INTRODUÇÃO
A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados, o aprendizado dos alunos. Porém nem sempre eles são positivos. Para evitar desperdício de esforços e fazer com que os objectivos sejam atingidos ano após ano,sabe-se que é necessária a presença de gestores que actuem como líderes, capazes de implementar acções direccionadas para esse foco. A concepção de que a liderança é primordial no trabalho escolar começou a tomar corpo na segunda metade da década de 1990, com a universalização do ensino público.
A liderança não deve ser confundida com direcção nem gerência. Um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder. Por outro lado, nem sempre um líder é um administrador. Na ver verdade, os líderes devem estar presente no nível institucional, intermediário e operacional das organizações. Todas as organizações precisam de líderes em todos os seus níveis e em todas as suas áreas de actuação.
O objectivo desta pesquisa bibliográfica é de estudar a liderança do gestor escolar para o sucesso dos alunos, no trato do seu trabalho diário quer pedagógico ou administrativo pautado no conceito de liderança. O presente trabalho descreve o papel da liderança do gestor no seu ambiente de trabalho. As acções dos directores estão directamente associadas as escolas eficazes, aquelas que fazem a diferença no aprendizado dos alunos...