O professor

Introdução

O professor profissional é como uma pessoa autónoma, dotado de competências específicos e especializadas que repousam sobre uma base de conhecimento racionais, reconhecidos, oriundos da ciência, legitimados pela universidade, ou de conhecimento explicitados, oriundo da prática. Quando sua origem é uma pratica contextualizado, esses conhecimentos possam a ser autónomos e professado, isto é, explicitado oralmente de maneira racional, e o professor é capaz de relato-lo.
o professor profissional é antes de tudo um profissional da articulação do processo ensino aprendizagem em uma determinda situação, um profissional de interação dos significações por telhados- (Alter 1994).    




















Hoje o docente é aquele que representa uma actividade profissional complexa e de alto nível, que exige conhecimentos e competências em vários campos: cultura geral e conhecimentos dos alunos, de seu ambiente familiar e sociocultural; conhecimento das dificuldades de aprendizagem, do sistema escolar e de suas finalidades; conhecimento dos diversos matérias do programa, das novas tecnologias da comunicação e da informação; habilidade na gestão de classe e nas relações humanasd, etc.
Essa actividades profissionais necessita também dos aptidões e das atitudes próprios para facilitar a aprendizagem do aluno; respeito aos alunos; habilidades de comunicação; capacidade de empatia; espírito de abertura para as diferentes culturas e minorias; habilidade para as colaborar com is pais e outros actores escolares, etc.
Assim como uma boa dose de autonomia e o exercício de um julgamento profissional respeitoso tanto dos necessidades dos alunos quantos dos exigências da vida escolar e social.

O professor como pessoa
Perrenoudo = recomende ao professor que não  reforma ou regime as suas emoções: cultura gosto e desgostos preconceitos fantasmas de poder ou de excelência mas pelo contrario os tenham em conta os analises veja que influencia podem ter sobre os seus alunos que quando necessitar peça considera-lo.ç
 Por outro lado recomenda se que aquele não é capaz de se amar não pode tão pouco amar os outros será como mais adiante veremos o que os alunos nos mas fundo de Se pedem ao professor é que ele seja capaz de os amar.
O professor esta sem pelo facto de ser um profissional da relação impedido a dar atenção assim mesmo a cultivar o seu ser pessoal para que sejam um centro positivo dessa relação.

O professor com os alunos
O professor existe porque existe aluno, a sua actividade esta, assim centrada sobre o aluno que deve apoiar na tarefa de se fazer pessoa para quem deve ser um facilitador de aprendizagem.    
  
O modelo actual de professor profissional
O professor Magister ou Mago – Modelo intelectual da antiguidade, que considerava o professor como um mestre, um mago que sabe e que não necessita de formação especifica ou de pesquisa, uma vez que seu carisma e sua competências retóricas são suficientes.
O professor técnico – modelo que oferece com as escolas normais; a formação para ofício corre por aprendizagem imitativa com a poio nas praticas de um ensino varias vezes espermentados que transmite o seus truques; o formador e um proticoexperiente e serve como modelo; as competências técnicas dominam.
O professor e inginheiro ou tecnólogo – esse modelo apoia-se em partes cientificas trazida pela ciências humanas; ele racionaliza a sua pratica, procurando aplicar ateoria; a formação e orientada por teórico, especialista do planejamento pedagógico e da didáctica.

Conclusão
Ao professor é confiada a função mais valiora compartilhada com os pais : Educar. Dos seus conhecimento, compartamento profissionais da sua habilidade pedagógica dependem, ENSENCIALMENTE, todo os êxitos na formação e educação da nova geração. Como sentimento é o determinante enérgico da conduta. O professor, para melhor conseguir esse objectivo, o de formar o homem, deve procurar orientar a educação da sensivilidade dos seus alunos, de meneira a teori-la, desde cede, capazes de um além do conteúdo ensinando, pois, de acordo com MED (1989-P11).