Introdução
O professor
profissional é como uma pessoa autónoma, dotado de competências específicos e
especializadas que repousam sobre uma base de conhecimento racionais,
reconhecidos, oriundos da ciência, legitimados pela universidade, ou de
conhecimento explicitados, oriundo da prática. Quando sua origem é uma pratica
contextualizado, esses conhecimentos possam a ser autónomos e professado, isto
é, explicitado oralmente de maneira racional, e o professor é capaz de
relato-lo.
o professor
profissional é antes de tudo um profissional da articulação do processo ensino
aprendizagem em uma determinda situação, um profissional de interação dos
significações por telhados- (Alter 1994).
Hoje o docente é
aquele que representa uma actividade profissional complexa e de alto nível, que
exige conhecimentos e competências em vários campos: cultura geral e
conhecimentos dos alunos, de seu ambiente familiar e sociocultural;
conhecimento das dificuldades de aprendizagem, do sistema escolar e de suas
finalidades; conhecimento dos diversos matérias do programa, das novas
tecnologias da comunicação e da informação; habilidade na gestão de classe e
nas relações humanasd, etc.
Essa actividades
profissionais necessita também dos aptidões e das atitudes próprios para facilitar
a aprendizagem do aluno; respeito aos alunos; habilidades de comunicação;
capacidade de empatia; espírito de abertura para as diferentes culturas e
minorias; habilidade para as colaborar com is pais e outros actores escolares,
etc.
Assim como uma boa
dose de autonomia e o exercício de um julgamento profissional respeitoso tanto
dos necessidades dos alunos quantos dos exigências da vida escolar e social.
O professor como pessoa
Perrenoudo =
recomende ao professor que não reforma
ou regime as suas emoções: cultura gosto e desgostos preconceitos fantasmas de
poder ou de excelência mas pelo contrario os tenham em conta os analises veja
que influencia podem ter sobre os seus alunos que quando necessitar peça
considera-lo.ç
Por outro lado recomenda se que aquele não é
capaz de se amar não pode tão pouco amar os outros será como mais adiante
veremos o que os alunos nos mas fundo de Se pedem ao professor é que ele seja
capaz de os amar.
O professor esta
sem pelo facto de ser um profissional da relação impedido a dar atenção assim
mesmo a cultivar o seu ser pessoal para que sejam um centro positivo dessa
relação.
O professor com os alunos
O professor
existe porque existe aluno, a sua actividade esta, assim centrada sobre o aluno
que deve apoiar na tarefa de se fazer pessoa para quem deve ser um facilitador
de aprendizagem.
O modelo actual de professor profissional
O professor
Magister ou Mago – Modelo intelectual da antiguidade, que considerava o
professor como um mestre, um mago que sabe e que não necessita de formação
especifica ou de pesquisa, uma vez que seu carisma e sua competências retóricas
são suficientes.
O professor
técnico – modelo que oferece com as escolas normais; a formação para ofício
corre por aprendizagem imitativa com a poio nas praticas de um ensino varias
vezes espermentados que transmite o seus truques; o formador e um
proticoexperiente e serve como modelo; as competências técnicas dominam.
O professor e
inginheiro ou tecnólogo – esse modelo apoia-se em partes cientificas trazida
pela ciências humanas; ele racionaliza a sua pratica, procurando aplicar
ateoria; a formação e orientada por teórico, especialista do planejamento
pedagógico e da didáctica.
Conclusão
Ao professor é
confiada a função mais valiora compartilhada com os pais : Educar. Dos seus
conhecimento, compartamento profissionais da sua habilidade pedagógica dependem,
ENSENCIALMENTE, todo os êxitos na formação e educação da nova geração. Como sentimento
é o determinante enérgico da conduta. O professor, para melhor conseguir esse
objectivo, o de formar o homem, deve procurar orientar a educação da
sensivilidade dos seus alunos, de meneira a teori-la, desde cede, capazes de um
além do conteúdo ensinando, pois, de acordo com MED (1989-P11).