Introdução
Neste trabalho abordaremos sobre o
planeamento de ensino, o tipo de planeamento de ensino, a sua importância, as
suas características, etapas do planeamento e finalmente a conclusão e o
referencial bibliográfico.
Pós, estes itens, erguem-nos a compreender o assunto…
1.1 - O que é planeamento
Planeamento é o processo de busca
de equilíbrio ente meios e fins, entre recursos e objectivos, visando ao melhor
funcionamento de empresas instituições, sectores de trabalho, organização
grupais e outras actividades humanas.
1.1-
Planeamento
em sentido amplos é um processo que visa a dar respostas a um problema
estabelecendo fins e meios que apontem para estabelecendo fins e meios que
apontem para sua superação de modo atingir
objectivos anos previstos , pesando e prevendo e prevendo
necessariamente o futuro , mas considerando as condições do presente, as
experiencias do passado, os aspectos contextuais e os pressupostos filósofos
cultural , económico e politico de quem planea e com quem se planea.
Planear é uma actividade que esta
dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a
improvisação prever o futuro,
estabelecer caminhos que passam natear
mais apropriadamente a execução da acção educativas, prever o
acompanhamento e a avaliação da própria acção.
1.2 -Tipos de planeamento de ensino
O planeamento de ensino é desde
brável em três tipo , diferenciados por graus crescentes de especificidade:
-
Planeamento de curso
-
Planeamento de unidades
- Planeamento
de aula
Planeamento de curso – é a previsão
de uma determinado conjunto de conhecimento atitudes e habilidades a ser
alcançados por uma turma, num certo período de tempo.
O planeamento de curso traz muitas
vantagens:
- Dá
oportunidade ao processar para adequar o programa realidade de sua classe.
- Permiti a distribuição da matéria pelo número
de aulas disponíveis.
- Permite que o professor avalie previamente a
profundidade com que vai tratar cada assunto.
Algumas normas para elaboração de
um plano de curso:
Fazer uma sondagem inicial para
conhecer o nível e as características dos alunos estabelecer, após a sondagem,
os objectivos da disciplinas e os objectivos gerais de cada um dos capítulos ou
unidades.
Adequar as actividades a serem
desenvolvidas com os objectivos estabelecidos e com o tempo disponível.
Planeamento de unidades – é uma
forma de especificação maior do plano de curso.
Uma unidade de ensino é formado de
osso uma inter-relacionados. Este tipo de planeamento inclui objectivos e
conteúdos.
Podemos distinguir três etapas do plano de
unidades:
-
Apresentação
- Desenvolvimento
- Integração
Apresentação nesta etapa o professor procura identificar
estimular os interesses dos alunos , relacionado os com o tema de unidade .
para tal ele poderá desenvolver as seguintes actividades:
- Pré teste oral ou escrito, para
sondagem das experiencias anteriores dos alunos.
- Dialogo com a classe a propósito
do tema.
- Comunicação aos alunos objectivo
das unidades.
- Utilização de material
ilustrativo.
- Desenvolvimentos – nesta etapa os
alunos deverão chegar a compreensão do tema. Aqui o professor poderá lançar mão
das seguintes actividades.
- Estudo dos textos dirigido
-Solução de problemas
- Trabalho em grupo.
Integração – nesta etapa, os alunos deverão chegará uma sentisse
dos temas abordos na unidades. Isto poderá ser alcançado através de seguintes
actividades:
- Organização de resumos.
- Relatório oral que sintetize os
aspectos mais importantes na unidade.
Planeamento de aula – é a sequência
de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia lectivo.
Assim, o planeamento de aula é a sistematização de todas as
actividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno
interagem numa dinâmica de ensino – aprendizagem.
O plano de aula deve prever estímulos adequados aos alunos a fim
de motiva-los , e criar uma atmosfera de comunicação entre professor e alunos
que favoreça a aprendizagem.
2.
Como elaborar um plano de aula?
1º
- Deve-se indicar o tema central da aula. Ex: matéria-prima e produto.
2º
Deve -se estabelecer os objectivos da aula.
No
final da aula o aluno será capaz de:
-Identificar
a matéria-prima
-identificar
o produto
Identificar
processos de transformação de matéria – prima em produtos.
1.3 - Porque planear o ensino
2.1 Na escola, actuando como
educadores, temos o dever de introduzir os jovens nos diversos aspectos da vida
cultural da sociedade em que vivemos e isso requer acção sistemática,
organizada e intencional.
As acções do ensino podem ser
projectadas, representadas e concebidas antes de sua realização. Através do
planeamento, busca-se racionalizar a acção. No cenário educacional, as metas do
ensino costumam a ser muito generosas, o tempo e os recursos para sua execução
limitados. Nesse sentido o planeamento busca optimizar a acção docente.
O
planeamento do ensino: é uma espécie de guia da acção, princípios sobre
os quais se organizam e concebem a acção docente em sala de aula. Sua função é
a de orientar e fundamentar escolhas, mesmo que não seja capaz de antecipar
todas as decisões que serão tomadas em sala de aula. Coerentes com essa
concepção, é comum que uma mesma aula desenvolvida por um professor seja executada
de maneira completamente diferentes nas várias turmas em que ele lecciona, seu
que ele tenha se descuidado do planeamento de suas aulas. Podemos dizer que os
planos de ensinos são transformados e recriados ao longo de sua implementação.
Os planos, resumidos como esquemas
flexíveis para actuar na prática, proporcionar segurança ao professor assim,
abordará com mais confiança os aspectos imediatos e imprevisíveis que lhe são
apresentados na acção. O plano prévio e o que permite parado altamente, um maço
para a imprevisão e criatividade do docente.
O plano delimita a prática mas
oferece um maço de possibilidades abertas.
1.4 - Características de um bom planeamento de ensino
- Ter
elaborado em função das necessidades e das realidades apresentadas pelos alunos.
- Ter
flexíveis, isto é, deve dar margem a possíveis reajustamentos sem quebrar sua
unidade e continuidade. O plano pode ser alterado quando se for necessário.
- Ter claro
é preciso, isto é, os anunciados devem apresentar indicações bem exactas e sugestões
bem concretas para o trabalho a ser realizado.
- Ter
elaborado em íntima correlação com os objectivos visados.
- Ter
elaborado tendo em vista as condições reais e imediatas de local, tempo e
recursos disponíveis.
2 - Importância do planeamento de ensino.
O planeamento de ensino tem grande
importância no processo de ensino – aprendizagem porque:
- Evita a rotina e a improviso
- Contribui para a realização dos
objectivos visados.
- Promove a eficiência do ensino.
- Garante maior segurança na
direcção do ensino.
- Garante economia de tempo e
energia.
3 - Etapas do planeamento do
ensino:
São quatro as etapas do planeamento
de ensino:
- Conhecimento
da realidade.
- Elaboração
do plano.
- Execução
do plano.
- Avaliação
e aperfeiçoamento.
Conhecimento
de realidade: Para poder planear adequadamente a tarefa de
ensino e atenderas necessidades do aluno é preciso antes de mais nada, saber
para quem se vai planear. Por isso conhecer o aluno e seu ambiente e a primeira
etapa do processo de planeamento. É preciso saber quais aspirações,
frustrações, necessidades e possibilidades dos alunos. Fazendo isso, estaremos
fazendo uma sondagem, isto é buscando dados.
Elaboração
do plano: A partir dos dados fornecidos pela sondagem e interpretados
pelo fornecidos pelo diagnóstico, temos condições de estabelecer o que é
possível alcançar, como fazer para alcançar o que julgamos possível e como
avaliar os resultados.
Por isso, passamos a elaborar o
plano através dos seguintes passos:
-
Determinação dos objectivos.
- Selecção
e organização dos conteúdos.
- Selecção
e organização dos procedimentos de ensino.
- Selecção
de recursos.
- Selecção
de procedimento de avaliação.
-
Estruturação do plano de ensino.
Execução
do plano: Ao elaborarmos o plano de ensino, antecipamos de forma
organizada, todas etapas do trabalho escolar. A execução do plano consiste no
desenvolvimento das actividades previstas.
Avaliação
e aperfeiçoamento do plano: Ao término da execução do que foi planeado,
passamos a avaliação o próprio plano com vistas ao planeamento.
Nessa etapa, a avaliação adquire um
sentido diferente da avaliação do ensino aprendizagem e um significado mais
amplo. Isso porque, além de avaliar os resultados do ensino – aprendizagem
procuramos avaliar a qualidade do nosso plano, a nossa eficiência como
professor e eficiência do sistema escolar.
Conclusão
Como, é do conhecer de muitos, o
planeamento têm uma grande importância pós é utilizado em todas as áreas da
vida. Ela prevê, como realizar e atingir um determinado objectivo.
Conteúdo
Bibliografia ………………………………………………………………………………………8