RESUMO
Com esta pesquisa pretende-se ilustrar uma reflexão abrangente
sobre a arte fílmica. A partir da convivência no mundo das imagens, dá-se ênfase
a arte cinematográfica como uma das formas culturais mais significativas que
tem se transformado numa instancia poderosa, sobre tudo no que diz respeito as relações
do sujeito espectador com as imagens em movimento, que ocorrem grandes interacções
em que á sempre emoções. O cinema vê a arte cinematográfica como uma pedagogia
cultural que analisa as práticas sociais dos espectadores. Na verdade para esta
pesquisa cinge-se apenas investigar a arte fílmica e sua estética. O que é mais
importante mesmo é o referencial que este trabalho oferece, como o olhar dos
espectadores sobre tudo aquilo que se aprende com os filmes e aprender sobre os
elementos técnicos, sua importância, emoções e poder interpretar de forma
concisa as imagens em movimento numa obra cinematográfica, reflectir sobre tais
elementos e reconhecer como eles são importantes, e fazer um questionamento de
forma psicológica seu valor.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO……………………………..............................................................2
CAPÍTULO
I- A PRODUÇAO CINEMATÓGRAFICA…...…………..………….........................3
1 -Conceitos .......................................................................................3
1.1- Conceito de cenografia…………………………..........................................................6
1.1.2-Conceito de elenco
…………………............................................................................7
1.2.3– Conceito de cena.....................................................................................................8
2.3-Conceito de iluminaçao......................................................................................10
2.3.1– Conceito de fotógrafia...........................................................................................11
1.2-Conceito de técnica cinematógrafica .........................................................................12
1.3-Invencao do cinema.............................................................................................23
1.4-O Cinema e a Comunicaçao de massa.......................................................................29
1.5 -Fidelidade nas obras cinematógraficas......................................................................30
CAPÍTULO
II APRESENTAÇAO E CARATERIZAÇAO DO FILME GLADIADOR …......31
2.1- História da Roma angtiga.………………………………………........................................31
2.2- Producao cinematógrafica do filme
gladiador...........................................................31
2.3- Final da história do filme
gladiador................................................................................32
2.4-A contribuicao das novas no filme gladiador...............................................................33
CONCLUSÃO.........................................................................................................................34
REFERÊNCIAS.....................................................................................................................35
APENDICE .....................................................................................................................36
INTRODUCAO
No decorrer da formação, em relação ao curso de cinema e televisão,
concernente a indústria cinematográfica desde cedo que surgiu interesse de
pesquisar sobre os aspectos técnicos pela importância que estes elementos oferecem
as obras cinematográficas. Mesmo após as inovações da modernidade, através das
novas tecnologias no século XXI o tema suscitou interesse.
Este tema tornara-se uma pesquisa essencial para a
discussão sobre os caminhos desta bela a arte que é a sétima arte uma arte
contemporânea. Perante a minha paixão pelo cinema, e e exactamente elementos
técnicos usados no filme gladiador como tema central da pesquisa, com intuito
de entender quais são os aspectos que diferenciam as obras cinematográficas, e também
outras curiosidades do mundo do cinema.
Desde muito cedo esta máquina que se chama cinema tem por
hábito utilizar fatos históricos para elaborar filmes que relatam a vida de uma
personagem ou alguma época históricas. A cada ano, mes, dia que passa, os
efeitos de imagem e outros aparatos técnicos como a fotografia, figurino cenário
tentam passar uma impressão cada vez mais realista que dá ao telespectador uma
impressão de estar observar o passado como ele realmente aconteceu. Contudo,
não podemos achar que essa fidelidade aos tempos remotos realmente se faz
presente nesse tipo de entretenimento chamado cinema. O filme gladiador tem boas actuações
e um roteiro fora de serie inteligente. Há aspectos bem patenteados na trama,
falo dos efeitos especiais e a fotografia também o Figurino, direcção de arte, som,
edição de som, e dicção a trilha sonora
a cada momento a sua colocação é posta propositadamente. O filme em
algumas cenas também nos entretém do começo ao fim, fora o final trágico a onde
o personagem principal acaba por morrer. Neste contexto o filme Gladiador entra para o hall das grandes produções
cinematográficas Holyhoodianas. Gladiador na sua estreia atinge grande sucesso
de público contando uma história épica antiga de Roma, entre tantas já
produzidas, sobre o Império Romano. A história se passa no final do Império do
César Marco Aurélio a altura imperador que é assassinado pelo próprio filho
para ocupar o trono do pai. A grande admiração que o imperador Marco Aurélio
tinha pelo general romano Maximus, homem por ele escolhido para ocupar o seu
lugar, provocou a ira em seu herdeiro que ameaçado mata o pai e assume o
Império de Roma. A trama se desenvolve a partir do momento em que o general
Maximus não aceita a proposta do corrupto e incestuoso herdeiro para seguir ao
seu lado e comandar o exército romano. Por vingança, o novo imperador manda
assassinar Maximus e sua família. A sua habilidade de luta o general faz com
que ele consiga escapar da morte, mas não vai a tempo de livrar a sua
família do destino da morte. Maximus Transformado em escravo, o general
romano torna-se um gladiador. Seu poder de luta na arena acaba por levá-lo a
Roma, ao coliseu e a um confronto de vingança com o novo imperador Cómodos. Será que as obras cinematográficas usam
mesmo os elementos técnicos de acordo com a época em a história é retratada?
No filme gladiador é notório a quase todo momento os elementos técnicos como
figurino, cenário e caracterização. Figuro as vestes usadas pelos personagens
notasse que tem a ver com o tempo em a historia é narrada, a caracterização remeti-nos
ou seja dá-nos a sensação de alguém esta ferida, ou a sangrar de verdade. Já o
cenário transporta a imaginação o telespectador para o passado quando não havia
por exemplo as tendas onde viviam as pessoas, casa de barro, os adereços que
usavam, como candeeiros para iluminar, cortinas. O trabalho
está dividido em dois capítulos. A introdução situa o tema a ser abordado, seu
objectivo e sua delimitação. O primeiro capítulo apresenta um resumo sobre a
abordagem em questão desde o surgimento do cinema, historial e conceitos. Já o
segundo capítulo procura caracterizar os aspectos técnicos existentes no filme
gladiador com as possíveis imagens, e também faz uma análise interpretativa da
contribuição das técnicas cinematográficas. Por fim considerações sobre os
resultados decorrentes do trabalho.
PROBLEMATIZAÇÃO
O tema em questão, pesquisa sobre os aspecto técnicos do
filme gladiador na fase da pós produção do filme. Os conhecimentos que serão
adquiridos desta pesquisa servirão para enriquecimento dos conteúdos relacionados
ao tema já adquiridos nos anos anteriores e por outras pessoas que poderão
lê-lo e aprender sobre técnicas cinematográficas.
Segundo o dicionário da Língua Portuguesa 2011, problema
é uma questão que se propõe para ser resolvida.
Podemos considerar
um problema na vertente científica como o ponto de partida de um trabalho
científico. Por outro lado um problema é algo difícil de compreender, explicar
ou fazer.
Após ter já mencionado alguns conceitos sobre problema,
chegou a hora então de colocar algumas questões não resolvidas, que cujo o objectivo
é buscar resposta via pesquisa.
-Quais são os aspectos técnicos a ter em consideração num
filme
-Quais são as vantagens e desvantagens dos aspectos
técnicos no filme gladiador
-Que papel desempenham os aspectos técnicos no filme
gladiador
-Que razões levam o filme a não ter qualidade?
HIPÓTESE
Vivemos num mundo em que a cada dia o consumo de obras cinematográficas
é produzida em grandes números. Na ausência dos elementos técnicos não teremos
obras cinematográficas bem concebidas. Estes elementos são fundamentais, e
indispensáveis no cinema. Eles influenciam sim nas obras cinematográficas. As
técnicas cinematográficas representam a originalidade da vida social e beleza
nos filmes, e contribuem relativamente para que as mesmas tenham qualidade.
JUSTIFICATIVA
Este tema como final de conclusão do curso é bastante
pertinente e interessante para os futuros estudantes de cinema e televisão,
como também o público em geral. Com a realização desta pesquisa o público vai
ganhar mais informações sobre a grande importância que os aspectos técnicos oferecem
para um excelente filme. o assunto em questão
vai contribuir de certa forma
para o conhecimento dos amantes de cinema e não só, poderão ler e
aprender muito mais. Analisar e reflectir sobre os aspectos técnicos do filme O GLADIADOR, que retrata o trabalho de
realizadores e de cinema. o foco principal deste trabalho è ilustrar o que há
de destaque tecnicamente no filme O
GLADIADOR desde o figurino, cenário
caracterização. Este trabalho Destina-se há profissionais de cinema, estudantes
de artes e comunicação, além do público em geral. O tema possibilitará um
apuramento do olhar crítico do público aos filmes, de modo que possam
identificar os elementos técnicos presentes em qualquer obra cinematográfica.
OBJECTIVOS
Objectivo geral:
Contribuição dos
elementos técnicos no filme gladiador (Cenário, Figurino e Caracterização).
Mostrar na prática como estes são fundamentais no cinema.
Os objectivos
específicos são as seguintes:
Fazer uma revisão de literatura sobre o tema proposto.
Entender a importância
dos elementos técnicos no filme gladiador.
Analisar a estética que os elementos técnicos dão para concepção
na óptica do filme gladiador.
Apreender o quanto os elementos técnicos dispõem beleza
no filme gladiador.
MÉTODOLOGIA
Para a compreensão do conceito de técnicas cinematográficas razão do seu
surgimento, foi necessário recorrer a pesquisas, tanto bibliográfica na pg 50 do livro
O TRABALHO E A PESQUISA CIENTIFICA NA CONSTRUCAO DO CONHECIMENTO diz
que pesquisa bibliográfica precede todo estudo mais aprofundado de uma questão
cientifica. Seu principal objectivo é identificar e sistematizar o que já foi
publicado sobre o tema estudado. Geralmente, é indispensável a qualquer tipo de
estudo científico, seja empírico ou teórico. Consiste na selecção, de leitura e
sistematização de todo o material da pesquisa em pauta. E também da técnica
documental. Realizou-se uma pesquisa sistematizada com base em material já
publicados em livros, análise do filme gladiador, busca na Internet, um
material que com certeza será acessível ao público em geral de forma que
adquiram mais conhecimentos sobre técnica cinematográfica.
CAPITULO I: A PRODUCAO CINEMATÓGRAFICA
Neste capítulo, é apresentado
alguns conceitos fundamentais sobre técnicas cinematográficas a história do cinema,
são mostrados e discutidos as bases teóricas para o entendimento dos elementos
técnicos. Estas bases são formadas pela definição do que é realmente Cinema
técnica cinematográfica, sua função e importância nos filmes.
1.Conceitos de Cenografia, Cena,
Elenco, Iluminação e Fotografia.
Cenografia: é a arte e técnica de criar, desenhar e supervisionar a
construção dos cenários dos filmes. Foram impressionantes as técnicas cinematográficas
elaboradas para a realização do filme gladiador, realmente a criatividade dos
cenógrafos que tiveram todo cuidado em elaborar todos cenários deste filme
tendo em conta os mínimos detalhes possíveis, como a construção de parte de uma
das partes do coliseu em Roma.
Elenco: Conjunto de pessoas (actores, actrizes figurante) seleccionados
para uma produção, que representam as personagens e fazem a figuração de um
filme. O filme gladiador não foi diferente teve que seguir a regra dos demais
filmes já existentes, foi dai então que surge a necessidade e seleccionar um
grande numero de figurantes, a tendendo o perfil do filme, um filme de muita
luta só podia ter um grande número de figurantes e personagens. Apesar de
também algumas usufruiu da tecnologia.
Cena:
É a unidade dramática do guião,
secção contínua de acção, dentro de uma mesma localização. É uma unidade de
tempo e de espaço em que se desenrola uma parte do filme. É menor que a
sequencia. Ao contrário do que ocorre nesta, não há elipses, dentro de uma
cena. Pode-se entender a cena também como a menor unidade fílmica com
significado completo. Todo o guião é dividido em cenas, unidades dramáticas de acção
continua. Sequência dramática com unidade de lugar e tempo. Que pode ser
coberta de vários ângulos no momento da filmagem. Cada um desses ângulos pode
ser chamado de plano. Só para diferenciar a cena de uma sequencia na imagem a
seguir podemos ver um exemplo de uma elipse isto significa dizer que o que vem pela frente é mais longo, ou seja
para termos uma ideia quem já viu o filme nota que são poucas as cenas
gravadas na Espanha, lembro batalha
entre os bárbaros.
Iluminação:
Segundo o manual de produção e direcção
para Tv. e vídeo na pág. 198 a iluminação
é uma ferramenta essencial para o vídeo. O uso da luz cria a atmosfera, o tom,
a dimensão e a textura do programa do filme. Ela pode transmitir uma trama, enfatizar
elementos-chave, como cor do cenário ou tom da pele e sinalizar as diferenças
entre comédia e drama e realidade e fantasia. Entretanto no filme gladiador é possível
vermos como tiveram bastante cuidado com o tipo de iluminação que usaram até
porque a história retrata a Roma antiga, logo na aquela altura não havia energia
eléctrica, os candeeiros nas cenas realçam a iluminação no interior das tendas
como no coliseu, mas isso não significa que não usaram iluminação apropriada
para o cinema.
Fotografia: As imagens do cinema são um conjunto de milhares de
fotografias reproduzidas tão rapidamente que ganham movimento e viram um filme.
Segundo a história o homem sempre procurou registar suas acções de alguma
maneira. Na Pré-História, os seres humanos deixaram nas paredes das grutas
pinturas que relatavam as suas acções como cenas de caça, danças e a criação de
animais.Com o desenvolvimento das civilizações, outras linguagens e técnicas
foram desenvolvidas a fim de buscar relatar os momentos vividos pelos grandes
personagens como reis, sacerdotes e outras personalidades influentes nas
diversas sociedades de todo o mundo. Posteriormente o quotidiano do povo também
passou a ser registado em pinturas, desenhos e gravuras. Hoje, obras em museus
e colecções particulares espalhadas pelo mundo fornecem subsídios para a compreensão
da realidade em que viveram as pessoas do passado. Nesse sentido, ao longo dos
séculos muitos artistas buscaram por técnicas que lhes permitissem realizar
obras que documentassem com fidelidade os modelos retratados. A fotografia foi
o resultado de um conjunto de descobertas que começou com pesquisadores que
viveram antes de Cristo, os criadores das primeiras câmaras escuras -
dispositivos que possuíam um pequenino orifício por onde entrava um
"fio" de luz que projectava a imagem do mundo exterior na parede
oposta. A imagem projectada não tinha foco e ao longo do tempo os experimentos
conduziram a um aperfeiçoamento desse dispositivo. Lentes e outros aparelhos
foram associados a esse pequeno furo e aos poucos as coisas começaram a se
tornar mais elaboradas. No filme podemos observar um conjunto de fotografias
que se tornam imagens em movimento.
1.1 Conceito de Cinema
O cinema é um artefacto cultural
criado por determinadas culturas que nele se reflectem e que
por sua vez as afectam. É uma arte poderosa é fonte de entretenimento popular e torna-se um
método eficaz de influenciar os cidadãos. É a imagem animada que confere aos
filmes o seu poder de comunicação universal. Segundo o livro de Michael
Rabiger, Direcção de Cinema técnica e Estética pag 5 capítulo define O cinema
do começo do século XXI é, sem dúvida, a maior forma de arte do nosso tempo, o
meio ideal e diversão em massa e um importante canal de ideias e de expressão.
Ocupando o espaço que antes era monopolizado pelo romances, o cinema passou a
ser o veículo pelo qual os sonhos de todas as formas, cores e significados
entram na mente do público derrubando barreiras linguísticas e culturais para
emocionar corações e almas, como a arte deve fazer e como nenhum outro meio de comunicação
fez antes.
O cinema conquistou o seu lugar por ser um meio de comunicação
colectivo, e não individualista. A produção cinematográfica é um local de
encontro, de colaboração e de companheirismo entre roteiristas, dramaturgos,
actores, criadores de imagem e ilusão, coreógrafos, directores de arte, cenógrafos,
sonoplastas, maquilha dores, figurinistas, músicos, editores, artistas e
técnicos e de todos os tipos.
1.2 Conceito de técnicas cinematográfica.
Na página 11 do livro Dicionário Teórico e Critico do
Cinema fala a respeito da técnica como sendo fundamental para o cinema. Assim
sendo vamos directo ao que nos interessa.
O autor define técnica como: Acelerado, Acusmático, Agentica,
argumento, Audiovisual, banda imagem, banda sonora, Câmara cenário, conservação,
Continuidade, Contra/campo, Desenrolamento, Digit al, efeitos especiais, Escalados planos Establishing shot,
Falso Racord, Filme, Flash back, fora de
campo, Fora de quadro, Formato, Fotografia e Cinema, Fotógrafo de plateau, Fotograma,
fundido, Genérico, Geografia Criadora, Grande plano, Harmónica, Iluminação, Insert,
Instalação, Jump cut, Junção, longa metragem, Luz, Média metragem, Montagem,
Montagem de atracões, Montagem intelectual, movimento da câmara, Mudo, Negro, Nitrato,
Observador visível, off, Paralela, persistência retiniana, Planificação, Plano
de exposição, Plano sequencia, plano subjectivo, Plano, profundidade de campo, Projecção,
racord, Relenti, Realizador, Regra dos 180ª Relevo, Restauro, Reutilização,
Ritimo,Salto,Sequencia,Sinopse,Sobreenquadramento,Sobreimpressao,Som,Sonoro,(cinema),
Subtitulo, Televisão, Titulo, Vertical, Vdeasta, Vídeo, Virtual.
1.3 A INVENÇÃO DO
CINEMA
No surgimento do cinema final do século XIX tudo era
diferente. Sendo esta época um marco para a predominância da era da imagem. Já
que a partir do cinema desenvolveu-se uma forma de linguagem audiovisual, que
depois foi assimilada pela televisão e outras formas de comunicação. O cinema
trouxe consigo aspectos da modernidade, o que contribuiu para iniciar outra
maneira de interacção comunicacional. Representou também a mudança do conceito
de arte, além de estabelecer um discurso próprio. A nova invenção representou
um avanço da técnica. Na maioria dos escritos sobre cinema é destinado aos
irmãos Luís e Auguste Lumière como os grandes criadores desse feito. Há mais de
cem anos, os irmãos Luís e Auguste Lumière fizeram projectar, no Salondien do
Grande-Café de Paris, uma colecção de imagens fotográficas animadas e essa projecção
foi considerada, por grande parte dos historiadores, a primeira exibição
pública de cinema e, por extensão o marco do nascimento dessa arte (COSTA,
2005, p. 7). Apesar disso, é explicado na obra, que do ponto de vista histórico
rigoroso o marco do cinema é arbitrário. Já que muito antes dos Lumière terem projectado
uma imagem com a chegada do trem na estação, os irmãos Max e Emile Skladanowsky
na Alemanha já promoviam sessões públicas de cinema. Fora ele, ainda se sabe de
Jean Acme Leroy, nos Estados Unidos, além de Tomas Edison, que com seu
quinedoscópio foi responsável por criar uma espécie de cinematógrafo em versão
individual, que só era utilizado em salas públicas semelhantes aos modernos
fliperamas. Todas essas constatações de exibições cinematográficas aconteceram,
pelo menos, dois anos antes da famosa exibição parisiense no Grande -Café.
1.4 CINEMA E COMUNICAÇÃO DE MASSA
Á criação do cinema, as pesquisas em comunicação avançam
entre pensadores e intelectuais a escrita por esta bela arte. O século XIX
representou um tempo sinalizador para as mudanças culturais, em que a sociedade
começa a se transformar com a chegada de novas tecnologias, industrialização e
a consolidação dos grandes conglomerados urbanos. A média, cinema, jornal,
rádio e televisão usufruem de todas essas mudanças e consagram um modelo para
disseminar informação e bens culturais, de modo a constituírem um poder de
influência muito grande junto à sociedade, agora vista como moderna. O
surgimento do cinema é uma das novas formas de mediação no processo e no fluxo
de interacção com a sociedade. A mensagem cinematográfica, televisão ou de qualquer
outra forma, acontece por meio de uma apropriação de sentido do receptor. Isso
implica dizer que quando essas mediações são accionadas, o receptor pode sempre
repor no espaço social suas próprias interpretações. Sabe-se que o cinema nasce
como uma forma de comunicação de massa hegemónica do século XX e logo se torna
um dos principais mediadores desta sociedade. O nascimento do cinema por si só
já representou uma nova forma de mediação, um novo processo comunicador e um
novo fluxo de interacção. Nos primeiros anos da criação dos cinemas nasce um
espaço intitulado cineclubes. Esses espaços são,de maneira geral, lugares
destinados à exibição audiovisual variada, como
filmes de longa-metragem, curta-metragem, documentários etc. Como o
próprio nome sugere, esses espaços são clubes ou associações que
reúnem apreciadores da sétima arte.
1.5 FIDELIDADE NAS OBRAS CINEMATÓGRAFICAS
Falar de temas históricos é uma tarefa que
nem todos os realizadores estão dispostos a assumir, visto que este tipo de
obra além da atenção necessária com aspectos clássicos e técnicos. Assim como
desenvolvimento do próprio roteiro, cenário, fotografia, figurino, maquilhagem,
monumentos, [Elementos de época]. Os filmes que retratam factos históricos
merecem maiores comentários visto que representam uma época, apesar que nenhum
filme tem a obrigação de contar os factos tal igual ocorreram na história. Isso por motivos
bastantes simples e óbvios, todo e qualquer filme é uma peça artística fruto de
um esforço colectivo entre uma equipa de produtores, directores, figurinistas cenógrafos
etc. Estes filmes visa sobretudo, contar uma história, uma trama, onde há
personagens com características de personalidade construídas especialmente para
o filme, passam uma intenção ao telespectador de realismo. todo filme histórico
é uma versão subjectiva dos fatos que podem transmitir opiniões e emoções muito
específicas para cada um. Podemos ver isto também a partir de documentários,
que são mais imparciais e narrativos, não ficam totalmente isentos destas
características mas que levam a peito o realismo dos factos tais como eles são.
Portanto, discutir a fidelidade dos filmes
aos factos reis apenas em si mesma, quando se trata de filmes, não é tarefa das
mais produtivas. Claro que há elementos unânimes quando se trata de
determinados contextos. Mas isso não nos deve confundir, Estes filmes, mesmo
quando têm a pretensão de ser fiéis são antes de qualquer coisa, adaptações da
história para as telas do cinema e não a História nas telas. Uma observação
bastante pertinente Embora sejam obras de adaptação, isso não significa que os
filmes históricos têm a liberdade de falsear ou jogar no lixo eventos
históricos já amplamente conhecidos.
CAPITULO II: APRESENTAÇAO E CARATERIZAÇAO
DO FILME GLADIADOR.
Neste capítulo
é contada a verdadeira história da Roma antiga, a apresentação do filme, e os
elementos técnico através de imagens fotográfica comentário da análise feita no
filme.
2.1 A HISTORIA DA ROMA ANTIGA E O FILME GLADIADOR
O filme
Gladiador realça aspectos da história da Roma antiga, principalmente as
intrigas políticas e os assassinatos que sempre foram comuns por ocasião das
sucessões dos imperadores romanos. Segundo historias elas nunca foram
pacíficas, desde que Júlio César foi assassinado em pleno Senado pelos
senadores Caio, Bruto e Casca. Gladiador trata de uma
história de ficção, embora centrada na vida de personagens reais em ficção.
Marco Aurélio Antonino Augusto em latim Caesar Marcus Aurelius Antoninus
Augustus, conhecido como Marco Aurélio 26 de Abril de 121 - 17 de Março de 18
foi realmente imperador romano durante mais de vinte anos. Seu reinado foi um
dos mais longos da Roma dos Césares. Homem culto, filósofo e grande estadista,
ele é considerado um dos últimos grandes imperadores que Roma teve. Data da sua
morte o início da queda de Roma como grande império.
Nessa época
as fronteiras de Roma estavam a ser muito pressionada por invasões de tribos
bárbaras. Tanto no Oriente, quanto na Europa, era preciso manter um forte
contingente militar para repelir as constantes invasões que o Império sofria.
Era impossível para Marcus Aurélius, sozinho, controlar tantas tropas, razão
pela qual ele resolveu dividir o poder com um senador chamado Lúcius Verus, a
quem deu sua própria filha, Lucília, em casamento. A filha de Marcus Aurélius, Lucília,
também aparece no filme de Ridley Scott, mas sua actuação no filme não tem nada
a ver com sua verdadeira parte na história. Na verdade, ela acabou de ser
executada por tramar a derrubada de seu irmão Marcus Commodus. Diz a historia
que O Gladiador Aélius Maximus não
existiu historicamente. Pelo menos, não com esse nome. E não houve nenhum
general a quem Marcus Aurelius desejasse deixar o poder em lugar do seu filho
Commodus. Foi o próprio Marcus Aurelius quem nomeou Commodus seu herdeiro. Entretanto,
o filme segundo a o general se torna
gladiador por cauda do assassinato do Imperador e da sua própria família não
existe. Marcus Aurelius não foi assassinado, mas morreu de febre durante uma
campanha contra os germanos, quando estes sitiaram Vindobona (hoje Viena),
província avançada do Império Romano na fronteira leste. O filme gladiador é
fiel em certos aspectos á história. Como o personagem Marcus Commodus que foi
na realidade um péssimo imperador. Amigo
da depravação e dos combates na arena entre gladiadores, que seu pai
havia abolido, Commodus nunca demonstrou interesse pelas coisas do Estado
Romano. Em consequência disso os políticos do Senado, e os comandantes
militares, começaram a detesta-lo e a conspirar contra ele.Com um Senado
oposicionista, Cômmodus procurou legitimar seu governo com base no apoio
popular e no sentimento religioso do povo. Assim, instituiu oficialmente o
culto a Júpiter Summus, como religião oficial do Império Romano, garantindo
assim lugar no panteão dos deuses romanos para todas as divindades
estrangeiras. Diz a história que Commodus também gostava de apresentar-se na
arena como gladiador. Já Segundo os historiadores era um óptimo lutador, tanto
que ele próprio autodenomino-se Hércules Romanus, ficou como uma reencarnação
do herói grego. Moedas a representar
Commodus como Hércules hoje sao vistas nos museus. Segundo a historia no início
de seu reinado de Commodus ele, teve que enfrentar uma conspiração no Senado
tudo arquitetado e liderada por sua irmã Lucília. Nesta época ela estava ainda
casada com um dos principais generais de Marco Aurélio, de nome Tiberius
Claudius Pompeianus. Vencida pelo odio e
a conspiração, Commodus exilou-a e mais tarde matou sua própria irmã Lucília,
juntamente com seus partidários do Senado e no exército. Foi a partir desse
momento que ele teve que se apoiar na guarda pretoriana para garantir o seu
governo.
Partir dessa data o costume que se instalou em Roma, dos pretorianos
passarem a ser os principais responsáveis pela nomeação dos imperadores. Essa
actividade era geralmente financiada pela corrupção diz os historiadores que
este foi o principal motivo da queda do Império Romano na aquela época. Em
momento algum a história narra a existencial da família de máximo porque na
verdade não existiram.
2.2 PRODUÇAO CINEMATÓGRAFICA DO FILME
GLADIADOR.
Gladiador conta a história do general romano Maximus que
no ano de 180 d.C. serviu ao seu imperador Marcus Aurelius, prepara o seu
exército para impedir a invasão dos bárbaros germânicos. Gladiador é um filme
épico histórico de grande qualidade que acabou por conquistar o Óscar de Melhor
Filme, o principal prémio cinematográfico da Academia de Artes e Ciências
Cinematográficas dos Estados Unidos da América. Com uma acção temporalmente
localizada na época áurea do Império Romano, Gladiador acompanha a saga de
Maximus (Russell Crowe), um sábio e intrépido general romano que, depois de
vencer várias batalhas que contribuíram para a expansão territorial do Império
Romano, pretende abandonar a frente de batalha para regressar a casa. Mas com a
súbita e trágica morte do Imperador Marcus Aurelius (Richard Harris), que
pretendia promove-lo a Imperador. Maximus é perseguido por Commodus (Joaquin
Phoenix), o calculista e imprudente filho do falecido soberano imperador.
Depois de escapar à morte Maximus regressa a casa, mas descobre que durante a
sua ausência, as forças romanas assassinaram a sua família. Desolado pela
tragédia acaba por ser capturado e posteriormente vendido como escravo a um
velho e ambicioso gladiador que o leva até Roma para participar nos violentos
jogos do Coliseu, fornecendo-lhe a oportunidade perfeita para executar uma
tenebrosa vingança contra o verdadeiro assassino da sua mulher do seu filho, e
do Imperador.
Principais prémios e indicações
Óscar 2001
(EUA)
5 Vitórias de 12 indicações
Óscar para Filme
Óscar para Actor
Principal - Russell Crowe
Óscar para Figurino
Óscar para Efeitos
Especiais
Óscar para Som
Indicações:
Melhor Actor Coadjuvante
(Joaquim Phoenix)
Melhor Direcção de Arte
Melhor Fotografia
Melhor Director (Ridley Scott)
Melhor Edição
Melhor Trilha Sonora
Melhor Roteiro Original
Academia Japonesa de Cinema 2001 (Japão)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
BAFTA 2001
(Reino Unido)
Venceu nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Filme, Melhor Edição
(Montagem) e Melhor Desenho de Produção.
Indicado nas categorias de Melhores Efeitos Visuais, Melhor Figurino ,Melhor
Maquilhagem, Melhor Actor (Russell Crowe), Melhor Actor Coadjuvante (Oliver
Reed e Joaquin Phoenix), Melhor Roteiro Original e Melhor Som.
Globo de Ouro 2001 (EUA)
2 Vitórias de 5 indicações
Globo de Ouro para Filme - Drama
Globo de Ouro para Trilha Sonora
Indicações:
Melhor Director
Melhor Actor - Drama (Russell Crowe)
Melhor Actor Coadjuvante (Joaquin Phoenix)
MTV Movie Awards 2001 (EUA)
Venceu na categoria de Melhor Filme.
Indicado nas categorias de Melhor sequência de Acção, Melhor Luta, Melhor
Frase em Cinema, Melhor Actuação Masculina (Russell Crowe) e Melhor Vilão
(Joaquim Phoenix).
Satellite Awards 2001 (EUA)
Venceu nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e
Melhores Efeitos Visuais.
Indicado nas categorias de Melhor Direcção de Arte, Melhor Director, Melhor
Figurino, Melhor Edição, Melhor Filme - Drama, Melhor Actuação de Actor em
Cinema (Russell Crowe), Melhor Actuação de Actor Coadjuvante (Joaquim Phoenix).
2.3 FINAL DA
HISTÓRIA DO FILME GLADIADOR
O director
Ridley Scott, para o filme gladiador criou um final totalmente contrário da
historia verdadeira contada pelos historiadores. Na história contada pelos
historiadores Commodus não morreu na arena a lutar contra um gladiador. Ele
encontrou o sua morte, seu fim da mesma forma
que vitimou a maioria dos imperadores romanos na aquela época, Foi
assassinado por estrangulamento, em uma conspiração, datada em 31 de Dezembro de 192, por um lutador de luta
livre. luta romana de nome Narciso, o mesmo qual foi posto em sua sala de
banhos por sua principal amantete. O principal interesse do filme é evidenciar
característica heróica da verdadeira historia, brincar com os personagens. O personagem
Aélius Máximo evidencia bem tal heroína de general tornando-se um escravo que
desafia o poder constituído, tornando-se assim o poderoso que o imperador
através da sua fama de herói popular. Assim ele nessa época era muito temido
até pelos mais poderosos. Esta constatação podemos ver a transparecer num dos diálogos do
filme onde um dos gladiadores fala que o general tem um grande nome diz um
gladiador para Aélius Maximus. Maximo diz que se o imperador quiser matá-lo
terá que primeiro matar o seu nome.
2.4 A CONTRIBUIÇAO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO FILME
GLADIADOR
Há mais de cem anos, o cinema acompanha, regista e
encanta homens, mulheres e crianças pelo mundo inteiro. Sua trajectória
confunde-se com os próprios movimentos sociais do homem contemporâneo na
sociedade moderna. Com vitórias, medos, paixões e misérias foram por vezes,
filmadas e projectadas como imagens em movimento. Por conta disto e de seu
inestimável valor intelectual, estético e comunicacional. O cinema
configurou-se como a maior contribuição moderna do século XX. Como é analisado
em O cinema e a invenção da vida
moderna (2004), organizado pelos estudiosos americanos Leo Charney e
Vanessa R. Schartz, a questão da modernidade no cinema se consagrou como um
movimento único de transformação social, Já que antes mesmo do cinema se
popularizar já existia uma cultura cinematográfica. Quadros de Manet, cartazes publicitários e até a influência dos
museus de cera e do necrotério de Paris, sinalizavam uma nova forma de
configuração nas cidades. Por isso, o cinema não apenas nasceu na modernidade,
como a integrou de forma a ser essencial ao conceito de moderno .Refiro-me a um
período histórico demarcado do que a uma mudança na experiência. Essa nova
configuração da experiência foi formada por um grande número de factores, que
dependeram claramente da mudança da produção demarcada pela Revolução
Industrial. Foi também, contudo igualmente caracterizada pela transformação na
vida diária criada pelo crescimento do capitalismo e pelos avanços técnicos, e
sucessivas novas tecnologias de meios de transporte e comunicação. (GUNNING, 2004, p. 33). O cinema
surge a partir de uma cultura emergente do consumo e do espectáculo. Além de
abordar as mudanças ocorridas desde o início do cinema, chamado de primeiro
cinema, visto como uma evolução para o cinema que veio depois, com o cinema
clássico hollywoodiano e seus similares internacionais. Esse avanço
cinematográfico refere-se a estudos sobre o cinema e suas conjunturas próprias,
bem como modelos distintos de produção, exibição e recepção, abrangentes de
transformações sociais, económicas, políticas e culturais nas sociedades. Segundo Amont Jaques analisa-se um filme
quando se produz uma ou varias varias das seguintes formas de comentários críticos:
A descrição estruturação interpretação atribuição inteçao da analise é sempre
de chegar a uma explicação da obra analisada, ou seja, a compreensão de algumas
das suas razoes de ser. Por isso ela é tanto o fato do critico atento em
afirmar seu julgamento, quanto do teórico preocupado em elaborar um momento empírico
de seu trabalho conceitual mas, ela pode também constituir por si mesma, uma
actividade autónoma paralela a criatividade, não tendo porem o carácter de avaliação.
(Amonte.............. De facto,a analise de um filme é uma visualização de diferentes maneiras
criticas. entretanto as técnicas
cinematográficas permitem oferecer ao espectador de cinema a experiência de
visualização de um mundo moldado por actos mentais. Ridley Scott soube utilizar
muito bem tais elementos técnicos como
recursos necessários para esta grande produção do filme gladiador. Figurino,
efeitos especiais, fotografia, sonoplastia, transformam em uma só unidade esta
obra cinematográfica. Um elemento utilizado, mas não de forma grotesca, e que
tem grande influência sobre o gosto do público passa pelas cenas mais
violentas, e sangrentas. A todo momento
o sangue é jorrado em meio as barbáries, desde as primeiras cenas do
filme que reproduz uma batalha ou nas lutas entre os gladiadores. Se
analisarmos bem o conjunto dos elementos
vamos notar que não há rupturas ao perceber o sentido da fotografia, até
a sonoplastia. Quando falo em fotografia falo estou a tratar da percepção visual de cada cena que observamos
no filme. As cores falam por si só a maior parte delas acinzentadas. Esse
recurso foram bem pensados e bem aplicados. As primeiras cenas do filme
contextualizam um ambiente em guerra ou de uma guerra. A fotografia tende a ser
pálida, praticamente sem cores. Outro aspecto também relevante em qualquer produção cinematográfica, são os efeitos
produzidos pela localização e uso da câmara, como também o tempo de duração de
determinadas cenas. Ainda nas primeiras cenas do filme é possível perceber
esses efeitos. Em alguns momentos da batalha a sensação de perturbação devido
ao acelerado movimento das imagens é
inevitável. É como se estivéssemos atingir o auge do conflito, mas de repente,
aquele dinamismo é retardado para capturar um determinado foco que fora
considerado de grande importância. A audição se faz presente também para dar um
ritmo ao filme. Não basta o desencadear das cenas, mas o som adequado propicia
e estimula o processo de percepção da obra. No filme Gladiador essa união, som
e imagem, é percebida do início ao fim. As vezes intercalados entre diálogos ou
mesmo utilizado como fundo musical para aumentar e aguçar a emoção necessária
para aquela cena. Nos momentos de tensões, como os antecedentes as batalhas
entre os gladiadores, nas próprias batalhas misturam-se aos sons das espadas,
dos gritos de emoção do povo que se divertia com a morte dos gladiadores, e dos
gemidos de dor. Nenhuma lacuna. Isso pode representar, muitas vezes, a
aceitação ou não do público da obra cinematógrafica.Um outro aspecto a ser
analisado e que decisivamente interfere na qualidade da obra é a
contextualização, ou seja, a fidelidade com o cenário, com a época em que
transcorre o enredo da obra, principalmente quando tratam-se de temas de época.
Os elementos identificadores daquele período e da cultura são responsáveis pelo
realismo que é atribuída à história ou à obra. Em Gladiador, a reconstituição
da Roma Antiga permite atingir o realismo desejado. Os mínimos detalhes também
fazem toda diferença.
É perceptível em praticamente todos os
momentos do filme a presença sempre marcante dos bustos em mármore dos
imperadores, das esculturas e dos monumentos que tinham por objectivo
glorificar e manter vivo na memória do povo os grandes feitos e seus heróis. Momento
de grande emoção é observar o Coliseu em sua forma original. De início,
torna-se um pouco estranho, pois acostumamos hoje com parte de sua estrutura
destruída, não nos parecer uma lacuna.
Tudo
isso perderia seu valor se a temporização, ou melhor, a sucessão das imagens não
estivessem sincronizadas. Ponty nos
apresenta que o sentido da imagem depende daquelas que a precedem no decorrer
do filme e que a sua sucessão cria uma nova realidade, não equivalente à
simples adição dos elementos empregados. Cria-se, então, o que poderia se
chamar de métrica cinematográfica, técnica assimilada muito bem por Ridley
Scott. O figurino também não deixa a desejar. A luxuosidade são características
inerentes à cultura romana é pelas roupas e adornos das personagens commodus e
Lucília entre outros personagens do coliseu usa trajes luxuosos . A
monumentalidade dos edifícios, mesmo não ser visualizados por completos, é
percebido pelos elementos arquitectónicos como as famosas colunas gregas,
frontões. O filme Gladiador consegue atingir e apreender a significação do
cinema, um filme é para ser percebido todo ele por completo. Um enredo pode
parecer emocionante envolvente uma produção, terá grande influência sobre a sua
aceitação, sua interactividade uma experiência estética. Talvez nem todos que tenham
assistido ou que venham a assistir Gladiador alcance o que John Dewey considera como uma experiência estética, ou seja, ter
uma experiência completa da obra em análise.
2.5
CAPITULO III
ANÁLISE DOS ASPECTOS TÉCNICOS DO FILME GLADIADOR
Neste capitulo são
apresentados os os elementos técnicos, figurino, cenário e caracterização
através de imagens fotográficas e
comentário da análise feita no filme
As técnicas cinematográficas permitem
oferecer ao espectador de cinema a experiência de visualização de um mundo
moldado por actos mentais. Ridley Scott realizador do filme gladiador soube
utilizar muito bem tais elementos técnicos como recursos necessários para esta
grande produção do filme.
Figurino, efeitos especiais, fotografia,
sonoplastia, transformam em uma só unidade esta obra cinematográfica. Um
elemento utilizado, mas não de forma grotesca, e que tem grande influência
sobre o gosto do público passa pelas cenas mais violentas, e sangrentas. A todo
momento o sangue é jorrado em meio as barbáries, desde as primeiras cenas do
filme que reproduz uma batalha ou nas lutas entre os gladiadores. Se
analisarmos bem o conjunto dos elementos vamos notar que não há rupturas ao
perceber o sentido da fotografia, até a sonoplastia. Quando falo em fotografia
falo estou a tratar da percepção visual de cada cena que observamos no filme.
As cores falam por si só a maior parte delas acinzentadas. Esses recursos foram
bem pensados e bem aplicados. As primeiras cenas do filme contextualizam um
ambiente em guerra ou de uma guerra. A fotografia tende a ser pálida,
praticamente sem cores. Outro aspecto também relevante em qualquer produção
cinematográfica, são os efeitos produzidos pela localização e uso da câmara,
como também o tempo de duração de determinadas cenas. Ainda nas primeiras cenas
do filme é possível perceber esses efeitos. Em alguns momentos da batalha a
sensação de perturbação devido ao acelerado movimento das imagens é inevitável.
É como se estivéssemos atingir o auge do conflito, mas de repente, aquele dinamismo
é retardado para capturar um determinado foco que fora considerado de grande
importância. A audição se faz presente também para dar um ritmo ao filme. Não
basta o desencadear das cenas, mas o som adequado propicia e estimula o
processo de percepção da obra. No filme Gladiador essa união, som e imagem, é
percebida do início ao fim. As vezes intercaladas entre diálogos ou mesmo
utilizado como fundo musical para aumentar e aguçar a emoção necessária para
aquela cena. Nos momentos de tensões, como os antecedentes as batalhas entre os
gladiadores, nas próprias batalhas misturam-se aos sons das espadas, dos gritos
de emoção do povo que se divertia com a morte dos gladiadores, e dos gemidos de
dor. Isso pode representar, muitas vezes, a aceitação ou não do público da obra
cinematográfica.
Um outro aspecto a ser analisado e que decisivamente
interfere na qualidade da obra é a contextualização, ou seja, a fidelidade com
o cenário, com a época em que transcorre o enredo da obra, principalmente
quando trata-se de temas de época. Os elementos identificadores daquele período
e da cultura são responsáveis pelo realismo que é atribuída à história ou à
obra. Em Gladiador, a reconstituição da Roma Antiga permite atingir o realismo
desejado. Os mínimos detalhes também fazem diferença. É perceptível em
praticamente todos os momentos do filme a presença sempre marcante dos bustos
em mármore dos imperadores, das esculturas e dos monumentos que tinham por objectivo
glorificar e manter vivo na memória do povo os grandes feitos e seus heróis.
Momento de grande emoção é observar o Coliseu em sua forma original. De início,
torna-se um pouco estranho, pois acostumamos hoje com parte de sua estrutura
destruída, não nos parecer uma lacuna. Tudo isso perderia seu valor se a
temporização, ou melhor, a sucessão das imagens não estivessem sincronizadas.
Ponty nos apresenta que o sentido da imagem depende daquelas que a precedem no
decorrer do filme e que a sua sucessão cria uma nova realidade, não equivalente
à simples adição dos elementos empregados. Cria-se, então, o que poderia se
chamar de métrica cinematográfica, técnica assimilada muito bem por Ridley
Scott.O figurino também não deixa a desejar. A luxuosidade sao características
inerentes à cultura romana é pelas
roupas e adornos das personagens commodus e lucelia entre outros personagens do
coliseu usa trajes luxuosos . A monumentalidade dos edifícios, mesmo não ser
visualizados por completos, é percebido pelos elementos arquitetônicos como as
famosas colunas gregas, frontões. O filme Gladiador consegue atingir e
apreender a significação do cinema, um filme é para ser percebido todo ele por
completo. um enredo pode parecer
emocionante envolvente uma produção,
terá grande influência sobre a sua
aceitação, sua interactividade uma
experiência estética. Talvez nem todos que tenham assistido ou que venham a assistir
Gladiador alcance o que John Dewey considera como uma experiência estética, ou
seja, ter uma experiência completa da obra em análise.
Há aspectos a termos em conta no filme gladiador, como
por exemplo o tempo em que as cenas são gravadas, o local, as cores das
fotografias, caracterização, cenários, figurino. Na sua maioria, as cenas são
gravadas no período diurno, e com a presença de muito sol. Os efeitos especiais foram bem
aplicados. o filme possuí óptimos efeitos que remeti-nos a uma originalidade
dos factos, fora ainda o som, o figurino, como também constrói dentro de um
perfeito cenário. O Coliseu batalhas épicas, que com certeza vão ficar marcadas
para sempre na mente de quem tiver oportunidade de poder assistir o filme. O
filme gladiador foi galardoado ainda com cinco prémios em diversas categorias
destes principalmente nos aspectos técnicos: efeitos visuais, melhor filme,
melhor actor, venceu melhor som e melhor figurino.
3 ANALISE VISUAL DO FILME GLADIADOR
Caracterização: São as características psicológicas, físicas e sociais
que formam um personagem (composição da imagem tipologia). A caracterização é
um dos elementos fundamentais para um filme, logo, no filme o gladiador não foi
diferente com os personagens visto que tem características próprias, tanto
ficas como social e que também apresentam uma composição de imagem diferente
dos demais personagens. Como por exemplo personagens com ferimento, envelhecimento.
Cenário: É o local de filmagens. Cada um dos espaços de um
estúdio que serve de cenário durante a rodagem de programas ou filmes. Com o
cenário também não foi diferente, no filme podemos ver diferentes lugares a
onde foram gravadas as cenas como no caso do coliseu que na realidade para se
poder gravar algumas cenas foi precisamente erguer algumas paredes para dar impressão
ao telespectador como se foi real, apesar de algumas imagens serem adicionadas através
de computador, e também o cenário onde se passa a primeira batalha entre os
romanos e os bárbaros um cenário na floresta. Não podemos deixar de mencionar o
acampamento a onde estão as tendas , são cenários realmente históricos e lindos
que tem haver de acordo com a época em que o filme é retratado.
3.1 Figurino
Figurino: o figurino no filme gladiador é um clássico
representado a década do ano de 180 na Roma antiga. Os figurino são partes
impor tanto no cinema não só para compor um personagem e criar suas
personalidades e trajectos, como também para contar uma historia. Este filme
por sua vez soube transparecer nas cenas como eram os figurinos da Roma antiga.
Como de Lucília tecidos em seda com brilho
Nesta imagem é possível vermos como o
figurino faz toda diferença, sendo um filme épico. É sim que os .... se vestiam com roupas brancas e pretas.(1)
Há ainda alguns aspectos bastantes importantes como as
armas que utilizavam antigamente. Temos nesta cena a fazer parte do figurino
botas sandálias capacetes as vestes diferentes dos lutadores cintos flechas
armaduras. Segue-se no apêndice figura número (2)
Neste imagem podemos observar como era o figurino luxuoso
filha e do neto do imperador, tecidos de seda com pedras brilhantes. Foi um
figurino bem pensado e tem muito a ver com a época em que o filme retrata a
história da Roma antiga. Figura (3)
3.2 Cenário
Na imagem que se segue podemos ver o cenário com objectos
de cenas. Todo ele decorado de acordo a época em que a cena narra a historia.
Desde os cortinados, candeeiros, madeiras atravessadas, candeeiros, mesa, fogo
que faz parte da cena. Nesta época não havia electricidade e também alguns enfeites.
O realizador soube controlar a iluminação muito bem remete-nos ao ambiente de
uma sala. Segue-o se a imagem no apêndice figura número ()
Esta cena remeti-nos á num cenário de quarto, onde também
são usados objectos cenógrafo desde cortinas, estátuas e objectos dourados para
embelezar o cenário ()
Este cenário foi criado especialmente para ilustrar como
viviam na aquela altura, vemos as tendas a onde os guerreiros se protegiam da
chuva, som, frio e dormiam. ()
Esta cena nao passa despercebida demonstra bem o cenário
da antiga Roma, ilustra o contexto da época, mostra como eram as casas, figurino
num belíssimo plano de conjunto.
Nesta imagem temos a ilustre imagem do famoso coliseu em roma, a
onde morava o imperador
Comodus,Lucelia,o pequeno Lucio e outros que fazem parte da politica
romana e também passa as lutas dos
gladiadores.
3.3 Caraterizacao
Nestas cenas podemos ver dois personagens realçar a o
trabalho da caracterizadora o rosto de maximus pouco depois da batalha vemos
algumas manchas de sangue, e também no peito de num dos gladiadores uma espada
com sangue, tudo isto faz parte da caracterização foi propositado Olhando bem
para esta cena podemos perceber como a caracterização faz toda diferença no
personagem.
Nesta imagem
Maximos parece estar mais velho, todo este trabalho deve-se ao grande trabalho
do maquinador, que teve de aumentar as barbas e trabalhar o rosto, a
cabelereira também trabalhou o cabelo vemos que está crescido.
Esta é mais uma das muitas cenas a onde a caracterização
faz-se sentir como um elemento
fundamental do filme, neste minuto 44:55 segundos, vemos dois corpos carbonizados,
a esposa e o filho do general Maximus, uma cena bastante comovente e triste que
transporta o telespectador para uma emoção de tristeza.
Nesta cena no minuto 46:38 segundos, podemos observar mas
um dos elementos técnicos que o filme realça. A caracterização do personagem
principal da trama com um ferimento. Dá sensação de que seja verdadeira. É mas
um elemento que dá realeza no filme.
CONTRIBUIÇÃO DA TÉCNICA
Segundo o Manual Vocabulário do cinema Termos Técnicos e de Estética Cinematográfica
fala sobre a análise do filme. Analisa-se um filme quando se produz uma ou
várias das seguintes formas de comentario critico: a descriaçao, a estrutura,a
interpretaçao, a atribuiçao. A intençao da analise é sempre a de chegar a uma
explicaçao da obra analisada,ou seja a compreençao de algumas das suas razoes de ser. Por isso,
ela é tanto o fato do critico atento em firmar seu julgmento,quanto do teorico
preocupado em elaborar um momento empirico de seu trabalho conceitual, por si
mesma,uma actividade autónoma, paralela á critica,nao tendo porem, o caracter
de avaliaçao.
Cita-se, correntimente,como:
Primeiro o exemplo
histórico, a análise, pelo próprio director,de um fragmento de 14 planos de O
ENCOURAÇADO (Eisentein 1934),trabalho
que com efeito,apesar das limitaçoes
devida a sua relativa brevidade e sua intençao apológica, esbolçava ao
menos trés dirençoes de analises com um futuro promissor: primeiro ele faz
analise da montagem e dos efeitos, sequencias,que seria, para a semiologia
estrutural. O essencial (Bllour, Kuntzel, Chateau e Jost).
Segundo a
descriçao plastica dos plasnos,e da composiçao, em um sentido quase musical das
relaçoes de plano a plano uma
preocupaçao que retornaria,transformada,nas décads de 1980 e 1990.
Terceiro em
fim a preocupaçao dos directores mais teóricos (ou simplismente,
conscientes de sua arte) em ilustrar sua
conscepçao do cinema com exemplos análitos,de Hitchcock a Godrd ( que informaou
sua auto-análises em verdadeiros ensaios filmados. A análise do do filme foi
ssempre feita em virtude, entre outros, do tempo que ela exige por
pesquisadores profissionais. Dai a razao pela qual ela foi com tanta frequencia
considearada uma variante da actividade
teorica. Isso explica tambem que o metodo análitico,e tambem a
reflexao metodológica,tenham caminhos
paralamente á evoluçao das ideias dominantes em teoria.entretanto A análise de
Eisenstein estava profundamente impregada das idéias dos formalistas russos
sobre a obra de arte,embora a análise dele tenha se defendido dessas ideias. A iluminaçao,os efeitos de luzes e toda estética das cenas apresentam-se satisfatorias aos olhos dos espectadores
,apasar de ter alguns defeces. Este filame mostra apontencialidade que deve apresentar os filmes épicos baseados
em histórias. Entretanto nao podemos negar que a tecnologia também tem cido
cada vez mais utilizadas na concepçao
dos filmes,e no gladiador nao foi diferente. A tecnologia ajudou muito como foi
o caso dos figurante que pareciam reais
mas na verdade foram acrescetados,o avanço das tecnologias e a técnica sao fundamentais para
sustentablidade do filme.este por sua vez torna-se diferente por alguns
motivos.
Primeiro- é diferente porque o director cria elementos de
modo que o espectador tenha mais contacto com a antiguidade atravez da própria
história, dos figurinos,cenário entre outros.
Segundo- é um filme que deixou de lado os métodos
analógicos e utiliza muito os meios técnologicos.
-Aanalise do filme
na pg 12 diz que a analisar um
filme,mesmo enquanto obra artistica, é no fundo uma actividade banal,
pelomenos de maneira nao
sistemática,que qualquer espectador,por
pouco critico,edistante do objectivo,prático a dado momento da sua viasao. O
olhar com que se vé um filme torna-se analitiaco. Quando ,como a etmomologia
indica,decidimos dissociar certos elementos
do filme para nos interessarmos mais
especialmente por tal momennto,tal imagem ou parte da imagem,tal situaçao.
Assim definida de forma minimal mas exata pela atencao prestada ao
pormenor a análise é uma atitude comum ao critico ,ao cineasta e
a todo o espectador minimante consciente. Em particular deve ficar claro que um
bom crítico é sempre, mais ou menos,um analista mesmo que potencialmente, e que uma das suas qualidades
é precisamente a atençao para os detalhes, assciadoa a uma forte capacidade
interpretativa.
.