o planeamento de ensino

Introdução


Neste trabalho abordaremos sobre o planeamento de ensino, o tipo de planeamento de ensino, a sua importância, as suas características, etapas do planeamento e finalmente a conclusão e o referencial bibliográfico.
Pós, estes itens, erguem-nos a compreender o assunto…





















1.1 - O que é planeamento

Planeamento é o processo de busca de equilíbrio ente meios e fins, entre recursos e objectivos, visando ao melhor funcionamento de empresas instituições, sectores de trabalho, organização grupais e outras actividades humanas.
1.1-  Planeamento em sentido amplos é um processo que visa a dar respostas a um problema estabelecendo fins e meios que apontem para estabelecendo fins e meios que apontem para sua superação de modo atingir  objectivos anos previstos , pesando e prevendo e prevendo necessariamente o futuro , mas considerando as condições do presente, as experiencias do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filósofos cultural , económico e politico de quem planea e com quem se planea.
Planear é uma actividade que esta dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação  prever o futuro, estabelecer caminhos que passam natear  mais apropriadamente a execução da acção educativas, prever o acompanhamento e a avaliação da própria acção.

1.2 -Tipos de planeamento de ensino

O planeamento de ensino é desde brável em três tipo , diferenciados por graus crescentes de especificidade:
- Planeamento de curso
- Planeamento de unidades
- Planeamento de aula              

Planeamento de curso – é a previsão de uma determinado conjunto de conhecimento atitudes e habilidades a ser alcançados por uma turma, num certo período de tempo.
O planeamento de curso traz muitas vantagens:
- Dá oportunidade ao processar para adequar o programa realidade de sua classe.
 - Permiti a distribuição da matéria pelo número de aulas disponíveis.
 - Permite que o professor avalie previamente a profundidade com que vai tratar cada assunto.
Algumas normas para elaboração de um plano de curso:
Fazer uma sondagem inicial para conhecer o nível e as características dos alunos estabelecer, após a sondagem, os objectivos da disciplinas e os objectivos gerais de cada um dos capítulos ou unidades.
Adequar as actividades a serem desenvolvidas com os objectivos estabelecidos e com o tempo disponível.

Planeamento de unidades – é uma forma de especificação maior do plano de curso.
Uma unidade de ensino é formado de osso uma inter-relacionados. Este tipo de planeamento inclui objectivos e conteúdos.
 Podemos distinguir três etapas do plano de unidades:
- Apresentação
- Desenvolvimento
- Integração
Apresentação nesta etapa o professor procura identificar estimular os interesses dos alunos , relacionado os com o tema de unidade . para tal ele poderá desenvolver as seguintes actividades:
- Pré teste oral ou escrito, para sondagem das experiencias anteriores dos alunos.
- Dialogo com a classe a propósito do tema.
- Comunicação aos alunos objectivo das unidades.
- Utilização de material ilustrativo.
- Desenvolvimentos – nesta etapa os alunos deverão chegar a compreensão do tema. Aqui o professor poderá lançar mão das seguintes actividades.
- Estudo dos textos dirigido
-Solução de problemas
- Trabalho em grupo.
Integração – nesta etapa, os alunos deverão chegará uma sentisse dos temas abordos na unidades. Isto poderá ser alcançado através de seguintes actividades:
- Organização de resumos.
- Relatório oral que sintetize os aspectos mais importantes na unidade.

Planeamento de aula – é a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia lectivo.
Assim, o planeamento de aula é a sistematização de todas as actividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem numa dinâmica de ensino – aprendizagem.
O plano de aula deve prever estímulos adequados aos alunos a fim de motiva-los , e criar uma atmosfera de comunicação entre professor e alunos que favoreça a aprendizagem.
2. Como elaborar um plano de aula?
1º - Deve-se indicar o tema central da aula. Ex: matéria-prima e produto.
2º Deve -se estabelecer os objectivos da aula.
No final da aula o aluno será capaz de:
-Identificar a matéria-prima
-identificar o produto
Identificar processos de transformação de matéria – prima em produtos.

1.3 - Porque planear o ensino

2.1 Na escola, actuando como educadores, temos o dever de introduzir os jovens nos diversos aspectos da vida cultural da sociedade em que vivemos e isso requer acção sistemática, organizada e intencional.
As acções do ensino podem ser projectadas, representadas e concebidas antes de sua realização. Através do planeamento, busca-se racionalizar a acção. No cenário educacional, as metas do ensino costumam a ser muito generosas, o tempo e os recursos para sua execução limitados. Nesse sentido o planeamento busca optimizar a acção docente.

O planeamento do ensino: é uma espécie de guia da acção, princípios sobre os quais se organizam e concebem a acção docente em sala de aula. Sua função é a de orientar e fundamentar escolhas, mesmo que não seja capaz de antecipar todas as decisões que serão tomadas em sala de aula. Coerentes com essa concepção, é comum que uma mesma aula desenvolvida por um professor seja executada de maneira completamente diferentes nas várias turmas em que ele lecciona, seu que ele tenha se descuidado do planeamento de suas aulas. Podemos dizer que os planos de ensinos são transformados e recriados ao longo de sua implementação.
Os planos, resumidos como esquemas flexíveis para actuar na prática, proporcionar segurança ao professor assim, abordará com mais confiança os aspectos imediatos e imprevisíveis que lhe são apresentados na acção. O plano prévio e o que permite parado altamente, um maço para a imprevisão e criatividade do docente.
O plano delimita a prática mas oferece um maço de possibilidades abertas.

  1.4 - Características de um bom planeamento de ensino

- Ter elaborado em função das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos.
- Ter flexíveis, isto é, deve dar margem a possíveis reajustamentos sem quebrar sua unidade e continuidade. O plano pode ser alterado quando se for necessário.
- Ter claro é preciso, isto é, os anunciados devem apresentar indicações bem exactas e sugestões bem concretas para o trabalho a ser realizado.
- Ter elaborado em íntima correlação com os objectivos visados.
- Ter elaborado tendo em vista as condições reais e imediatas de local, tempo e recursos disponíveis.

2 - Importância do planeamento de ensino.

O planeamento de ensino tem grande importância no processo de ensino – aprendizagem porque:
- Evita a rotina e a improviso
- Contribui para a realização dos objectivos visados.
- Promove a eficiência do ensino.
- Garante maior segurança na direcção do ensino.
- Garante economia de tempo e energia.

3 - Etapas do planeamento do ensino:

São quatro as etapas do planeamento de ensino:
- Conhecimento da realidade.
- Elaboração do plano.
- Execução do plano.
- Avaliação e aperfeiçoamento.
Conhecimento de realidade: Para poder planear adequadamente a tarefa de ensino e atenderas necessidades do aluno é preciso antes de mais nada, saber para quem se vai planear. Por isso conhecer o aluno e seu ambiente e a primeira etapa do processo de planeamento. É preciso saber quais aspirações, frustrações, necessidades e possibilidades dos alunos. Fazendo isso, estaremos fazendo uma sondagem, isto é buscando dados.

Elaboração do plano: A partir dos dados fornecidos pela sondagem e interpretados pelo fornecidos pelo diagnóstico, temos condições de estabelecer o que é possível alcançar, como fazer para alcançar o que julgamos possível e como avaliar os resultados.
Por isso, passamos a elaborar o plano através dos seguintes passos:
- Determinação dos objectivos.
- Selecção e organização dos conteúdos.
- Selecção e organização dos procedimentos de ensino.
- Selecção de recursos.
- Selecção de procedimento de avaliação.
- Estruturação do plano de ensino.

Execução do plano: Ao elaborarmos o plano de ensino, antecipamos de forma organizada, todas etapas do trabalho escolar. A execução do plano consiste no desenvolvimento das actividades previstas.

Avaliação e aperfeiçoamento do plano: Ao término da execução do que foi planeado, passamos a avaliação o próprio plano com vistas ao planeamento.
Nessa etapa, a avaliação adquire um sentido diferente da avaliação do ensino aprendizagem e um significado mais amplo. Isso porque, além de avaliar os resultados do ensino – aprendizagem procuramos avaliar a qualidade do nosso plano, a nossa eficiência como professor e eficiência do sistema escolar.









Conclusão


Como, é do conhecer de muitos, o planeamento têm uma grande importância pós é utilizado em todas as áreas da vida. Ela prevê, como realizar e atingir um determinado objectivo.























Conteúdo
Bibliografia ………………………………………………………………………………………8