planeamento escolar



Introdução


O planear é uma realidade que sempre acompanhou a trajectória histórica da humanidade. O homem sempre pensou suas acções, embora não soubesse que deste modo estaria planejando. Ele pensa sobre o que fez o que deixou de fazer, sobre  o que pretende fazer, ou seja, suas acções. O acro de imaginar, pensar, não deixa de ser uma forma de planeamento.

O planeamento está presente em nosso dia-a-dia, mesmo que implícito  como o caso da pessoa que, ao levantar-se pela manhã, pensa no seu o dia, o que      vai acontecer  ao longo dele. Como não se tem certeza  do que realmente irá  acontecer no passar dessas vinte  e quatro horas, a pessoa obriga-se a pesar de prever, imaginar, e tomar decisões, contudo ela sempre espera tomar as decisões mais acertadas, para que sua acção alcance  os objectivos esperados.
















Característica do bom plano de ensino


Como vimos o plano resultado do processo mental do planeamento é um esboço, um roteiro das conclusões e decisões tomadas.
Em todos os sectores da actividade humana, um plano para ser considerado adequado, deve seguir certos princípios. Da mesma forma um plano didáctico adequado deve apresentar as seguintes características:        
 Coerência: as actividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não se dispersem em distintas direcções, de sua unidade e correlação dependerá o alcance dos objectivos propostos. 
Sequência: deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas actividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao acaso.                    
 Flexibilidade: é outro pré-requisito importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos alunos.                     
 Precisão e objectividade: os enunciados devem ser claros, precisos, objectivos e sintacticamente impecáveis. As indicações não podem ser objectos de dupla interpretação, as sugestões devem ser inequívocas.

Função do planeamento


- Garantir a organização e a coordenação do trabalho docente, permitindo ao professor e a escola um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.
 - Explicitar princípios, directrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola a e as articulação entre as tarefas da escola e as exigências dos contextos social e do processo de participação democrático.
- Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente, inter-relacionando os objectivos (o que ensinar), os alunos (a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação.
- Seleccionar material didáctico em tempo hábil.
- Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.
 - As enunciadas devem ser claras, precisas e sinteticamente garantir a organização e coordenação do trabalho docente, permitindo ao professor e a escola um ensino de qualidade evitando a imposição e a rotina.
- Explicitar princípios directrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contacto social e do processo de participação democrática
-Assegurar a unidade e a coerência do trabalho docente inter-relacionando: os objectivos, os conteúdos, os alunos, os métodos e técnicas e a avaliação.
- Seleccionar material didáctico em tempo hábil.
- Saber o que o professor e os alunos devem executar.
- Replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas. 
      

Tipos de planeamento


No campo da educação e do  ensino há vários tipos de  planeamento que variam de acordo com o seu grau de abrangência:
 - Planeamento de um sistema educacional
- Planeamento escolar
- Planeamento curricular
- Planeamento didáctico ou de ensino.

Planeamento didáctico ou de ensino: é desdobrável em três tipos diferenciados por seu crescente de especificidade.  

A importância do planeamento  escolar


 A metodologia  do planeamento escolar enquadra-se no cenário da educação  como uma tarefa do docente que inclui tanto a previsão das actividades didáctica em turmas da sua organização e coordenação em foco dos objectivos propostas; quanto a sua previsão e adequação no decorrer do processo de ensino.
Segundo  Libãneo (1994, p223) o planeamento tem grande importância por tratar-se de: “um processo de racionalização, organização e coordenação do docente articulando a actividade escolar e problemática do contexto social”.
Sob essa linha de raciocínio que Libãneo  adopta ao definir a importância do planeamento, fica evidente uma preocupação em integrar a coordenação da acção docente á problemática   do contexto social, em que o seu publico alvo está inserido, visando, sobretudo com essa integração um maior rendimento escolar, pois  facilitará  e muito aos alunos verem conteúdos      que falem sobre a realidade que eles vivenciam em seu dia-a-dia .
Adentrando  no conceito de planeamento e da importância dessa metodologia  Libãneo (1994, p222) salienta que:
 - A acção de planejar, portanto, não se reduz ao simples preenchimento de formulários para o controlo administrativo, e antes a actividade consciente da previsão das acções políticos pedagógica, e tendo como referência permanente as situações didáctica concretas (isto é a problemática social, económica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais e comunidade, que integram  o processo de ensino.
- Toda a comunidade escolar necessita integrar e o planeamento, pois é através dele que prevemos acções docentes voltadas para a problemática social económica política e cultural que envolve toda a escola e por consequência dessa integração conseguimos alcançar resultados positivos quanto à educação do corpo discente.   
O método do planeamento e útil e sobretudo, muito importante más, o mais importante é o maior ou menor conhecimento que se tenha do aspecto da realidade em  que se está  agindo de sua inserção  no conjunto.
Tendo em mente a importância de uma metodologia que direcciona o processo educativo, precisamos ainda mais saber que planejar é tomar decisões, mas essas  decisões não são infalíveis, o planeamento sempre está  sujeitos à mudança.
Sendo assim podemos dizer que cabe à escola a elaboração dos seus planos curriculares partindo  da orientação dada pelas leis ou pelos sistemas, com a finalidade de a atender as características locais e ás necessidade da comunidade e sobretudo  as necessidades do aluno.








Conclusão


O planeamento não assegura, por si só, o andamento do processo de ensino. Mesmo porque a sua elaboração está em função da direcção, organização e coordenação do ensino. É preciso, pois, que os planos estejam continuamente ligados á prática, de modo que sejam sempre revistos e refeitos.  























Referencial bibliográfico   


PILETT, Claudino, Didáctica Geral – 24ºEd-São Paulo: ática 2010
LIBÃNEO, José Carlos - Didáctica – São Paulo. Cortez – 1994 (colecção Magistério, serio Formação do professor)
HAYDT, Regina Célia C. Curso de Didáctica Geral – 8º- São Paulo: Ática, 2006