TIPOS DE LEITURAS

A leitura com fins de pesquisa para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos se caracteriza pela identificaçao de dados e informações adequados, establecendo-se entre eles as relações com o problema proposto de modo a se analisar sua consistência.

A leitura é, possivelmente, aquilo que mais caracteriza e dá consistência á pesquisa bibliográfica. É atravez da leitura que obtemos a maior parte das informações que dão  forma ao nosso conhecimento.
As particularidades e diferenças são próprias  dos individuos  e, em razão disso, é preciso que se respeite, em cada pessoa, o ritmo, a velocidade,a  apressão e a compreensão do texto lido em relação  á aprendizagem.
A leitura pode ser descompressada, prestando-se á cultura geral, á diversão e ao entretenimento, e adquirida por meio de jornais e revistas de atualidades, mas pode ser a quela que visa ao a profundamento e ampliação do conhecimento, que se realiza com o a poio de livros e revistas especializadas, exigindo-se do leitor profunda concentração.
A leitura é uma forma de se crescer e evoluir em termos de conhecimento. E é a través dela que podemos viajar ao mundo e ao universo sem necessidade de deslocamento físico, além de percorrer o pensamento dos mais renomados autores e absorver deles conhecimentos de entendimento e interpretação.
Para maior eficácia na seleção de livros a serem consultados, solicite o auxílio e a orientação de professores, certamente, eles estão em condições de recomendar obras de autores confiáveis, sabendo o que ler e como ler, possivelmente encontrará o ritmo adequando para a leitura com segurança, pode-se aumentar a velocidade de leitura sem que haja prejuízo para a compreensão e assimilação dos pensamentos e ideias dos autores.
Com o aumento da velocidade, a retenção das informações deverá ser facilitada e aumentada, a quantidade de obras que o pesquisador precisará consultar,em seus mais diversos meios de divulgação é muito grande.

São vários os tipos de leitura praticados e apropriados

Tipos de leituras

1-Leitura exploratória ou de reconhecimento-tem por objevtivo verificar até que ponto o livro consultado a presenta informações que são realmente de interesse  do trabalho pesquisado.

A leitura exploratória considera as informações referentes ao titúlo e ao sumário, podendo incluir a leitura da introdução, das orelhas e da contracapas para que se tenha uma ideia  geral de como a obra pode contribuir para pesquisa.

Leitura selectiva-tem por objectivo aprofundar conhecimentos sobre os pontos que se deseja alcançar por intermédio da pesquisa em desenvolvimento, os textos a serem lidos dizem respeito directamente ao assunto de interesse da elaboração da pesquisa.

Leitura analítica-tem por objectivo estabelecer uma ordem de entradas das informações para elaboração  de resumos que contribuam para o desenvolvimento e resolução do problema de pesquisa, a leitura analítica proporciona ao autor-aluno conhecer o pensamento do autor da obra. Com isso, é possível posicionar-se de forma objectiva, impessoal e respeitosa diante dos novos conhecimentos que esta adquirindo as informações mais significativas são obtidas detalhadamente, captando-se, por tanto, as características mais relevantes para aumento do saber, acumulado através do tempo, visando á total e plena compreensão.