aqueles que expressam uma ideia particular, que estabelece e indica objectivamente as características e particularidades de algo, e para esta pesquisa pretende-se especificamente:
- Identificar as principais fontes de estresse que influenciam o normal desempenho dos trabalhadores;
- Identificar os factores que favorecem a diminuição do estresse e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores.
JUSTIFICATIVA
O capitalismo trouxe como resultados a correria frenética, e a busca constante de resultados com exigência cada vez maior e prazos cada vez menores.A corrida pelo sucesso muitas vezes nos torna escravos de nós mesmos, e, com receio de perder tempo, fracassar, ser visto como fraco, ser julgado ou criticado, leva-nos a passar por cima dos nossos limites tanto físicos como emocionais.
Com base nesses dados, percebe-se a necessidade da busca de alternativas para o alcance de uma carreira bem-sucedida e rentabilidade para a organização, sem necessariamente sacrificar o corpo e a mente dos trabalhadores.
A situação de incerteza em relação aos resultados dessa reestruturação, implica em condições propícias, para tornar real o estresse potencial que somado a factores ambientais e individuais, tendem a intensificar os níveis de estresse e por sua vez diminuir qualidade de vida dos trabalhadores.
A partir da metade do século XX, vive-se um período da história humana de transformações radicais. O trabalho e a força de trabalho, a sociedade e a forma de governo são, nas últimas décadas, qualitativa e quantitativamente diferentes de tudo o que já existiu em qualquer momento histórico: suas configurações, seus processos, seus problemas e suas estruturas (DRUKER, 1998). As mudanças econômicas, sociais, psicológicas, demográficas, políticas e ecológicas nos levam a novos conceitos de trabalho, estresse e esgotamento da população activa.
A taxa de desemprego, a insegurança, a queda de salários e tendência de expansão da exclusão social são fatores macroeconômicos e políticos que influenciam de forma negativa a saúde da população, principalmente dos já desfavorecidos socialmente, como os desempregados e os trabalhadores de baixa renda.
As mudanças contínuas e profundas que tem ocorrido na economia mundial, nas relações sociais e políticas, na tecnologia e na organização produtiva têm provocado alterações no mundo do trabalho e têm gerado um forte impacto na saúde e na qualidade de vida do trabalhador. Em poucas décadas, o mundo do trabalho sofreu profundas mudanças. A concorrência mundial nunca foi tão grande e as organizações são gerenciadas de uma forma nova e mais engenhosa.
Ao final do século XX, observa-se que o panorama do trabalho se transformou de maneira imprevista. Trabalhadores mundo a fora confrontam-se com uma grande variedade de novas estruturas e de novos processos organizacionais – downsizing, estrutura de gerenciamento horizontal, longos turnos de trabalho, contingente de emprego, só para nomear alguns.
O estresse no trabalho tem se tornado uma séria carga para a saúde e para a economia dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Inúmeras pesquisas passam a ser desenvolvidas buscando uma maior compreensão do impacto dessas mudanças na saúde do trabalhador. Busca-se entender como essas condições contribuem para o estresse e para o surgimento de transtornos mentais e de doenças (Areias & Comandule, 2004).
METODOLOGIA
Quanto ao desenho metodológico que se adoptou, foi o tipo misto (quantitativo e qualitativo), através de questionários de perguntas fechadas e pesquisa bibliográfica de diversos autores que abordaram sobre o estresse, obras escritas e consultas de enciclopédia.
Para Alvarenga (2010, p. 9) o enfoque quantitativo, tem como objectivo descrever ou explicar as descobertas. Trabalha geralmente com amostras probabilísticas, cujos resultados tem a possibilidade de generalizar-se à população em estudo, da qual se extrai uma amostra para estudar.
O mesmo autor, define o método qualitativo, como sendo um método que dá ênfase às características: sociais, antropológicas, arqueológicas, culturais, psicológicas, criminalísticas, históricas.
Este enfoque, abrange processos humanos completos. Tenta descrever e compreender as situações e os processos de maneira integral e profunda, considerando inclusive o contexto que envolve a problemática estudada.
Neste enfoque, interessa conhecer como as pessoas sentem e agem; suas experiências, suas atitudes e crenças. Em forma de comparação, o enfoque quantitativo utiliza mais o método dedutivo e o enfoque qualitativo utiliza mais o método indutivo, procura compreender as acções e atitudes dos sujeitos envolvidos no estudo. (Alvarenga 2010, p. 10).
Porém, a empresa CH- Construções e Comércio, na qual foi feito o estudo de casos, alberga actualmente 65 funcionários, dos quais retiramos uma amostra de Vinte e Nove (29) funcionários, que corresponde a 42,62% da amostra estudada. A técnica utilizada foi a de recolha de dados, por meio de questionário. Foram feitas entrevistas de perguntas fechadas ao público-alvo (funcionários da empresa CH- Construções e Comércio). O questionário ora aplicado possibilitou analisar as causas do estresse aos colaboradores.
A técnica do questionário e entrevista, permitiu a obtenção de informações comprovantes, que permitiram identificar matérias que forneceram melhores respostas para a tabulação previamente analisada.