os factores de crescimento e a estabilidade nas empresas jovens em Angola

INTRODUÇÃO   


O mundo vive uma era, sem precedentes, de integração e mudanças económicas e culturais, que impulsionam a realização de novos negócios e o crescimento das empresas. Nesse contexto, a economia angolana vem demonstrando níveis favoráveis de crescimento. Esse crescimento está amparado numa melhoria de renda da população, advinda de programas sociais e de transferência de renda que elevaram o poder aquisitivo de grande parte da população. Atreladas a isso, políticas governamentais de incentivo ao crédito melhoraram a dinâmica macroeconómica, ao dar capacidade para que o consumidor adquira bens e serviços diversos, desde aqueles mais sofisticados até os mais básicos, como serviços pessoais. Nessa nova conjuntura, nos últimos anos, a economia angolana passou por um continuado crescimento e aumento do investimento, assim como por o crescimento da produtividade, do emprego formal e da massa salarial.
Como fonte deste desenvolvimento, o empreendedorismo é considerado um propulsor de oportunidades de trabalho, progresso tecnológico, inovação e riqueza da nação, pois um país em ascensão económica, como Angola, cria muitas oportunidades de negócios e nichos para pessoas que desejam empreender.

Com efeito, o empreendedorismo ganha força diante de um ambiente macroeconómico propício e de uma melhoria no clima de negócios. Segundo o Global Entrepreneurship Monitor – GEM (2011), o empreendedorismo, ganhou força e destaque a partir da década do 90, com a abertura económica, e vem-se consolidando como o ponto fundamental para a geração de riqueza, promoção ao crescimento económico e aprimoramento das condições de vida das populações.  




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