OS
OBJECTIVOS DA EDUCAÇÃO
O indivíduo se insere ao grupo
social e sociedade através do recebimento de heranças culturais, a socialização
ocorre desde que nasce, pois no parto existe um conjunto de pessoas e técnicas
que se comunicam e trazem consigo uma herança cultural, intelectual que são
frutos das relações humanas.
A educação se apresenta não apenas
na escola, mas a partir da inserção no mundo, que inicia com a família na qual
é ensinado valores, costumes e regras.
A educação tem como princípio a
transferência cultural, para que as pessoas se adaptem a sociedade, a
capacidade de desenvolver suas potencialidades, e como resultado a evolução da
sociedade.
O processo educativo transcende a
formalidade escolar, pois uma criança ao falar as primeiras palavras e dar os
primeiros passos já consegue assimilar várias aprendizagens através do contacto
com o mundo, à medida que há aumento na aprendizagem mais complexa a educação
se torna, e isso acompanha o indivíduo por toda a vida.
A educação não pode ser um processo
passivo, pois quando aprende o educando desenvolve sua potencialidade, sua
capacidade de pensar e ver o mundo e automaticamente cresce como indivíduo que
compõe e pode mudar a sociedade.
OBJECTIVOS
GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJECTIVOS
GERAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL
Desenvolver uma imagem positiva de
si, actuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas
capacidades e percepção de suas limitações.
Descobrir e conhecer
progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites,
desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.
Estabelecer vínculos afectivos e de
troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando
gradativamente suas possibilidades de comunicação e interacção social.
Estabelecer e ampliar cada vez mais
as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos
de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de
ajuda e colaboração.
Observar e explorar o ambiente com
atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente
e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam
para sua conservação.
Brincar expressando emoções,
sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
Utilizar as diferentes linguagens
(corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções
e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido,
expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu
processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua
capacidade expressiva.
Conhecer algumas manifestações
culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a
elas e valorizando a diversidade.
RESPONSABILIDADE
DE UM EDUCADOR
O objectivo da educação será sempre
a melhoria do ser humano. Podem ser educadores os pais, os professores, família
em geral e mesmo os amigos…os conhecidos… isto se partirmos do princípio de que
todos nos influenciamos/educamos…
Mas apesar de existirem vários
intervenientes com responsabilidade na educação, vamos nos debruçar neste
trabalho nos educadores que estarão mais próximos da criança/jovem e por isso
com maior responsabilidade: os pais (avós ou encarregados de educação) e
professores.
Quando analisamos a importância do
educador não poderíamos deixar de iniciar com referência ao que os espíritos
nos disseram na codificação, assim dizem-nos espíritos em resposta à questão
208 do Livro dos Espíritos: “Conforme já dissemos, os Espíritos têm que
contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm
por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma
tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”
E mais à frente na questão 582
quando questionados sobre se podemos considerar “missão”, a paternidade os
espíritos são muito claros na resposta:
“É, sem contestação possível, uma
verdadeira missão. É ao mesmo tempo grandíssimo dever e que envolve, mais do
que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o
filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e
lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o
torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de
aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância,
do que de formar o carácter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa
deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos
sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao
alcance para que ele avançasse na estrada do bem.”
Como podemos ver, os espíritos
falam-nos de um grande dever e de uma responsabilidade maior do que o homem
pensa. Pois esse trabalho de “aprumar”, de formar o carácter é a base de toda a
evolução… Os pais e os educadores em geral estão na base da evolução da
sociedade, por serem aqueles que trabalham desde a base no ser humano… haverá
missão maior?
Este trabalho debruçar-se-á sobre a
responsabilidade do Educador e sobre as características que um educador deverá
ter para conseguir cumprir a sua missão…
PERFIL DO EDUCADOR INFANTIL
De acordo com os Referenciais Curriculares
para a Educação Infantil “O trabalho
directo com crianças
pequenas exige que
o professor tenha
uma competência polivalente. Ser polivalente significa que ao professor
cabe trabalhar com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados
básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas
áreas do conhecimento. Este carácter polivalente demanda, por sua vez, uma
formação bastante ampla do profissional que deve tornar-se, ele também, um
aprendiz, reflectindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus
pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações
necessárias para o trabalho que desenvolve. São instrumentos essenciais para a
reflexão sobre a prática directa com as crianças a observação, o registo, o
planeamento e a avaliação.” Lei de Directrizes e Bases
Em harmonia com os princípios legais, podemos enumerar algumas
características necessárias ao educador infantil:
- Conhece o máximo possível sobre a criança;
- Reflecte sobre suas atitudes;
- Gosta de Aprender;
- Busca sempre novidades e inovações;
- Procura ser Coerente;
- Valoriza a interacção com seus colegas e familiares da criança;
- Ama o que faz e procura sempre
melhorar;
- Ama as crianças e trata a todas com consideração especial;
- Tem paciência e é bastante
seguro;
- Planeia, regista e avalia.