INTRODUÇÃO
Neste presente
trabalho que nos foi dado falaremos sobre um tema de grande importância e é de conhecimento de muitos que é a educação sexual objectivo e muito mais.
A SEXUALIDADE
A organização
mundial da saúde (OMS) define a sexualidade como a energia que nos motiva para
encontrar amor, contacto, ternura e intimidade.
Integra-se no
modo como nos sentimos move e somos tocados.
A sexualidade
influencia pensamento, sentimento, acções interacções e influencia também a
nossa saúde física e mental.
A relação sexual
começa em idades variadas. Porem ninguém deve sentir-se obrigado a tê-las
porque os outros têm ou fingem tê-las porque é uma única forma de demonstrar
amor ou ter liberdade.
A relação sexual reduzida ao prazer físico pode causar insatisfação, mágoa ou desilusão.
É por esta e várias
causas que temos que ter uma preparação física e psicologica sobre a
sexualidade ou seja educação sexual.
EDUCAÇÃO SEXUAL
Educação sexual
é o ensino sobre a anatomia e psicologia da reprodução humana e demais aspectos
do comportamento que se relacionam ao sexo.
Tal educação
pode obtê-la na escola em casa com a família na rua nos hospitais etc.
Educação sexual
busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo ou sexualidade, livre
de preconceito abuso e descriminação.
Em outras
palavras educar sobre sexualidade e iniciar e dar a conhecer aos adolescente e
jovens principalmente, o que acontece quando uma pessoa começa com a sua vida
sexual ou seja, quando começa ter relações sexuais.
Aprender sobre a
sexualidade permite-nos ter maior conhecimento de nos próprios do que pensamos,
sentimos, e permiti-nos perceber as coisas que mais gostamos ou não no nosso
corpo e na relação que nos estabelecemos com os outros.
IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL
Antigamente e
ainda hoje falar sobre a sexualidade provoca certos constrangimentos em algumas
pessoas, mais o tema é extrema importância pois esclarece dúvidas de vários
géneros sobre a sexualidade.
É importante
também porque ajuda no bom desenvolvimento e crescimento do país evitando assim
consequências incorrigíveis.
No caso de
pessoas órfãs ou abandonadas com a menor possibilidade de ser educado sobre a
sexualidade existe palestras e actividades que ajuda nesse sentido.
Como é o caso
dos hospitais por haver numerosos casos ligados a sexualidade, realizam vários
meios de aviso e alerta para o bem-estar das pessoas.
E também
importante as conversas ou seja dialogo entre os familiares, amigos, pais, etc.
Porque ajuda
muito no conhecimento no crescimento de uma boa conduta na sociedade em geral.
É importante os
jovens encarem a sexualidade com naturalidade, responsabilidade e respeito.
Para alem da lei.
OBJECTIVO DA EDUCAÇÃO SEXUAL
O objectivo
principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de
forma segura chamando-as a responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para
que não tenham consequências tais como:
· DST
· HIV
· Gravidez
Indesejada
· Relações
Extras Conjugais, etc.
Muitos são as consequências
que podem obter uma pessoa se não tiver conhecimento sobre a sexualidade.
A SEXUALIDADE E A LEI
As questões
ligadas a sexualidade são muito complexa. Implicam uma articulação próxima
entre a lei e os costumes sem esquecer o respeito p+ela pessoa humana e pelo
seus direitos.
As leis que
sancionam comportamentos inadequados a nível sexual existem para proteger o
outro de acções que o possam lesar, causadas por pessoas que detêm poder sobre
os mais fracos pelo uso da força da chantagem (inclusive emocional) ao do
forçar a práticas tradicionais mais que colidem com já referidos direitos
humanos.
A protecção dada
pela lei permite que os menores não sejam forçados a práticas contra a sua
vontade, sancionando o adulto mesmo nos casos que haja consentimentos
(informado ou não) por parte do menor.
Essas sanções visam
evitar praticas traumatizantes abusivas ou lesivas dos direitos dos mais
fracos.
Abordagem Pedagógica
Possui as seguintes
características:
- Volta-se mais directamente
para o processo ensino aprendiz de sexualidade;
- Valoriza o aspecto informativo
desse processo, podendo também dar ênfase ao aspecto formativo, onde se
propicie a discussão de valores, atitudes e preconceitos;
pode ainda considerar a importância da discussão de dúvidas, sentimentos e emoções;
- Direcciona mais acentuadamente
a reformulação de valores, atitudes e preconceitos, bem como todo o
‘processo de libertação’, para o nível individual
Abordagem Religiosa Tradicional
Possui as seguintes características:
·
Tem como metas básicas a
preservação dos valores morais cristãos e o
desenvolvimento da vida espiritual
·
Valoriza a informação de conteúdos
específicos da sexualidade (encarando-a, porém, como uma meta secundária)
A preocupação da Abordagem Religiosa é a formação cristã dos
indivíduos, sendo que os católicos seguem as orientações oficiais da Igreja e os protestantes (cada denominação a seu modo), a
interpretação literal da Bíblia.
Abordagem Religiosa Libertadora
Apresenta as seguintes características:
·
Liga a vivência da
sexualidade ao amor a Deus e ao próximo
·
Tem como metas básicas a
conservação dos princípios cristãos fundamentais, o desenvolvimento da vida
espiritual e a consciencialização do cristão para a participação na
transformação social
·
Valoriza a informação de
conteúdos, num contexto de debate, para, através da discussão da sexualidade,
levar a tomada de consciência da cidadania
·
Vê de maneira crítica as
normas oficiais da Igreja sobre a sexualidade e procura levar o cristão a ser
sujeito de sua sexualidade, com liberdade, consciência e responsabilidade
·
Vê a Educação Sexual como um
ato político, ou seja, como uma atitude de engajamento com a transformação
social
Abordagem Política
Possui as seguintes características:
·
Ajuda a compreender (ou
alerta para a importância de se compreender) como as normas sexuais foram
construídas socialmente;
·
Considera importante o
fornecimento das informações e auto-repressão;
·
Propicia questionamentos filosóficos e ideológicos (ou
mostra a importância desses questionamentos);
·
Encara a questão sexual com
uma questão ligada directamente ao contexto social, influenciando e sendo
influenciada por este;
·
Da ênfase à participação em
lutas colectivas para transformações sociais
·
Considera importantes as
mudanças de valores, atitudes e preconceitos sexuais do indivíduo para o
alcance de sua libertação e realização sexual. Porém, isto é encarado como um
meio para se chegar a novos valores sexuais, que possibilitem a vivência de uma
sexualidade com liberdade e
responsabilidade, em nível não apenas do indivíduo, mas da sociedade como um
todo1
RESUMO
Concluímos que
os comportamentos sexuais estão presente no nosso quotidiano e que é necessário
estarmos preparados e consciente de que se trata de algo muito serio e
importante e que podemos evitar obtendo as medidas de prevenção.
BIBLIOGRAFIA
Livro de EMC da
9ª classe.
Livro de EMC da
6ª classe.
Biblioteca
metropolitana