Índice
Introdução
O planear é uma
realidade que sempre acompanhou a trajectória histórica da humanidade. O homem
sempre pensou suas acções, embora não soubesse que deste modo estaria planejando.
Ele pensa sobre o que fez o que deixou de fazer, sobre o que pretende fazer, ou seja, suas acções. O
acro de imaginar, pensar, não deixa de ser uma forma de planeamento.
O planeamento
está presente em nosso dia-a-dia, mesmo que implícito como o caso da pessoa que, ao levantar-se
pela manhã, pensa no seu o dia, o que
vai acontecer ao longo dele. Como
não se tem certeza do que realmente irá acontecer no passar dessas vinte e quatro horas, a pessoa obriga-se a pesar de
prever, imaginar, e tomar decisões, contudo ela sempre espera tomar as decisões
mais acertadas, para que sua acção alcance
os objectivos esperados.
Característica do
bom plano de ensino
Como vimos o
plano resultado do processo mental do planeamento é um esboço, um roteiro das
conclusões e decisões tomadas.
Em todos os
sectores da actividade humana, um plano para ser considerado adequado, deve
seguir certos princípios. Da mesma forma um plano didáctico adequado deve
apresentar as seguintes características:
Coerência:
as actividades planejadas devem manter perfeita coesão entre si de modo que não
se dispersem em distintas direcções, de sua unidade e correlação dependerá o
alcance dos objectivos propostos.
Sequência:
deve existir uma linha ininterrupta que integre gradualmente as distintas
actividades desde a primeira até a última de modo que nada fique jogado ao
acaso.
Flexibilidade: é outro pré-requisito
importante que permite a inserção sobre a marcha de temas ocasionais, subtemas
não previstos e questões que enriqueçam os conteúdos por desenvolver, bem como
permitir alteração, de acordo com as necessidades ou interesses dos
alunos.
Precisão e objectividade: os enunciados
devem ser claros, precisos, objectivos e sintacticamente impecáveis. As
indicações não podem ser objectos de dupla interpretação, as sugestões devem
ser inequívocas.
Função do planeamento
- Garantir a organização e a coordenação
do trabalho docente, permitindo ao professor e a escola um ensino de qualidade,
evitando a improvisação e a rotina.
-
Explicitar princípios, directrizes e procedimentos do trabalho docente que
assegurem a articulação entre as tarefas da escola a e as articulação entre as tarefas
da escola e as exigências dos contextos social e do processo de participação
democrático.
- Assegurar a unidade e a coerência do
trabalho docente, inter-relacionando os objectivos (o que ensinar), os alunos
(a quem ensinar), os métodos e técnicas (como ensinar) e a avaliação.
- Seleccionar material didáctico em
tempo hábil.
- Replanejar o trabalho frente a novas
situações que aparecem no decorrer das aulas.
-
As enunciadas devem ser claras, precisas e sinteticamente garantir a
organização e coordenação do trabalho docente, permitindo ao professor e a
escola um ensino de qualidade evitando a imposição e a rotina.
- Explicitar princípios directrizes e
procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas
da escola e as exigências do contacto social e do processo de participação
democrática
-Assegurar a unidade e a coerência do
trabalho docente inter-relacionando: os objectivos, os conteúdos, os alunos, os
métodos e técnicas e a avaliação.
- Seleccionar material didáctico em
tempo hábil.
- Saber o que o professor e os alunos
devem executar.
- Replanejar o trabalho frente a novas
situações que aparecem no decorrer das aulas.
Tipos de
planeamento
No campo da educação e do ensino há vários tipos de planeamento que variam de acordo com o seu
grau de abrangência:
- Planeamento de um sistema educacional
-
Planeamento escolar
-
Planeamento curricular
-
Planeamento didáctico ou de ensino.
Planeamento didáctico ou de ensino: é
desdobrável em três tipos diferenciados por seu crescente de
especificidade.
A importância do
planeamento escolar
A
metodologia do planeamento escolar
enquadra-se no cenário da educação como
uma tarefa do docente que inclui tanto a previsão das actividades didáctica em
turmas da sua organização e coordenação em foco dos objectivos propostas;
quanto a sua previsão e adequação no decorrer do processo de ensino.
Segundo Libãneo (1994, p223) o planeamento tem grande
importância por tratar-se de: “um processo de racionalização, organização e
coordenação do docente articulando a actividade escolar e problemática do contexto
social”.
Sob essa linha
de raciocínio que Libãneo adopta ao
definir a importância do planeamento, fica evidente uma preocupação em integrar
a coordenação da acção docente á problemática
do contexto social, em que o seu publico alvo está inserido, visando,
sobretudo com essa integração um maior rendimento escolar, pois facilitará
e muito aos alunos verem conteúdos
que falem sobre a realidade que eles vivenciam em seu dia-a-dia .
Adentrando no conceito de planeamento e da importância
dessa metodologia Libãneo (1994, p222)
salienta que:
- A acção de planejar, portanto, não se reduz
ao simples preenchimento de formulários para o controlo administrativo, e antes
a actividade consciente da previsão das acções políticos pedagógica, e tendo
como referência permanente as situações didáctica concretas (isto é a
problemática social, económica, política e cultural) que envolve a escola, os
professores, os alunos, os pais e comunidade, que integram o processo de ensino.
- Toda a
comunidade escolar necessita integrar e o planeamento, pois é através dele que
prevemos acções docentes voltadas para a problemática social económica política
e cultural que envolve toda a escola e por consequência dessa integração
conseguimos alcançar resultados positivos quanto à educação do corpo
discente.
O método do
planeamento e útil e sobretudo, muito importante más, o mais importante é o
maior ou menor conhecimento que se tenha do aspecto da realidade em que se está
agindo de sua inserção no
conjunto.
Tendo em mente a
importância de uma metodologia que direcciona o processo educativo, precisamos
ainda mais saber que planejar é tomar decisões, mas essas decisões não são infalíveis, o planeamento
sempre está sujeitos à mudança.
Sendo assim
podemos dizer que cabe à escola a elaboração dos seus planos curriculares
partindo da orientação dada pelas leis
ou pelos sistemas, com a finalidade de a atender as características locais e ás
necessidade da comunidade e sobretudo as
necessidades do aluno.
Conclusão
O planeamento não assegura, por si só, o
andamento do processo de ensino. Mesmo porque a sua elaboração está em função
da direcção, organização e coordenação do ensino. É preciso, pois, que os
planos estejam continuamente ligados á prática, de modo que sejam sempre
revistos e refeitos.
Referencial
bibliográfico
PILETT, Claudino, Didáctica Geral – 24ºEd-São
Paulo: ática 2010
LIBÃNEO, José Carlos - Didáctica – São Paulo.
Cortez – 1994 (colecção Magistério, serio Formação do professor)
HAYDT, Regina Célia C. Curso de
Didáctica Geral – 8º- São Paulo: Ática, 2006