1.1- Introdução
O plano anual de actividades da escola é um instrumento
de organização e gestão da escola, contextualizando as diversas actividades a
desenvolver ao longo do ano lectivo com objectivos pedagógicos e os orçamentos
previstos, em articulação de escola e o projecto educativo de escola,
documentos que definem a orientação conceptual pela qual se vai orientar a actuação
pedagógica da escola, tanto na sua componente curricular como em todas
actividades de complemento e enriquecimento curriculares, ou extra
curriculares. É o documento de planeamento que define as actividades a
desenvolver ao longo do ano lectivo, sua organização e recursos, de forma a
concretizar os princípios constantes do projecto educativo de escola.
2- Plano anual de
actividades escolar (PAAE)
Os planos anuais de actividades
constituem instrumentos do exercício da autonomia de todos agrupamentos de
escolas e escolas não agrupadas, sendo entendidos como:
Documentos de planeamento, que definem,
em função do projecto educativo, os objectivos, as formas de organização e de
programação das actividades e que procedem a identificação dos recursos
necessários a sua execução.
Escola procura ser cada vez mais um
espaço autónomo, dinâmico, inovador e aberto a toda comunidade.
Em torno das actividades desenvolvidas ao
longo do ano pelos diferentes departamentos curriculares. Assume-se como um
instrumento essencial digestão que potencia a realização de actividades
destinadas a todos os graus de ensino, devidamente faseadas no tempo, e em
estreita articulação com projecto curricular do projecto educativo.
É um documento do planeamento que define
as actividades a desenvolver ao longo do ano lectivo e sua organização,
constituindo a expressão das metas e finalidades emanadas do projecto
educativo, e o resultado do trabalho de reflexão desenvolvido pelos agentes
educativos do agrupamento em torno da realidade em este se insere.
Assim, é importante que todos
intervenientes entendam o plano anual de actividades com um documento base e
orientador acções, abertas todas as sugestões requerendo, por isso, atitudes de
colaboração, compromisso bem como o envolvimento efectivo de toda a comunidade
educativa.
É com base nas linhas orientadoras dos
projectos educativos e seu tema globalizante “EDUCAR PARA OS VALORES RUMO AO
SUCESSO" que nascem as actividades que a seguir se definem e que se
enquadram nos objectivos que aqui se especificam:
- Incentivar a participação da comunidade
educativa – alunos, encarregados de edução professores, pessoal não docente e
instituições locais, actuando coerentemente, com objectivos comuns em prol do
desenvolvimento dos educandos;
- Proporcionar
aos alunos situações de convívio e trabalhar colectivo, indo ao encontro,
sempre que possível, dos seus interesses e expectativas;
- Conhecer
e promover a preservação do património ambiental, histórico e cultural;
- Promover
visitas de estudo a locais de interesse sociocultural;
- Combater
o insucesso associado a teoria à prática;
-Combater o
abandono escolar, promovendo o gosto pela escola através de actividades que vão
ao encontro dos interesses, necessidades e características dos alunos;
Incentivar
os alunos a utilizar os recursos existentes na escola (biblioteca,
computadores);
Promover o
exercício de uma cidadania responsável, através de projectos associados à
preservação do meio ambiente, à saúde, ao exercício da democracia, o desenvolvimento
do espírito de cooperação, solidariedade e respeito pelos outros,
imprescindível para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis;
Promover a
articulação inter-ciclos;
Dinamizar
actividades definidas nos departamentos como forma de colmatar dificuldades
manifestadas pelos alunos (na leitura, escrita, interpretação,
atenção/concentração, aplicação de conhecimentos, raciocínio lógico e calculo
mental, autonomia, espírito critico, etc.) e incrementar a motivação e o gosto
pelo saber.
2.1- Grandes linhas
orientadoras param objectivos e estratégias transversais
Tendo em
conta a estabilidade de gestão que tem caracterizado a nossa escola, procuramos
o reforço das actividades que possam contribuir para o desenvolvimento das
aprendizagens (formais e informais) dos alunos. – Aprendizagem é o processo –
chave da actividade da escola.
A gestão
deste processo é dinâmica, e aberta a mudança, mas deve identificar e ordenar
bem todos os seus processos de intervenção, tornando claros e precisos os seus
objectivos essenciais. Para concretização desse processo é necessário o
envolvimento empenhado de toda a comunidade educativa.
Devem ser
promovida e promovidas actividades e projectos que, de forma transversal,
potenciem as aprendizagens dos alunos numa perspectiva da obtenção de melhores
resultados tanto na avaliação interna como na avalia externa. Evidencia-se
neste caso:
a)
A Língua Portuguesa dado o seu carácter transversal
assume grande importância em todo o processo de ensino – aprendizagem. As
actividades que pretendam o desenvolvimento de competências nesta área
contribuem para diminuição dos níveis de insucesso em todas as outras áreas curriculares
disciplinares e não disciplinares.
b)
A matemática – pelo seu papel estruturante nas áreas
cientificas e pela importância que assume na compreensão e intervenção consciente
no mundo actual, devera ser uma preocupação de toda a comunidade escolar dado o
problema do insucesso nesta disciplina. Todos podem contribuir para melhoria do
desempenho dos alunos em matemática, cabendo à escola reforçar os mecanismos e
os recursos que tem ao seu dispor para alcançar os objectivos propostos.
c)
As ciências físico-naturais - tem a apresentado
resultados insatisfatórios, quer ao nível das PASE, quer ao nível dos exames do
ensino secundário de física química e de biologia geologia.
Isto justifica-se claramente continuar a
reforçar os mecanismo e a disponibilizar recursos para dinamização de
actividades que contribuam para melhorar o sucesso educativo nesta área
disciplinar.
No domínio-chave
da cooperação entre os agentes educativos privilegia-se:
a)
O envolvimento activo dos professores na concepção, planeamento
e desenvolvimento de actividades intra e interdepartamentais.
b)
A rentabilização da plataforma tecnológica da escola
Intranet como meio facilitador e promotor do dialogo entre os agentes
educativos no que diz respeito, essencialmente, à partilha de matérias
pedagógicos e à articulação curricular.
c)
A utilização das tecnologias da informação devendo
estas assumir um carácter transversal e contribuir para formação dos alunos.
No domínio-chave do civismo e
disciplina, deve-se dar ênfase ao fomento de valores e actitudes de respeito mútuo,
cooperação e civismo. A educação para a cidadania, que deverá estar presente em
todos os ciclos e com um carácter transversal, contribui para a criação da
identidade e desenvolvimento da responsabilidade e respeito na vida cívica dos
alunos. A área curricular não desenvolvimento da formação pessoal e social e da
consciência cívica dos alunos.
Ressalva-se ainda que a promoção na
unidade orgânica de um programa de saúde escolar, coordenado pela equipa de
saúde escolar. Neste programa integra-se a Educação Afectivo sexual que,
presente de forma transversal nas diferentes actividades da escola, contribui
para o autoconhecimento e valorização do corpo e dos sentimentos,
possibilitando abordagens a questões prementes no mundo actual.
A educação ambiental que devera estar
presente nas diferentes actividades da escola com carácter transversal, procura
a sensibilização dos elementos da comunidade escolar para consequências de práticas
desrespeitadoras do equilíbrio ambiental. Nesta meta destacam-se as actividades
desenvolvidos no âmbito do projecto eco escolas.
3- Conclusão
Chegamos a conclusão que o plano
anual de actividades tem como documento de referência o projecto educativo das
escolas cuja construção, apesar de assentar em princípios e valores, pretende
concretizar as metas e finalidades por ele estabelecidas, fazendo eco dos
pressupostos que lhe estão subjacentes. Assim, no respeito pela coerência,
pretende ser não so um documento do planeamento e operacionalização do trabalho
a desenvolver, mas também o reflexo do dinamismo e da missão formativa da
instituição, através da realização de projectos e actividades que vão de
encontro às necessidades e interesses da comunidade educativa.
Bibliografia
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