INTRODUÇÃO
Desde o surgimento da escola como instituição social e sistema de educação
formal, suas raízes encontram-se entrelaçadas à família, embora sua concepção existisse
desde a Paideia.
Durante muitos anos, construiu-se a ideia de que a escola é responsável pela
educação formal das crianças e adolescentes, enquanto a família o é pela educação
informal. Tal ideia parece ser sustentada até hoje por crenças e ideais que mantêm
distantes e dissociados os âmbitos das relações e funções de ambos os sistemas.
Mesmo com tantas mudanças políticas, sociais e relacionais, a escola parece
ainda distanciar as famílias e buscar conservar seu domínio sobre o saber através da
crença de omissão dos pais.
A relação família-escola pode ser analisada tanto sob um prisma sociológico,
como psicológico. Numa perspectiva sociológica, destaca-se o caráter socializador desta
relação e as diferenças sociais e culturais entre ambas. Já o prisma psicológico parte da
importância das primeiras relações vividas na família (socialização primária) e suas
implicações no processo escolar (socialização secundária).
Trabalho completo em: relação que existe entre a família e a escola enquanto instituição social