Educação Infantil

OS OBJECTIVOS DA EDUCAÇÃO

O indivíduo se insere ao grupo social e sociedade através do recebimento de heranças culturais, a socialização ocorre desde que nasce, pois no parto existe um conjunto de pessoas e técnicas que se comunicam e trazem consigo uma herança cultural, intelectual que são frutos das relações humanas.
A educação se apresenta não apenas na escola, mas a partir da inserção no mundo, que inicia com a família na qual é ensinado valores, costumes e regras.
A educação tem como princípio a transferência cultural, para que as pessoas se adaptem a sociedade, a capacidade de desenvolver suas potencialidades, e como resultado a evolução da sociedade.
O processo educativo transcende a formalidade escolar, pois uma criança ao falar as primeiras palavras e dar os primeiros passos já consegue assimilar várias aprendizagens através do contacto com o mundo, à medida que há aumento na aprendizagem mais complexa a educação se torna, e isso acompanha o indivíduo por toda a vida.
A educação não pode ser um processo passivo, pois quando aprende o educando desenvolve sua potencialidade, sua capacidade de pensar e ver o mundo e automaticamente cresce como indivíduo que compõe e pode mudar a sociedade.

OBJECTIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJECTIVOS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL

Desenvolver uma imagem positiva de si, actuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.
Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
Estabelecer vínculos afectivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interacção social.
Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.
Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

RESPONSABILIDADE DE UM EDUCADOR
O objectivo da educação será sempre a melhoria do ser humano. Podem ser educadores os pais, os professores, família em geral e mesmo os amigos…os conhecidos… isto se partirmos do princípio de que todos nos influenciamos/educamos…
Mas apesar de existirem vários intervenientes com responsabilidade na educação, vamos nos debruçar neste trabalho nos educadores que estarão mais próximos da criança/jovem e por isso com maior responsabilidade: os pais (avós ou encarregados de educação) e professores.
Quando analisamos a importância do educador não poderíamos deixar de iniciar com referência ao que os espíritos nos disseram na codificação, assim dizem-nos espíritos em resposta à questão 208 do Livro dos Espíritos: “Conforme já dissemos, os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”
E mais à frente na questão 582 quando questionados sobre se podemos considerar “missão”, a paternidade os espíritos são muito claros na resposta:
“É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o carácter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.”
Como podemos ver, os espíritos falam-nos de um grande dever e de uma responsabilidade maior do que o homem pensa. Pois esse trabalho de “aprumar”, de formar o carácter é a base de toda a evolução… Os pais e os educadores em geral estão na base da evolução da sociedade, por serem aqueles que trabalham desde a base no ser humano… haverá missão maior?
Este trabalho debruçar-se-á sobre a responsabilidade do Educador e sobre as características que um educador deverá ter para conseguir cumprir a sua missão…

PERFIL DO EDUCADOR INFANTIL
De acordo com os Referenciais Curriculares  para a Educação Infantil  “O  trabalho   directo   com  crianças   pequenas   exige   que   o   professor   tenha   uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento. Este carácter polivalente demanda, por sua vez, uma formação bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele também, um aprendiz, reflectindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática directa com as crianças a observação, o registo, o planeamento e a avaliação.” Lei de Directrizes e Bases
Em harmonia com os princípios legais, podemos enumerar algumas características necessárias ao educador infantil:
- Conhece o máximo possível sobre a criança;
- Reflecte sobre suas atitudes;
- Gosta de Aprender;
- Busca sempre novidades e inovações;
- Procura ser  Coerente;
- Valoriza a interacção com seus colegas e familiares da criança;
-  Ama o que faz e procura sempre melhorar;
- Ama as crianças e trata a todas com consideração especial;
- Tem  paciência e é bastante seguro;
- Planeia, regista e avalia.