a educação sexual

INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho que nos foi dado falaremos sobre um tema de grande importância e é de conhecimento de muitos que é a educação sexual objectivo e muito mais.
























A SEXUALIDADE

A organização mundial da saúde (OMS) define a sexualidade como a energia que nos motiva para encontrar amor, contacto, ternura e intimidade.
Integra-se no modo como nos sentimos move e somos tocados.
A sexualidade influencia pensamento, sentimento, acções interacções e influencia também a nossa saúde física e mental.
A relação sexual começa em idades variadas. Porem ninguém deve sentir-se obrigado a tê-las porque os outros têm ou fingem tê-las porque é uma única forma de demonstrar amor ou ter liberdade.

A relação sexual reduzida ao prazer físico pode causar insatisfação, mágoa ou desilusão.
É por esta e várias causas que temos que ter uma preparação física e psicologica sobre a sexualidade ou seja educação sexual.















EDUCAÇÃO SEXUAL

Educação sexual é o ensino sobre a anatomia e psicologia da reprodução humana e demais aspectos do comportamento que se relacionam ao sexo.
Tal educação pode obtê-la na escola em casa com a família na rua nos hospitais etc.
Educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo ou sexualidade, livre de preconceito abuso e descriminação.
Em outras palavras educar sobre sexualidade e iniciar e dar a conhecer aos adolescente e jovens principalmente, o que acontece quando uma pessoa começa com a sua vida sexual ou seja, quando começa ter relações sexuais.
Aprender sobre a sexualidade permite-nos ter maior conhecimento de nos próprios do que pensamos, sentimos, e permiti-nos perceber as coisas que mais gostamos ou não no nosso corpo e na relação que nos estabelecemos com os outros.
















IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL

Antigamente e ainda hoje falar sobre a sexualidade provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, mais o tema é extrema importância pois esclarece dúvidas de vários géneros sobre a sexualidade.
É importante também porque ajuda no bom desenvolvimento e crescimento do país evitando assim consequências incorrigíveis.
No caso de pessoas órfãs ou abandonadas com a menor possibilidade de ser educado sobre a sexualidade existe palestras e actividades que ajuda nesse sentido.
Como é o caso dos hospitais por haver numerosos casos ligados a sexualidade, realizam vários meios de aviso e alerta para o bem-estar das pessoas.
E também importante as conversas ou seja dialogo entre os familiares, amigos, pais, etc.
Porque ajuda muito no conhecimento no crescimento de uma boa conduta na sociedade em geral.
É importante os jovens encarem a sexualidade com naturalidade, responsabilidade e respeito. Para alem da lei.














OBJECTIVO DA EDUCAÇÃO SEXUAL

O objectivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura chamando-as a responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não tenham consequências tais como:
·       DST
·       HIV
·       Gravidez Indesejada
·       Relações Extras Conjugais, etc.
Muitos são as consequências que podem obter uma pessoa se não tiver conhecimento sobre a sexualidade.


















A SEXUALIDADE E A LEI

As questões ligadas a sexualidade são muito complexa. Implicam uma articulação próxima entre a lei e os costumes sem esquecer o respeito p+ela pessoa humana e pelo seus direitos.
As leis que sancionam comportamentos inadequados a nível sexual existem para proteger o outro de acções que o possam lesar, causadas por pessoas que detêm poder sobre os mais fracos pelo uso da força da chantagem (inclusive emocional) ao do forçar a práticas tradicionais mais que colidem com já referidos direitos humanos.
A protecção dada pela lei permite que os menores não sejam forçados a práticas contra a sua vontade, sancionando o adulto mesmo nos casos que haja consentimentos (informado ou não) por parte do menor.
Essas sanções visam evitar praticas traumatizantes abusivas ou lesivas dos direitos dos mais fracos.


Abordagem Pedagógica

Possui as seguintes características:
  • Volta-se mais directamente para o processo ensino aprendiz de sexualidade;
  • Valoriza o aspecto informativo desse processo, podendo também dar ênfase ao aspecto formativo, onde se propicie a discussão de valores, atitudes e preconceitos; pode ainda considerar a importância da discussão de dúvidas,  sentimentos e emoções;
  • Direcciona mais acentuadamente a reformulação de valores, atitudes e preconceitos, bem como todo o ‘processo de libertação’, para o nível individual






Abordagem Religiosa Tradicional
Possui as seguintes características:
·        Liga a vivência da sexualidade ao amor de Deus e à submissão às normas religiosas oficiais
·        Tem como metas básicas a preservação dos valores morais cristãos e o desenvolvimento da vida espiritual
·        Vincula sexo ao amor pelo parceiro, ao casamento e à procriação
·        Encara o casamento e a virgindade/castidade como os dois únicos modos de viver a aliança com Deus
·        Valoriza a informação de conteúdos específicos da sexualidade (encarando-a, porém, como uma meta secundária)
·        Pode estar comprometido com uma educação para o pudor
A preocupação da Abordagem Religiosa é a formação cristã dos indivíduos, sendo que os católicos seguem as orientações oficiais da Igreja e os protestantes  (cada denominação a seu modo), a interpretação literal da Bíblia.


Abordagem Religiosa Libertadora
Apresenta as seguintes características:
·        Liga a vivência da sexualidade ao amor a Deus e ao próximo
·        Tem como metas básicas a conservação dos princípios cristãos fundamentais, o desenvolvimento da vida espiritual e a consciencialização do cristão para a participação na transformação social
·        Valoriza a informação de conteúdos, num contexto de debate, para, através da discussão da sexualidade, levar a tomada de consciência da cidadania
·        Vê de maneira crítica as normas oficiais da Igreja sobre a sexualidade e procura levar o cristão a ser sujeito de sua sexualidade, com liberdade, consciência e responsabilidade
·        Vê a Educação Sexual como um ato político, ou seja, como uma atitude de engajamento com a transformação social






Abordagem Política

Possui as seguintes características:
·        Orienta para o resgate do género, do erótico e do prazer na vida das pessoas;
·        Ajuda a compreender (ou alerta para a importância de se compreender) como as normas sexuais foram construídas socialmente;
·        Considera importante o fornecimento das informações e auto-repressão;
·        Propicia questionamentos filosóficos e ideológicos  (ou mostra a importância desses questionamentos);
·        Encara a questão sexual com uma questão ligada directamente ao contexto social, influenciando e sendo influenciada por este;
·        Da ênfase à participação em lutas colectivas para transformações sociais
·        Considera importantes as mudanças de valores, atitudes e preconceitos sexuais do indivíduo para o alcance de sua libertação e realização sexual. Porém, isto é encarado como um meio para se chegar a novos valores sexuais, que possibilitem a vivência de uma sexualidade com liberdade e responsabilidade, em nível não apenas do indivíduo, mas da sociedade como um todo1
















RESUMO

Concluímos que os comportamentos sexuais estão presente no nosso quotidiano e que é necessário estarmos preparados e consciente de que se trata de algo muito serio e importante e que podemos evitar obtendo as medidas de prevenção.























BIBLIOGRAFIA

 

Livro de EMC da 9ª classe.
Livro de EMC da 6ª classe.
Biblioteca metropolitana