ANÁLISE DOS ASPECTOS TÉCNICOS DO FILME GLADIADOR



RESUMO
Com esta pesquisa pretende-se ilustrar uma reflexão abrangente sobre a arte fílmica. A partir da convivência no mundo das imagens, dá-se ênfase a arte cinematográfica como uma das formas culturais mais significativas que tem se transformado numa instancia poderosa, sobre tudo no que diz respeito as relações do sujeito espectador com as imagens em movimento, que ocorrem grandes interacções em que á sempre emoções. O cinema vê a arte cinematográfica como uma pedagogia cultural que analisa as práticas sociais dos espectadores. Na verdade para esta pesquisa cinge-se apenas investigar a arte fílmica e sua estética. O que é mais importante mesmo é o referencial que este trabalho oferece, como o olhar dos espectadores sobre tudo aquilo que se aprende com os filmes e aprender sobre os elementos técnicos, sua importância, emoções e poder interpretar de forma concisa as imagens em movimento numa obra cinematográfica, reflectir sobre tais elementos e reconhecer como eles são importantes, e fazer um questionamento de forma psicológica seu valor.










































SUMÁRIO
INTRODUÇÃO……………………………..............................................................2
CAPÍTULO I- A PRODUÇAO CINEMATÓGRAFICA…...…………..………….........................3
1 -Conceitos .......................................................................................3
1.1- Conceito de cenografia…………………………..........................................................6
 1.1.2-Conceito de elenco …………………............................................................................7
 1.2.3– Conceito de cena.....................................................................................................8
 2.3-Conceito de iluminaçao......................................................................................10
 2.3.1– Conceito de fotógrafia...........................................................................................11
 1.2-Conceito de técnica cinematógrafica .........................................................................12
 1.3-Invencao do cinema.............................................................................................23
 1.4-O Cinema e a Comunicaçao de massa.......................................................................29
 1.5 -Fidelidade nas obras cinematógraficas......................................................................30
CAPÍTULO II APRESENTAÇAO E CARATERIZAÇAO DO FILME GLADIADOR …......31
2.1- História da Roma angtiga.………………………………………........................................31
2.2- Producao cinematógrafica do filme gladiador...........................................................31
2.3- Final da história do filme gladiador................................................................................32
2.4-A contribuicao das novas  no filme gladiador...............................................................33
CONCLUSÃO.........................................................................................................................34
REFERÊNCIAS.....................................................................................................................35
 APENDICE .....................................................................................................................36




INTRODUCAO
No decorrer da formação, em relação ao curso de cinema e televisão, concernente a indústria cinematográfica desde cedo que surgiu interesse de pesquisar sobre os aspectos técnicos pela importância que estes elementos oferecem as obras cinematográficas. Mesmo após as inovações da modernidade, através das novas tecnologias no século XXI o tema suscitou interesse.
Este tema tornara-se uma pesquisa essencial para a discussão sobre os caminhos desta bela a arte que é a sétima arte uma arte contemporânea. Perante a minha paixão pelo cinema, e e exactamente elementos técnicos usados no filme gladiador como tema central da pesquisa, com intuito de entender quais são os aspectos que diferenciam as obras cinematográficas, e também outras curiosidades do mundo do cinema.
Desde muito cedo esta máquina que se chama cinema tem por hábito utilizar fatos históricos para elaborar filmes que relatam a vida de uma personagem ou alguma época históricas. A cada ano, mes, dia que passa, os efeitos de imagem e outros aparatos técnicos como a fotografia, figurino cenário tentam passar uma impressão cada vez mais realista que dá ao telespectador uma impressão de estar observar o passado como ele realmente aconteceu. Contudo, não podemos achar que essa fidelidade aos tempos remotos realmente se faz presente nesse tipo de entretenimento chamado cinema. O filme gladiador tem boas actuações e um roteiro fora de serie inteligente. Há aspectos bem patenteados na trama, falo dos efeitos especiais e a fotografia também o Figurino, direcção de arte, som, edição de som, e dicção a trilha sonora  a cada momento a sua colocação é posta propositadamente. O filme em algumas cenas também nos entretém do começo ao fim, fora o final trágico a onde o personagem principal acaba por morrer. Neste contexto o filme Gladiador entra para o hall das grandes produções cinematográficas Holyhoodianas. Gladiador na sua estreia atinge grande sucesso de público contando uma história épica antiga de Roma, entre tantas já produzidas, sobre o Império Romano. A história se passa no final do Império do César Marco Aurélio a altura imperador que é assassinado pelo próprio filho para ocupar o trono do pai. A grande admiração que o imperador Marco Aurélio tinha pelo general romano Maximus, homem por ele escolhido para ocupar o seu lugar, provocou a ira em seu herdeiro que ameaçado mata o pai e assume o Império de Roma. A trama se desenvolve a partir do momento em que o general Maximus não aceita a proposta do corrupto e incestuoso herdeiro para seguir ao seu lado e comandar o exército romano. Por vingança, o novo imperador manda assassinar Maximus e sua família. A sua habilidade de luta o general faz com que ele consiga escapar da morte, mas não vai a tempo de  livrar a sua  família do destino da morte. Maximus Transformado em escravo, o general romano torna-se um gladiador. Seu poder de luta na arena acaba por levá-lo a Roma, ao coliseu e a um confronto de vingança com o novo imperador Cómodos. Será que as obras cinematográficas usam mesmo os elementos técnicos de acordo com a época em a história é retratada? No filme gladiador é notório a quase todo momento os elementos técnicos como figurino, cenário e caracterização. Figuro as vestes usadas pelos personagens notasse que tem a ver com o tempo em a historia é narrada, a caracterização remeti-nos ou seja dá-nos a sensação de alguém esta ferida, ou a sangrar de verdade. Já o cenário transporta a imaginação o telespectador para o passado quando não havia por exemplo as tendas onde viviam as pessoas, casa de barro, os adereços que usavam, como candeeiros para iluminar, cortinas. O trabalho está dividido em dois capítulos. A introdução situa o tema a ser abordado, seu objectivo e sua delimitação. O primeiro capítulo apresenta um resumo sobre a abordagem em questão desde o surgimento do cinema, historial e conceitos. Já o segundo capítulo procura caracterizar os aspectos técnicos existentes no filme gladiador com as possíveis imagens, e também faz uma análise interpretativa da contribuição das técnicas cinematográficas. Por fim considerações sobre os resultados decorrentes do trabalho.



















PROBLEMATIZAÇÃO
O tema em questão, pesquisa sobre os aspecto técnicos do filme gladiador na fase da pós produção do filme. Os conhecimentos que serão adquiridos desta pesquisa servirão para enriquecimento dos conteúdos relacionados ao tema já adquiridos nos anos anteriores e por outras pessoas que poderão lê-lo e aprender sobre técnicas cinematográficas.
Segundo o dicionário da Língua Portuguesa 2011, problema é uma questão que se propõe para ser resolvida.
 Podemos considerar um problema na vertente científica como o ponto de partida de um trabalho científico. Por outro lado um problema é algo difícil de compreender, explicar ou fazer.
Após ter já mencionado alguns conceitos sobre problema, chegou a hora então de colocar algumas questões não resolvidas, que cujo o objectivo é buscar resposta via pesquisa.
-Quais são os aspectos técnicos a ter em consideração num filme
-Quais são as vantagens e desvantagens dos aspectos técnicos no filme gladiador
-Que papel desempenham os aspectos técnicos no filme gladiador
-Que razões levam o filme a não ter qualidade?










HIPÓTESE
Vivemos num mundo em que a cada dia o consumo de obras cinematográficas é produzida em grandes números. Na ausência dos elementos técnicos não teremos obras cinematográficas bem concebidas. Estes elementos são fundamentais, e indispensáveis no cinema. Eles influenciam sim nas obras cinematográficas. As técnicas cinematográficas representam a originalidade da vida social e beleza nos filmes, e contribuem relativamente para que as mesmas tenham qualidade.













JUSTIFICATIVA

Este tema como final de conclusão do curso é bastante pertinente e interessante para os futuros estudantes de cinema e televisão, como também o público em geral. Com a realização desta pesquisa o público vai ganhar mais informações sobre a grande importância que os aspectos técnicos oferecem para um excelente filme. o assunto em questão  vai contribuir de certa forma  para o conhecimento dos amantes de cinema e não só, poderão ler e aprender muito mais. Analisar e reflectir sobre os aspectos técnicos do filme O GLADIADOR, que retrata o trabalho de realizadores e de cinema. o foco principal deste trabalho è ilustrar o que há de destaque tecnicamente no filme O GLADIADOR desde  o figurino, cenário caracterização. Este trabalho Destina-se há profissionais de cinema, estudantes de artes e comunicação, além do público em geral. O tema possibilitará um apuramento do olhar crítico do público aos filmes, de modo que possam identificar os elementos técnicos presentes em qualquer obra cinematográfica.









 OBJECTIVOS
Objectivo geral:
 Contribuição dos elementos técnicos no filme gladiador (Cenário, Figurino e Caracterização).
Mostrar na prática como estes são fundamentais no cinema.

     Os objectivos específicos são as seguintes:
Fazer uma revisão de literatura sobre o tema proposto.
Entender a importância dos elementos técnicos no filme gladiador.
Analisar a estética que os elementos técnicos dão para concepção na óptica do filme gladiador.
Apreender o quanto os elementos técnicos dispõem beleza no filme gladiador.












MÉTODOLOGIA
Para a compreensão do conceito de técnicas cinematográficas razão do seu surgimento, foi necessário recorrer a pesquisas, tanto bibliográfica na pg 50 do  livro  O TRABALHO E A PESQUISA CIENTIFICA NA CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO diz que  pesquisa bibliográfica  precede todo estudo mais aprofundado de uma questão cientifica. Seu principal objectivo é identificar e sistematizar o que já foi publicado sobre o tema estudado. Geralmente, é indispensável a qualquer tipo de estudo científico, seja empírico ou teórico. Consiste na selecção, de leitura e sistematização de todo o material da pesquisa em pauta. E também da técnica documental. Realizou-se uma pesquisa sistematizada com base em material já publicados em livros, análise do filme gladiador, busca na Internet, um material que com certeza será acessível ao público em geral de forma que adquiram mais conhecimentos sobre técnica cinematográfica.




 











CAPITULO I: A PRODUCAO CINEMATÓGRAFICA
Neste capítulo, é apresentado alguns conceitos fundamentais sobre técnicas cinematográficas a história do cinema, são mostrados e discutidos as bases teóricas para o entendimento dos elementos técnicos. Estas bases são formadas pela definição do que é realmente Cinema técnica cinematográfica, sua função e importância nos filmes.

1.Conceitos de Cenografia, Cena, Elenco, Iluminação e Fotografia.

Cenografia: é a arte e técnica de criar, desenhar e supervisionar a construção dos cenários dos filmes. Foram impressionantes as técnicas cinematográficas elaboradas para a realização do filme gladiador, realmente a criatividade dos cenógrafos que tiveram todo cuidado em elaborar todos cenários deste filme tendo em conta os mínimos detalhes possíveis, como a construção de parte de uma das partes do coliseu em Roma.
Elenco: Conjunto de pessoas (actores, actrizes figurante) seleccionados para uma produção, que representam as personagens e fazem a figuração de um filme. O filme gladiador não foi diferente teve que seguir a regra dos demais filmes já existentes, foi dai então que surge a necessidade e seleccionar um grande numero de figurantes, a tendendo o perfil do filme, um filme de muita luta só podia ter um grande número de figurantes e personagens. Apesar de também algumas usufruiu da tecnologia. 
Cena: É a unidade dramática do guião, secção contínua de acção, dentro de uma mesma localização. É uma unidade de tempo e de espaço em que se desenrola uma parte do filme. É menor que a sequencia. Ao contrário do que ocorre nesta, não há elipses, dentro de uma cena. Pode-se entender a cena também como a menor unidade fílmica com significado completo. Todo o guião é dividido em cenas, unidades dramáticas de acção continua. Sequência dramática com unidade de lugar e tempo. Que pode ser coberta de vários ângulos no momento da filmagem. Cada um desses ângulos pode ser chamado de plano. Só para diferenciar a cena de uma sequencia na imagem a seguir podemos ver um exemplo de uma elipse isto significa dizer que  o que vem pela frente é mais longo, ou seja para termos uma ideia quem já viu o filme nota que são poucas as cenas gravadas  na Espanha, lembro batalha entre os bárbaros.
Iluminação: Segundo o manual de produção e direcção para Tv. e vídeo na pág. 198 a iluminação é uma ferramenta essencial para o vídeo. O uso da luz cria a atmosfera, o tom, a dimensão e a textura do programa do filme. Ela pode transmitir uma trama, enfatizar elementos-chave, como cor do cenário ou tom da pele e sinalizar as diferenças entre comédia e drama e realidade e fantasia. Entretanto no filme gladiador é possível vermos como tiveram bastante cuidado com o tipo de iluminação que usaram até porque a história retrata a Roma antiga, logo na aquela altura não havia energia eléctrica, os candeeiros nas cenas realçam a iluminação no interior das tendas como no coliseu, mas isso não significa que não usaram iluminação apropriada para o cinema.
Fotografia: As imagens do cinema são um conjunto de milhares de fotografias reproduzidas tão rapidamente que ganham movimento e viram um filme. Segundo a história o homem sempre procurou registar suas acções de alguma maneira. Na Pré-História, os seres humanos deixaram nas paredes das grutas pinturas que relatavam as suas acções como cenas de caça, danças e a criação de animais.Com o desenvolvimento das civilizações, outras linguagens e técnicas foram desenvolvidas a fim de buscar relatar os momentos vividos pelos grandes personagens como reis, sacerdotes e outras personalidades influentes nas diversas sociedades de todo o mundo. Posteriormente o quotidiano do povo também passou a ser registado em pinturas, desenhos e gravuras. Hoje, obras em museus e colecções particulares espalhadas pelo mundo fornecem subsídios para a compreensão da realidade em que viveram as pessoas do passado. Nesse sentido, ao longo dos séculos muitos artistas buscaram por técnicas que lhes permitissem realizar obras que documentassem com fidelidade os modelos retratados. A fotografia foi o resultado de um conjunto de descobertas que começou com pesquisadores que viveram antes de Cristo, os criadores das primeiras câmaras escuras - dispositivos que possuíam um pequenino orifício por onde entrava um "fio" de luz que projectava a imagem do mundo exterior na parede oposta. A imagem projectada não tinha foco e ao longo do tempo os experimentos conduziram a um aperfeiçoamento desse dispositivo. Lentes e outros aparelhos foram associados a esse pequeno furo e aos poucos as coisas começaram a se tornar mais elaboradas. No filme podemos observar um conjunto de fotografias que se tornam imagens em movimento.
1.1  Conceito de Cinema
O cinema é um artefacto cultural criado por determinadas culturas que nele se reflectem e que por sua vez as afectam. É uma arte poderosa é fonte de entretenimento popular e torna-se um método eficaz de influenciar os cidadãos. É a imagem animada que confere aos filmes o seu poder de comunicação universal. Segundo o livro de Michael Rabiger, Direcção de Cinema técnica e Estética pag 5 capítulo define O cinema do começo do século XXI é, sem dúvida, a maior forma de arte do nosso tempo, o meio ideal e diversão em massa e um importante canal de ideias e de expressão. Ocupando o espaço que antes era monopolizado pelo romances, o cinema passou a ser o veículo pelo qual os sonhos de todas as formas, cores e significados entram na mente do público derrubando barreiras linguísticas e culturais para emocionar corações e almas, como a arte deve fazer e como nenhum outro meio de comunicação fez antes.
O cinema conquistou o seu lugar por ser um meio de comunicação colectivo, e não individualista. A produção cinematográfica é um local de encontro, de colaboração e de companheirismo entre roteiristas, dramaturgos, actores, criadores de imagem e ilusão, coreógrafos, directores de arte, cenógrafos, sonoplastas, maquilha dores, figurinistas, músicos, editores, artistas e técnicos e de todos os tipos.
1.2 Conceito de técnicas cinematográfica.
Na página 11 do livro Dicionário Teórico e Critico do Cinema fala a respeito da técnica como sendo fundamental para o cinema. Assim sendo vamos directo ao que nos interessa.
O autor define técnica como: Acelerado, Acusmático, Agentica, argumento, Audiovisual, banda imagem, banda sonora, Câmara cenário, conservação, Continuidade, Contra/campo, Desenrolamento, Digit al, efeitos especiais, Escalados planos Establishing shot, Falso  Racord, Filme, Flash back, fora de campo, Fora de quadro, Formato, Fotografia e Cinema, Fotógrafo de plateau, Fotograma, fundido, Genérico, Geografia Criadora, Grande plano, Harmónica, Iluminação, Insert, Instalação, Jump cut, Junção, longa metragem, Luz, Média metragem, Montagem, Montagem de atracões, Montagem intelectual, movimento da câmara, Mudo, Negro, Nitrato, Observador visível, off, Paralela, persistência retiniana, Planificação, Plano de exposição, Plano sequencia, plano subjectivo, Plano, profundidade de campo, Projecção, racord, Relenti, Realizador, Regra dos 180ª Relevo, Restauro, Reutilização, Ritimo,Salto,Sequencia,Sinopse,Sobreenquadramento,Sobreimpressao,Som,Sonoro,(cinema),
Subtitulo, Televisão, Titulo, Vertical, Vdeasta, Vídeo, Virtual.

1.3 A INVENÇÃO DO CINEMA 
No surgimento do cinema final do século XIX tudo era diferente. Sendo esta época um marco para a predominância da era da imagem. Já que a partir do cinema desenvolveu-se uma forma de linguagem audiovisual, que depois foi assimilada pela televisão e outras formas de comunicação. O cinema trouxe consigo aspectos da modernidade, o que contribuiu para iniciar outra maneira de interacção comunicacional. Representou também a mudança do conceito de arte, além de estabelecer um discurso próprio. A nova invenção representou um avanço da técnica. Na maioria dos escritos sobre cinema é destinado aos irmãos Luís e Auguste Lumière como os grandes criadores desse feito. Há mais de cem anos, os irmãos Luís e Auguste Lumière fizeram projectar, no Salondien do Grande-Café de Paris, uma colecção de imagens fotográficas animadas e essa projecção foi considerada, por grande parte dos historiadores, a primeira exibição pública de cinema e, por extensão o marco do nascimento dessa arte (COSTA, 2005, p. 7). Apesar disso, é explicado na obra, que do ponto de vista histórico rigoroso o marco do cinema é arbitrário. Já que muito antes dos Lumière terem projectado uma imagem com a chegada do trem na estação, os irmãos Max e Emile Skladanowsky na Alemanha já promoviam sessões públicas de cinema. Fora ele, ainda se sabe de Jean Acme Leroy, nos Estados Unidos, além de Tomas Edison, que com seu quinedoscópio foi responsável por criar uma espécie de cinematógrafo em versão individual, que só era utilizado em salas públicas semelhantes aos modernos fliperamas. Todas essas constatações de exibições cinematográficas aconteceram, pelo menos, dois anos antes da famosa exibição parisiense no Grande -Café.


1.4 CINEMA E COMUNICAÇÃO DE MASSA
Á criação do cinema, as pesquisas em comunicação avançam entre pensadores e intelectuais a escrita por esta bela arte. O século XIX representou um tempo sinalizador para as mudanças culturais, em que a sociedade começa a se transformar com a chegada de novas tecnologias, industrialização e a consolidação dos grandes conglomerados urbanos. A média, cinema, jornal, rádio e televisão usufruem de todas essas mudanças e consagram um modelo para disseminar informação e bens culturais, de modo a constituírem um poder de influência muito grande junto à sociedade, agora vista como moderna. O surgimento do cinema é uma das novas formas de mediação no processo e no fluxo de interacção com a sociedade. A mensagem cinematográfica, televisão ou de qualquer outra forma, acontece por meio de uma apropriação de sentido do receptor. Isso implica dizer que quando essas mediações são accionadas, o receptor pode sempre repor no espaço social suas próprias interpretações. Sabe-se que o cinema nasce como uma forma de comunicação de massa hegemónica do século XX e logo se torna um dos principais mediadores desta sociedade. O nascimento do cinema por si só já representou uma nova forma de mediação, um novo processo comunicador e um novo fluxo de interacção. Nos primeiros anos da criação dos cinemas nasce um espaço intitulado cineclubes. Esses espaços são,de maneira geral, lugares destinados à exibição audiovisual variada, como filmes de longa-metragem, curta-metragem, documentários etc. Como o próprio nome sugere, esses espaços são clubes ou associações que reúnem apreciadores da sétima arte.



1.5 FIDELIDADE NAS OBRAS CINEMATÓGRAFICAS
Falar de temas históricos é uma tarefa que nem todos os realizadores estão dispostos a assumir, visto que este tipo de obra além da atenção necessária com aspectos clássicos e técnicos. Assim como desenvolvimento do próprio roteiro, cenário, fotografia, figurino, maquilhagem, monumentos, [Elementos de época]. Os filmes que retratam factos históricos merecem maiores comentários visto que representam uma época, apesar que nenhum filme tem a obrigação de contar os factos tal  igual ocorreram na história. Isso por motivos bastantes simples e óbvios, todo e qualquer filme é uma peça artística fruto de um esforço colectivo entre uma equipa de produtores, directores, figurinistas cenógrafos etc. Estes filmes visa sobretudo, contar uma história, uma trama, onde há personagens com características de personalidade construídas especialmente para o filme, passam uma intenção ao telespectador de realismo. todo filme histórico é uma versão subjectiva dos fatos que podem transmitir opiniões e emoções muito específicas para cada um. Podemos ver isto também a partir de documentários, que são mais imparciais e narrativos, não ficam totalmente isentos destas características mas que levam a peito o realismo dos factos tais como eles são.
Portanto, discutir a fidelidade dos filmes aos factos reis apenas em si mesma, quando se trata de filmes, não é tarefa das mais produtivas. Claro que há elementos unânimes quando se trata de determinados contextos. Mas isso não nos deve confundir, Estes filmes, mesmo quando têm a pretensão de ser fiéis são antes de qualquer coisa, adaptações da história para as telas do cinema e não a História nas telas. Uma observação bastante pertinente Embora sejam obras de adaptação, isso não significa que os filmes históricos têm a liberdade de falsear ou jogar no lixo eventos históricos já amplamente conhecidos.



CAPITULO II: APRESENTAÇAO E CARATERIZAÇAO DO FILME GLADIADOR.

Neste capítulo é contada a verdadeira história da Roma antiga, a apresentação do filme, e os elementos técnico através de imagens fotográfica comentário da análise feita no filme.

2.1 A HISTORIA DA ROMA ANTIGA E O FILME GLADIADOR
O filme Gladiador realça aspectos da história da Roma antiga, principalmente as intrigas políticas e os assassinatos que sempre foram comuns por ocasião das sucessões dos imperadores romanos. Segundo historias elas nunca foram pacíficas, desde que Júlio César foi assassinado em pleno Senado pelos senadores Caio, Bruto e Casca. Gladiador trata de uma história de ficção, embora centrada na vida de personagens reais em ficção. Marco Aurélio Antonino Augusto em latim Caesar Marcus Aurelius Antoninus Augustus, conhecido como Marco Aurélio 26 de Abril de 121 - 17 de Março de 18 foi realmente imperador romano durante mais de vinte anos. Seu reinado foi um dos mais longos da Roma dos Césares. Homem culto, filósofo e grande estadista, ele é considerado um dos últimos grandes imperadores que Roma teve. Data da sua morte o início da queda de Roma como grande império.
Nessa época as fronteiras de Roma estavam a ser muito pressionada por invasões de tribos bárbaras. Tanto no Oriente, quanto na Europa, era preciso manter um forte contingente militar para repelir as constantes invasões que o Império sofria. Era impossível para Marcus Aurélius, sozinho, controlar tantas tropas, razão pela qual ele resolveu dividir o poder com um senador chamado Lúcius Verus, a quem deu sua própria filha, Lucília, em casamento. A filha de Marcus Aurélius, Lucília, também aparece no filme de Ridley Scott, mas sua actuação no filme não tem nada a ver com sua verdadeira parte na história. Na verdade, ela acabou de ser executada por tramar a derrubada de seu irmão Marcus Commodus. Diz a historia que  O Gladiador Aélius Maximus não existiu historicamente. Pelo menos, não com esse nome. E não houve nenhum general a quem Marcus Aurelius desejasse deixar o poder em lugar do seu filho Commodus. Foi o próprio Marcus Aurelius quem nomeou Commodus seu herdeiro. Entretanto, o filme segundo a  o general se torna gladiador por cauda do assassinato do Imperador e da sua própria família não existe. Marcus Aurelius não foi assassinado, mas morreu de febre durante uma campanha contra os germanos, quando estes sitiaram Vindobona (hoje Viena), província avançada do Império Romano na fronteira leste. O filme gladiador é fiel em certos aspectos á história. Como o personagem Marcus Commodus que foi na realidade um péssimo imperador. Amigo  da depravação e dos combates na arena entre gladiadores, que seu pai havia abolido, Commodus nunca demonstrou interesse pelas coisas do Estado Romano. Em consequência disso os políticos do Senado, e os comandantes militares, começaram a detesta-lo e a conspirar contra ele.Com um Senado oposicionista, Cômmodus procurou legitimar seu governo com base no apoio popular e no sentimento religioso do povo. Assim, instituiu oficialmente o culto a Júpiter Summus, como religião oficial do Império Romano, garantindo assim lugar no panteão dos deuses romanos para todas as divindades estrangeiras. Diz a história que Commodus também gostava de apresentar-se na arena como gladiador. Já Segundo os historiadores era um óptimo lutador, tanto que ele próprio autodenomino-se Hércules Romanus, ficou como uma reencarnação do  herói grego. Moedas a representar Commodus como Hércules hoje sao vistas nos museus. Segundo a historia no início de seu reinado de Commodus ele, teve que enfrentar uma conspiração no Senado tudo arquitetado e liderada por sua irmã Lucília. Nesta época ela estava ainda casada com um dos principais generais de Marco Aurélio, de nome Tiberius Claudius  Pompeianus. Vencida pelo odio e a conspiração, Commodus exilou-a e mais tarde matou sua própria irmã Lucília, juntamente com seus partidários do Senado e no exército. Foi a partir desse momento que ele teve que se apoiar na guarda pretoriana para garantir o seu governo.
Partir dessa data o costume que se instalou em Roma, dos pretorianos passarem a ser os principais responsáveis pela nomeação dos imperadores. Essa actividade era geralmente financiada pela corrupção diz os historiadores que este foi o principal motivo da queda do Império Romano na aquela época. Em momento algum a história narra a existencial da família de máximo porque na verdade não existiram.
 2.2 PRODUÇAO CINEMATÓGRAFICA DO FILME GLADIADOR.
Gladiador conta a história do general romano Maximus que no ano de 180 d.C. serviu ao seu imperador Marcus Aurelius, prepara o seu exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Gladiador é um filme épico histórico de grande qualidade que acabou por conquistar o Óscar de Melhor Filme, o principal prémio cinematográfico da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América. Com uma acção temporalmente localizada na época áurea do Império Romano, Gladiador acompanha a saga de Maximus (Russell Crowe), um sábio e intrépido general romano que, depois de vencer várias batalhas que contribuíram para a expansão territorial do Império Romano, pretende abandonar a frente de batalha para regressar a casa. Mas com a súbita e trágica morte do Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris), que pretendia promove-lo a Imperador. Maximus é perseguido por Commodus (Joaquin Phoenix), o calculista e imprudente filho do falecido soberano imperador. Depois de escapar à morte Maximus regressa a casa, mas descobre que durante a sua ausência, as forças romanas assassinaram a sua família. Desolado pela tragédia acaba por ser capturado e posteriormente vendido como escravo a um velho e ambicioso gladiador que o leva até Roma para participar nos violentos jogos do Coliseu, fornecendo-lhe a oportunidade perfeita para executar uma tenebrosa vingança contra o verdadeiro assassino da sua mulher do seu filho, e do Imperador.
Principais prémios e indicações
Óscar 2001 (EUA)
5 Vitórias de 12 indicações
Óscar para Filme
Óscar para Actor Principal - Russell Crowe
Óscar para Figurino
Óscar para Efeitos Especiais
Óscar para Som
Indicações:
Melhor  Actor  Coadjuvante  (Joaquim Phoenix)
Melhor Direcção de Arte
Melhor Fotografia
Melhor Director (Ridley Scott)
Melhor Edição
Melhor Trilha Sonora
Melhor Roteiro Original
Academia Japonesa de Cinema 2001 (Japão)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
BAFTA 2001 (Reino Unido)
Venceu nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Filme, Melhor Edição (Montagem) e Melhor Desenho de Produção.
Indicado nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Figurino ,Melhor Maquilhagem, Melhor Actor (Russell Crowe), Melhor Actor Coadjuvante (Oliver Reed e Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Original e Melhor Som.
Globo de Ouro 2001 (EUA)
2 Vitórias de 5 indicações
 Globo de Ouro para Filme - Drama
 Globo de Ouro para Trilha Sonora

Indicações:
Melhor Director
Melhor Actor - Drama (Russell Crowe)
Melhor Actor Coadjuvante (Joaquin Phoenix)
MTV Movie Awards 2001 (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Filme.
Indicado nas categorias de Melhor sequência de Acção, Melhor Luta, Melhor Frase em Cinema, Melhor Actuação Masculina (Russell Crowe) e Melhor Vilão (Joaquim   Phoenix).
Satellite Awards 2001 (EUA)
Venceu nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhores Efeitos Visuais.
Indicado nas categorias de Melhor Direcção de Arte, Melhor Director, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Filme - Drama, Melhor Actuação de Actor em Cinema (Russell Crowe), Melhor Actuação de Actor Coadjuvante (Joaquim Phoenix).
2.3 FINAL DA HISTÓRIA DO FILME GLADIADOR
 O director Ridley Scott, para o filme gladiador criou um final totalmente contrário da historia verdadeira contada pelos historiadores. Na história contada pelos historiadores Commodus não morreu na arena a lutar contra um gladiador. Ele encontrou o sua morte, seu fim da mesma forma  que vitimou a maioria dos imperadores romanos na aquela época, Foi assassinado por estrangulamento, em uma conspiração, datada em 31  de Dezembro de 192, por um lutador de luta livre. luta romana de nome Narciso, o mesmo qual foi posto em sua sala de banhos por sua principal amantete. O principal interesse do filme é evidenciar característica heróica da verdadeira historia, brincar com os personagens. O personagem Aélius Máximo evidencia bem tal heroína de general tornando-se um escravo que desafia o poder constituído, tornando-se assim o poderoso que o imperador através da sua fama de herói popular. Assim ele nessa época era muito temido até pelos mais poderosos. Esta constatação  podemos ver a transparecer num dos diálogos do filme onde um dos gladiadores fala que o general tem um grande nome diz um gladiador para Aélius Maximus. Maximo diz que se o imperador quiser matá-lo terá que primeiro matar o seu nome.
2.4 A CONTRIBUIÇAO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO FILME GLADIADOR
Há mais de cem anos, o cinema acompanha, regista e encanta homens, mulheres e crianças pelo mundo inteiro. Sua trajectória confunde-se com os próprios movimentos sociais do homem contemporâneo na sociedade moderna. Com vitórias, medos, paixões e misérias foram por vezes, filmadas e projectadas como imagens em movimento. Por conta disto e de seu inestimável valor intelectual, estético e comunicacional. O cinema configurou-se como a maior contribuição moderna do século XX. Como é analisado em  O cinema e a invenção da vida moderna  (2004), organizado pelos estudiosos americanos Leo Charney e Vanessa R. Schartz, a questão da modernidade no cinema se consagrou como um movimento único de transformação social, Já que antes mesmo do cinema se popularizar já existia uma cultura cinematográfica. Quadros de Manet, cartazes publicitários e até a influência dos museus de cera e do necrotério de Paris, sinalizavam uma nova forma de configuração nas cidades. Por isso, o cinema não apenas nasceu na modernidade, como a integrou de forma a ser essencial ao conceito de moderno .Refiro-me a um período histórico demarcado do que a uma mudança na experiência. Essa nova configuração da experiência foi formada por um grande número de factores, que dependeram claramente da mudança da produção demarcada pela Revolução Industrial. Foi também, contudo igualmente caracterizada pela transformação na vida diária criada pelo crescimento do capitalismo e pelos avanços técnicos, e sucessivas novas tecnologias de meios de transporte e comunicação. (GUNNING, 2004, p. 33). O cinema surge a partir de uma cultura emergente do consumo e do espectáculo. Além de abordar as mudanças ocorridas desde o início do cinema, chamado de primeiro cinema, visto como uma evolução para o cinema que veio depois, com o cinema clássico hollywoodiano e seus similares internacionais. Esse avanço cinematográfico refere-se a estudos sobre o cinema e suas conjunturas próprias, bem como modelos distintos de produção, exibição e recepção, abrangentes de transformações sociais, económicas, políticas e culturais nas sociedades. Segundo Amont Jaques analisa-se um filme quando se produz uma ou varias varias das seguintes formas de comentários críticos: A descrição estruturação interpretação atribuição inteçao da analise é sempre de chegar a uma explicação da obra analisada, ou seja, a compreensão de algumas das suas razoes de ser. Por isso ela é tanto o fato do critico atento em afirmar seu julgamento, quanto do teórico preocupado em elaborar um momento empírico de seu trabalho conceitual mas, ela pode também constituir por si mesma, uma actividade autónoma paralela a criatividade, não tendo porem o carácter de avaliação. (Amonte.............. De facto,a analise de um filme  é uma visualização de diferentes maneiras criticas. entretanto as técnicas cinematográficas permitem oferecer ao espectador de cinema a experiência de visualização de um mundo moldado por actos mentais. Ridley Scott soube utilizar muito bem tais  elementos técnicos como recursos necessários para esta grande produção do filme gladiador. Figurino, efeitos especiais, fotografia, sonoplastia, transformam em uma só unidade esta obra cinematográfica. Um elemento utilizado, mas não de forma grotesca, e que tem grande influência sobre o gosto do público passa pelas cenas mais violentas, e sangrentas. A todo momento  o sangue é jorrado em meio as barbáries, desde as primeiras cenas do filme que reproduz uma batalha ou nas lutas entre os gladiadores. Se analisarmos bem o conjunto dos elementos  vamos notar que não há rupturas ao perceber o sentido da fotografia, até a sonoplastia. Quando falo em fotografia falo estou a tratar  da percepção visual de cada cena que observamos no filme. As cores falam por si só a maior parte delas acinzentadas. Esse recurso foram bem pensados e bem aplicados. As primeiras cenas do filme contextualizam um ambiente em guerra ou de uma guerra. A fotografia tende a ser pálida, praticamente sem cores. Outro aspecto também relevante em qualquer  produção cinematográfica, são os efeitos produzidos pela localização e uso da câmara, como também o tempo de duração de determinadas cenas. Ainda nas primeiras cenas do filme é possível perceber esses efeitos. Em alguns momentos da batalha a sensação de perturbação devido ao acelerado movimento das  imagens é inevitável. É como se estivéssemos atingir o auge do conflito, mas de repente, aquele dinamismo é retardado para capturar um determinado foco que fora considerado de grande importância. A audição se faz presente também para dar um ritmo ao filme. Não basta o desencadear das cenas, mas o som adequado propicia e estimula o processo de percepção da obra. No filme Gladiador essa união, som e imagem, é percebida do início ao fim. As vezes intercalados entre diálogos ou mesmo utilizado como fundo musical para aumentar e aguçar a emoção necessária para aquela cena. Nos momentos de tensões, como os antecedentes as batalhas entre os gladiadores, nas próprias batalhas misturam-se aos sons das espadas, dos gritos de emoção do povo que se divertia com a morte dos gladiadores, e dos gemidos de dor. Nenhuma lacuna. Isso pode representar, muitas vezes, a aceitação ou não do público da obra cinematógrafica.Um outro aspecto a ser analisado e que decisivamente interfere na qualidade da obra é a contextualização, ou seja, a fidelidade com o cenário, com a época em que transcorre o enredo da obra, principalmente quando tratam-se de temas de época. Os elementos identificadores daquele período e da cultura são responsáveis pelo realismo que é atribuída à história ou à obra. Em Gladiador, a reconstituição da Roma Antiga permite atingir o realismo desejado. Os mínimos detalhes também fazem toda diferença.
 É perceptível em praticamente todos os momentos do filme a presença sempre marcante dos bustos em mármore dos imperadores, das esculturas e dos monumentos que tinham por objectivo glorificar e manter vivo na memória do povo os grandes feitos e seus heróis. Momento de grande emoção é observar o Coliseu em sua forma original. De início, torna-se um pouco estranho, pois acostumamos hoje com parte de sua estrutura destruída, não nos parecer uma lacuna.
Tudo isso perderia seu valor se a temporização, ou melhor, a sucessão das imagens não estivessem sincronizadas. Ponty nos apresenta que o sentido da imagem depende daquelas que a precedem no decorrer do filme e que a sua sucessão cria uma nova realidade, não equivalente à simples adição dos elementos empregados. Cria-se, então, o que poderia se chamar de métrica cinematográfica, técnica assimilada muito bem por Ridley Scott. O figurino também não deixa a desejar. A luxuosidade são características inerentes à cultura romana é pelas roupas e adornos das personagens commodus e Lucília entre outros personagens do coliseu usa trajes luxuosos . A monumentalidade dos edifícios, mesmo não ser visualizados por completos, é percebido pelos elementos arquitectónicos como as famosas colunas gregas, frontões. O filme Gladiador consegue atingir e apreender a significação do cinema, um filme é para ser percebido todo ele por completo. Um enredo pode parecer emocionante envolvente uma produção, terá grande influência sobre a sua aceitação, sua interactividade uma experiência estética. Talvez nem todos que tenham assistido ou que venham a assistir Gladiador alcance o que John Dewey considera como uma experiência estética, ou seja, ter uma experiência completa da obra em análise.

2.5








CAPITULO III ANÁLISE DOS ASPECTOS TÉCNICOS DO FILME GLADIADOR
Neste capitulo são apresentados os os elementos técnicos, figurino, cenário e caracterização através de imagens  fotográficas e comentário da análise feita no filme
As técnicas cinematográficas permitem oferecer ao espectador de cinema a experiência de visualização de um mundo moldado por actos mentais. Ridley Scott realizador do filme gladiador soube utilizar muito bem tais elementos técnicos como recursos necessários para esta grande produção do filme.
Figurino, efeitos especiais, fotografia, sonoplastia, transformam em uma só unidade esta obra cinematográfica. Um elemento utilizado, mas não de forma grotesca, e que tem grande influência sobre o gosto do público passa pelas cenas mais violentas, e sangrentas. A todo momento o sangue é jorrado em meio as barbáries, desde as primeiras cenas do filme que reproduz uma batalha ou nas lutas entre os gladiadores. Se analisarmos bem o conjunto dos elementos vamos notar que não há rupturas ao perceber o sentido da fotografia, até a sonoplastia. Quando falo em fotografia falo estou a tratar da percepção visual de cada cena que observamos no filme. As cores falam por si só a maior parte delas acinzentadas. Esses recursos foram bem pensados e bem aplicados. As primeiras cenas do filme contextualizam um ambiente em guerra ou de uma guerra. A fotografia tende a ser pálida, praticamente sem cores. Outro aspecto também relevante em qualquer produção cinematográfica, são os efeitos produzidos pela localização e uso da câmara, como também o tempo de duração de determinadas cenas. Ainda nas primeiras cenas do filme é possível perceber esses efeitos. Em alguns momentos da batalha a sensação de perturbação devido ao acelerado movimento das imagens é inevitável. É como se estivéssemos atingir o auge do conflito, mas de repente, aquele dinamismo é retardado para capturar um determinado foco que fora considerado de grande importância. A audição se faz presente também para dar um ritmo ao filme. Não basta o desencadear das cenas, mas o som adequado propicia e estimula o processo de percepção da obra. No filme Gladiador essa união, som e imagem, é percebida do início ao fim. As vezes intercaladas entre diálogos ou mesmo utilizado como fundo musical para aumentar e aguçar a emoção necessária para aquela cena. Nos momentos de tensões, como os antecedentes as batalhas entre os gladiadores, nas próprias batalhas misturam-se aos sons das espadas, dos gritos de emoção do povo que se divertia com a morte dos gladiadores, e dos gemidos de dor. Isso pode representar, muitas vezes, a aceitação ou não do público da obra cinematográfica.
Um outro aspecto a ser analisado e que decisivamente interfere na qualidade da obra é a contextualização, ou seja, a fidelidade com o cenário, com a época em que transcorre o enredo da obra, principalmente quando trata-se de temas de época. Os elementos identificadores daquele período e da cultura são responsáveis pelo realismo que é atribuída à história ou à obra. Em Gladiador, a reconstituição da Roma Antiga permite atingir o realismo desejado. Os mínimos detalhes também fazem diferença. É perceptível em praticamente todos os momentos do filme a presença sempre marcante dos bustos em mármore dos imperadores, das esculturas e dos monumentos que tinham por objectivo glorificar e manter vivo na memória do povo os grandes feitos e seus heróis. Momento de grande emoção é observar o Coliseu em sua forma original. De início, torna-se um pouco estranho, pois acostumamos hoje com parte de sua estrutura destruída, não nos parecer uma lacuna. Tudo isso perderia seu valor se a temporização, ou melhor, a sucessão das imagens não estivessem sincronizadas. Ponty nos apresenta que o sentido da imagem depende daquelas que a precedem no decorrer do filme e que a sua sucessão cria uma nova realidade, não equivalente à simples adição dos elementos empregados. Cria-se, então, o que poderia se chamar de métrica cinematográfica, técnica assimilada muito bem por Ridley Scott.O figurino também não deixa a desejar. A luxuosidade sao características inerentes à cultura romana é  pelas roupas e adornos das personagens commodus e lucelia entre outros personagens do coliseu usa trajes luxuosos . A monumentalidade dos edifícios, mesmo não ser visualizados por completos, é percebido pelos elementos arquitetônicos como as famosas colunas gregas, frontões. O filme Gladiador consegue atingir e apreender a significação do cinema, um filme é para ser percebido todo ele por completo. um  enredo pode parecer emocionante envolvente  uma produção, terá grande influência sobre a sua  aceitação, sua interactividade  uma experiência estética. Talvez nem todos que tenham assistido ou que venham a assistir Gladiador alcance o que John Dewey considera como uma experiência estética, ou seja, ter uma experiência completa da obra em análise.
Há aspectos a termos em conta no filme gladiador, como por exemplo o tempo em que as cenas são gravadas, o local, as cores das fotografias, caracterização, cenários, figurino. Na sua maioria, as cenas são gravadas no período diurno, e com a presença de muito sol. Os efeitos especiais foram bem aplicados. o filme possuí óptimos efeitos que remeti-nos a uma originalidade dos factos, fora ainda o som, o figurino, como também constrói dentro de um perfeito cenário. O Coliseu batalhas épicas, que com certeza vão ficar marcadas para sempre na mente de quem tiver oportunidade de poder assistir o filme. O filme gladiador foi galardoado ainda com cinco prémios em diversas categorias destes principalmente nos aspectos técnicos: efeitos visuais, melhor filme, melhor actor, venceu melhor som e melhor figurino.

3 ANALISE VISUAL DO FILME GLADIADOR
Caracterização: São as características psicológicas, físicas e sociais que formam um personagem (composição da imagem tipologia). A caracterização é um dos elementos fundamentais para um filme, logo, no filme o gladiador não foi diferente com os personagens visto que tem características próprias, tanto ficas como social e que também apresentam uma composição de imagem diferente dos demais personagens. Como por exemplo personagens com ferimento, envelhecimento.
Cenário: É o local de filmagens. Cada um dos espaços de um estúdio que serve de cenário durante a rodagem de programas ou filmes. Com o cenário também não foi diferente, no filme podemos ver diferentes lugares a onde foram gravadas as cenas como no caso do coliseu que na realidade para se poder gravar algumas cenas foi precisamente erguer algumas paredes para dar impressão ao telespectador como se foi real, apesar de algumas imagens serem adicionadas através de computador, e também o cenário onde se passa a primeira batalha entre os romanos e os bárbaros um cenário na floresta. Não podemos deixar de mencionar o acampamento a onde estão as tendas , são cenários realmente históricos e lindos que tem haver de acordo com a época em que o filme é retratado.
3.1 Figurino
Figurino: o figurino no filme gladiador é um clássico representado a década do ano de 180 na Roma antiga. Os figurino são partes impor tanto no cinema não só para compor um personagem e criar suas personalidades e trajectos, como também para contar uma historia. Este filme por sua vez soube transparecer nas cenas como eram os figurinos da Roma antiga. Como de Lucília tecidos em seda com brilho
Nesta imagem é possível vermos como o figurino faz toda diferença, sendo um filme épico. É sim que os  .... se vestiam com roupas  brancas e pretas.(1)
Há ainda alguns aspectos bastantes importantes como as armas que utilizavam antigamente. Temos nesta cena a fazer parte do figurino botas sandálias capacetes as vestes diferentes dos lutadores cintos flechas armaduras. Segue-se no apêndice figura número (2)
Neste imagem podemos observar como era o figurino luxuoso filha e do neto do imperador, tecidos de seda com pedras brilhantes. Foi um figurino bem pensado e tem muito a ver com a época em que o filme retrata a história da Roma antiga. Figura (3)
3.2 Cenário
Na imagem que se segue podemos ver o cenário com objectos de cenas. Todo ele decorado de acordo a época em que a cena narra a historia. Desde os cortinados, candeeiros, madeiras atravessadas, candeeiros, mesa, fogo que faz parte da cena. Nesta época não havia electricidade e também alguns enfeites. O realizador soube controlar a iluminação muito bem remete-nos ao ambiente de uma sala. Segue-o se a imagem no apêndice figura número ()
Esta cena remeti-nos á num cenário de quarto, onde também são usados objectos cenógrafo desde cortinas, estátuas e objectos dourados para embelezar o cenário ()
Este cenário foi criado especialmente para ilustrar como viviam na aquela altura, vemos as tendas a onde os guerreiros se protegiam da chuva, som, frio e dormiam. ()
Esta cena nao passa despercebida demonstra bem o cenário da antiga Roma, ilustra o contexto da época, mostra como eram as casas, figurino num belíssimo plano de conjunto.
Nesta imagem temos  a ilustre imagem do famoso coliseu em roma, a onde morava o imperador    Comodus,Lucelia,o pequeno Lucio e outros que fazem parte da politica romana e também passa  as lutas dos gladiadores.
3.3 Caraterizacao
Nestas cenas podemos ver dois personagens realçar a o trabalho da caracterizadora o rosto de maximus pouco depois da batalha vemos algumas manchas de sangue, e também no peito de num dos gladiadores uma espada com sangue, tudo isto faz parte da caracterização foi propositado Olhando bem para esta cena podemos perceber como a caracterização faz toda diferença no personagem.
 Nesta imagem Maximos parece estar mais velho, todo este trabalho deve-se ao grande trabalho do maquinador, que teve de aumentar as barbas e trabalhar o rosto, a cabelereira também trabalhou o cabelo vemos que está crescido.
Esta é mais uma das muitas cenas a onde a caracterização faz-se sentir  como um elemento fundamental do filme, neste minuto 44:55 segundos, vemos dois corpos carbonizados, a esposa e o filho do general Maximus, uma cena bastante comovente e triste que transporta o telespectador para uma emoção de tristeza.
Nesta cena no minuto 46:38 segundos, podemos observar mas um dos elementos técnicos que o filme realça. A caracterização do personagem principal da trama com um ferimento. Dá sensação de que seja verdadeira. É mas um elemento que dá realeza no filme. 


CONTRIBUIÇÃO DA  TÉCNICA
Segundo o Manual Vocabulário do cinema Termos Técnicos e de Estética Cinematográfica fala sobre a análise do filme. Analisa-se um filme quando se produz uma ou várias das seguintes formas de comentario critico: a descriaçao, a estrutura,a interpretaçao, a atribuiçao. A intençao da analise é sempre a de chegar a uma explicaçao da obra analisada,ou seja a compreençao  de algumas das suas razoes de ser. Por isso, ela é tanto o fato do critico atento em firmar seu julgmento,quanto do teorico preocupado em elaborar um momento empirico de seu trabalho conceitual, por si mesma,uma actividade autónoma, paralela á critica,nao tendo porem, o caracter de avaliaçao.
Cita-se, correntimente,como:
 Primeiro o exemplo histórico, a análise, pelo próprio director,de um fragmento de 14 planos de O ENCOURAÇADO  (Eisentein 1934),trabalho que com efeito,apesar das limitaçoes  devida a sua relativa brevidade e sua intençao apológica, esbolçava ao menos trés dirençoes de analises com um futuro promissor: primeiro ele faz analise da montagem e dos efeitos, sequencias,que seria, para a semiologia estrutural. O essencial (Bllour, Kuntzel, Chateau e Jost).
Segundo a descriçao plastica dos plasnos,e da composiçao, em um sentido quase musical das relaçoes  de plano a plano uma preocupaçao que retornaria,transformada,nas décads de 1980 e 1990.
Terceiro em fim a preocupaçao dos directores mais teóricos (ou simplismente, conscientes  de sua arte) em ilustrar sua conscepçao do cinema com exemplos análitos,de Hitchcock a Godrd ( que informaou sua auto-análises em verdadeiros ensaios filmados. A análise do do filme foi  ssempre feita em virtude, entre outros, do tempo que ela exige por pesquisadores profissionais. Dai a razao pela qual ela foi com tanta frequencia considearada uma variante da actividade  teorica. Isso explica tambem que o metodo análitico,e tambem a reflexao  metodológica,tenham caminhos paralamente á evoluçao das ideias dominantes em teoria.entretanto A análise de Eisenstein estava profundamente impregada das idéias dos formalistas russos sobre a obra de arte,embora a análise dele tenha se defendido dessas ideias. A iluminaçao,os efeitos de  luzes e toda estética das cenas apresentam-se  satisfatorias aos olhos dos espectadores ,apasar de ter alguns defeces. Este filame mostra apontencialidade  que deve apresentar os filmes épicos baseados em histórias. Entretanto nao podemos negar que a tecnologia também tem cido cada vez  mais utilizadas na concepçao dos filmes,e no gladiador nao foi diferente. A tecnologia ajudou muito como foi o caso dos figurante  que pareciam reais mas na verdade foram acrescetados,o avanço das tecnologias  e a técnica sao fundamentais para sustentablidade do filme.este por sua vez torna-se diferente por alguns motivos.
Primeiro- é diferente porque o director cria elementos de modo que o espectador tenha mais contacto com a antiguidade atravez da própria história, dos figurinos,cenário entre outros.
Segundo- é um filme que deixou de lado os métodos analógicos e utiliza muito os meios técnologicos.
-Aanalise  do filme na pg 12 diz que a analisar um  filme,mesmo enquanto obra artistica, é no fundo uma actividade banal, pelomenos  de maneira nao sistemática,que  qualquer espectador,por pouco critico,edistante do objectivo,prático a dado momento da sua viasao. O olhar com que se vé um filme torna-se analitiaco. Quando ,como a etmomologia indica,decidimos dissociar certos elementos  do filme para  nos interessarmos mais especialmente por tal momennto,tal imagem ou parte da imagem,tal situaçao. Assim definida de forma minimal mas exata pela atencao prestada ao pormenor  a análise  é uma atitude comum ao critico ,ao cineasta e a todo o espectador minimante consciente. Em particular deve ficar claro que um bom crítico é sempre, mais ou menos,um analista mesmo que  potencialmente, e que uma das suas qualidades é precisamente a atençao para os detalhes, assciadoa a uma forte capacidade interpretativa.

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