Agradecimento
Este trabalho de
pesquisa foi imperado pelo docente da cadeira de marketing Fernando Cabral, que
nos deu a oportunidade de aumentar os nossos conhecimentos geral e profundo em
relação aos passos para redução do índice de abandono de clientes.
Os autores
agradecem com imensa cortesia, a oportunidade que lhes foi dado, em parte esta
pesquisa, que referiu profunda dedicação e bastante empenho.
Dedicatória
As nossas
famílias e a todos aqueles que nos querem bem.
Cronograma
Nº
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Designação
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Período
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01
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Atribuição do trabalho de
pesquisa
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24 De Abril de 2014
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02
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Recolha da matéria de pesquisa
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01 A 31 de Maio 2014
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03
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Fim do trabalho
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02 De Junho de 2014
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04
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Entrega do trabalho do professor
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04 De Junho de 2014
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Objectivos
- Geral:
Identificar os passos para redução do índice de abandono de clientes.
- Especifico: Estuda
profundamente os passos para redução do índice de abandono de clientes.
- Apresentar
propostas para a resolução do problema apresentado.
- Buscar os
princípios da qualidade total em serviços que podem influenciar na fidelitação
de clientes.
Apresentação
A concorrência
entre as empresas está a cada dia mais elirrada. Os clientes estão exigindo
cada vez mais um serviço que seja diferenciado e de óptima qualidade. Caso não
encontra ao menor descuido ele sairá e procurará o concorrente mais próximo.
Para uma empresa
se diferencia do mercado e conseguir ter mais cliente, e evitar tamanho
atividade, ele deve adotar os princípios de qualidade total que se basia no
profundo conhecimento dos desejos e coesias do cliente e com base nisso
oferecer um serviço capaz de encanto-los, superando todas suas expectativas.
Somente deixar os clientes satisfeitos nos e mais suficiente para torna-los fieis.
Surpreende-los se tornou o factor mais importante, e só se consegue isto com um
fantástico atendimento.
Características dos serviços
Os serviços
devem ter um profundo conhecimento dos seus clientes, e deste modo superar as
suas expectativas, oferecendo um serviço inesperado e deixando-os
verdadeiramente encantados com o serviço prestado.
Este facto só é
possível caso á empresa se dedique a aplicar os conceitos de gestão voltados a
qualidade total em serviço e se empenha em prestar um excelente atendimento.
Fidelitação de Clientes
Devido a grande
fecilidade na obtenção de informações e de possíveis comparações entre produtos
e serviços de várias empresas diferentes, os clientes estão se tornando cada
vez mais exigentes e procurando um serviço de qualidade. Que profundo
conhecimento sobre as necessidades e desejos de cada cliente é fundamental para
que se consiga captura-los, e mais do que esta, cativa-los e fideliza-los.
Passos
para redução do índice de abando de cliente
De acordo com Kotler existem quatro
passos que devem ser adotados para reduzir o índice de abandono de clientes:
1-
Definir e calcular seu
índice de retenção.
Ex: No caso de uma unevirsade pode
ser verificado quantos alunos matriculados continuarem na universidade a
formação.
2-
A empresa deve identificar
as causas dos problemas com os clientes e ver os que podem ser mais bem
gerenciados. A fórum corporetion analisou clientes perdidos por 14 grandes
empresas. A conclusão foi: 15% abandonaram a empresa a empresa porque
encontraram um produto melhor, outros 15% o fizeram por conta os produtos mais
baratos, os 70% restantes mudaram de empresa por causa da atenção precária da
empresa com eles.
3- A
empresa deve estimar quanto lueno ela perde quando os clientes o abandonam. É o
chamado valor de longo tempo do cliente, ou seja, o valor que a empresa teria
ganho caso o cliente se mantivesse fiel a empresa.
4-
A empresa deve calcular
quanto custaria reduzir o índice de abandono. Onde que o custo seja menor que o
lucro perdido, a empresa deve investir esse valor para reduzir o índice de
abandono.
introdução
Quando os clientes desistem de comprar da sua empresa e partem
para novos fornecedores, a culpa é sempre sua. Muitos vendedores se
espantam quando um cliente vai embora ou, até mesmo se sentem traídos quando um
cliente resolve trocar de fornecedor, mas raramente se perguntam o que fizeram
de errado para o cliente ter ido buscar novas opções para comprar. Muitas
vezes, os clientes da sua empresa dão indícios de que algo está errado, mas
você não percebe ou, até mesmo ignora esses indícios achando que isso pode ser
barganha ou simplesmente jogo do cliente.
Resumo
Acontece que nenhuma empresa está a salvo de ser trocada
pelos seus clientes, se não estiver cumprindo o que prometeu a eles e não
estiver comprometida com os resultados positivos do cliente, como se fossem o
seu próprio resultado. Antes de
reclamar que um cliente abandonou a sua empresa e de achar que o
que ele fez foi a maior das injustiças, pense no que você e sua empresa fizeram
para motivar essa atitude.
Como diz a lei da física, toda ação resulta em uma reação
de igual intensidade. Então, quando um cliente ameaçar ir embora, busque
evidências que demonstrem que ele não estava satisfeito com a sua empresa. Certamente,
se você procurar um pouco, encontrará em algum momento uma evidência ou algum
sinal de que ele estava tentando avisar você de que em breve poderia trocá-lo
por um concorrente.
Portanto é melhor entender porque eles abandonam a sua
empresa e o que você deve fazer para manter os seus atuais clientes fiéis.
Em uma conversa com alguns de nossos clientes mais antigos, perguntamos se
existem alguns motivos principais que fazem os clientes quererem abandonar uma
empresa para ir para outra empresa.
Chegamos a algumas respostas semelhantes e acreditamos
que elas sejam os maiores indícios, como também os motivos pelos quais os clientes trocam de fornecedor.
Aqui estão algumas razões pelas quais os clientes
abandonam a sua empresa e o que você deve fazer para evitar que isso acontece.
Recomendamos que faça uma reflexão para ver se, em algum
momento, a sua empresa pode equivocadamente estar caindo nessas armadilhas sem
perceber. Se você se sentir familiarizado com qualquer dessas situações,
lembre-se que qualquer semelhança não é mera coincidência e lute para mudar
esse cenário o mais rápido possível.
A
concorrência bate o seu preço
Isso só acontece se você permitir que seu produto ou
serviço possa ser facilmente substituído. Se a sua empresa ainda compete por
preços, centavos e pequenos descontos, algo está errado. Você precisa parar de competir por
preço e começar
a competir em outras esferas.
Por quê? Porque quando você está competindo por preço,
certamente a sua empresa vai perder quando alguém tiver um preço ainda menor do
que o seu. Alguém mais disposto a ganhar menos (ou sair do jogo mais rápido). Competir
por preço não é, nem pode ser a sua estratégia competitiva para
ganhar mercado.
Por exemplo, se você está vendendo o papel da
impressora a uma grande empresa que trabalha com impressão, certamente
essa empresa, se procurar, vai encontrar algum outro fornecedor que possa
vender mais barato.
Para evitar esse problema, ofereça produtos e serviços
que são personalizados ao invés de algo padrão. Muitas pessoas reclamam que seus
produtos são commodities,
mas lembramos que não existem produto commodity, mas sim valores invertidos no momento da venda.
Se a sua empresa está batendo na tecla do preço e sempre seus clientes pedem desconto naquilo
que você vende, certamente elas não estão enxergando valor no que você
faz.
Ajuste constantemente seu produto a um alto
nível de personalização, para que os competidores não possam te copiar
e fazer com que a sua empresa seja trocada.
No exemplo que demos acima, ao invés de papel de
impressora, você pode oferecer um serviço que escreve, edita, imprime e entrega
os documentos mais importantes de seu cliente. Deixe claro que o que você faz é
diferente de seu concorrente e que você pode entregar mais valor. É isso que
seus clientes procuram: um produto que solucione problemas que nem eles sabem
que têm.
Quando você deixa
claro o que você pode fazer pelo seu cliente, fica muito mais fácil dele
enxergar valor no que você faz quando algum concorrente oferecer algo
semelhante a um preço mais baixo. O que não pode acontecer é seu cliente
receber uma proposta mais barata para fazer mais do que a sua empresa oferece.
O
cliente recebe um serviço ruim
Não há nada que mata a lealdade de um cliente mais rápido
do que trata-lo como um lixo quando eles precisam de seu apoio, compreensão ou
algum serviço. É por esse motivo que é uma loucura quando as empresas tratam
o serviço ao cliente como um custo a ser diminuído e cortado.
Quando você trata seu cliente de qualquer maneira,
isso deixa uma péssima sensação. Essa é uma sensação que nunca vai embora,
então no momento em que o cliente tem uma alternativa, ele não pensará duas
vezes antes de trocar.
A única maneira existente onde você pode oferecer um serviço ruim e ainda assim ter
clientes, é se todos que vendem o mesmo que você, tiverem um serviço
péssimo quanto o seu. Exemplo: Companhias
aéreas, bancos, operadoras de telefonia e internet e outros serviços
que nos deixam sem alternativa a não ser escolher por outro pior qualquer.
Quando fazemos uma reclamação na internet ou no SAC, não
esperamos ser atendidos por essas empresas. Sabemos que o serviço é péssimo e
somos praticamente reféns de suas condições.
Nos exemplos acima, não temos saída. Não podemos nos
comunicar sem nos tornarmos reféns das empresas de telefonia. Por mais que
você tenha a sua predileta, sabe que elas pecam muito no seu serviço e deixam a
desejar.
Mesmo assim, é apenas uma questão de tempo antes que
algum concorrente perceba e descubra como tratar bem os clientes que você
maltrata.
Um bom exemplo são as novas companhias
aéreas que estão nascendo e, aos poucos, estão tomando o lugar das antigas
empresas com serviços agregados e alguns pequenos diferenciais. Com alguns
mimos como, por exemplo, apenas 2 poltronas por fileira, educação, atenção e
hospitalidade, essas empresas vêm rapidamente tomando espaço e ganhando o
mercado de empresas tradicionais que apenas faturavam porque o cliente não tinha escolha.
Você pode escolher o que quer para a sua empresa: quer
ser a empresa que perde mercado e vendas para os novos fornecedores do seu
mercado, ou quer ser a empresa que chega para oferecer mais benefícios e oportunidades para os clientes e
com isso aumentar a sua participação no mercado.
Sua
qualidade está caindo
Podemos ver isso diariamente em muitos segmentos. Isso se
repete diariamente: uma empresa com um grande produto decide ter um pouco mais
de lucro através da terceirização de sua produção para a China ou algum lugar
onde cortar gastos possa ajudar a diminuir o preço. Muitas empresas listaram
isso como um grande motivo para
espantar o cliente. E, muitas vezes, o problema é bem menor do que isso.
Um exemplo mais simples do que esse é quando estamos
acostumados a frequentar um restaurante que gostamos e nos deparamos com a
queda na qualidade da comida, ou do atendimento. Muitas vezes, as empresas caem
na armadilha da redução de custos e contratam funcionários mais baratos ou
terceirizam a mão-de-obra, ou até mesmo compram produtos mais baratos para
diminuir os custos.
O resultado disso é uma queda percetível na qualidade do
produto e dos serviços. O cliente
sente isso imediatamente. Ou seja, produto que se parecem com os bons
produtos que costumavam ser, mas que rapidamente quebram (ou não funcionam
corretamente), porque o fabricante conseguiu economizar 0,1% em seu custo total
pelo uso de materiais de péssima qualidade.
A ilusão de corte de custos pode acabar afundando uma
empresa. É aquela velha história da empresa que quis cortar os gastos e
economizou no copo plástico, comprando um de menor qualidade e mais
barato.
Consequentemente, as pessoas começam a pegar 2 copos ao
invés de 1 copo, como faziam anteriormente.
Assim, ao invés de economizar e cortar custos, a empresa
está aumentando, ou mantendo seus custos como antes, sem nenhum ganho.
Sim, é possível evitar esse tipo de deformação na
qualidade, mas apenas se alguém na sua empresa estiver disposto a criar uma
equipe para toda a sua cadeia de suprimentos e verificar absolutamente os itens
de cada parte.
A Apple é um ótimo exemplo de
empresa que faz isso. A
sua empresa precisa muito medir as consequências de fazer isso e pesar se essa
é a melhor coisa a fazer.
As
necessidades dos clientes mudaram
Isso acontece o tempo todo porque o mundo dos negócios
muda constantemente. Seu desafio como vendedor é ampliar constantemente o que
você está oferecendo para as
necessidades do cliente. Para fazer isso, não é suficiente estar em
constante comunicação com seus clientes, ou em relacionamento direto.
Partimos da premissa que a sua empresa conhece o seu
mercado e seus clientes. E isso é o mínimo se você quiser crescer ao invés de
ficar assistindo às mudanças em seu setor.
Talvez, se o Orkut tivesse feito isso, hoje ele não teria
sido completamente esquecido e trocado pelo Facebook. E o pessoal do Facebook
tem ciência de que se não ficarem espertos, o mesmo pode acontecer. Por esse
motivo, o time de Mark Zuckerberg está dividido entre pessoas que fazem o
Facebook que temos hoje e profissionais que planejam o Facebook que vamos ter
daqui a 3 ou 5 anos.
Isso acontece porque as pessoas têm ciência de que
estamos em mutação e, qualquer coisa que permanece sem melhoria, acaba ficando
para trás na escala evolutiva.
E isso acontece com empresas, produtos e serviços. Você
realmente precisa conhecer o seu produto e ainda mais o seu mercado para não
ser vítima da evolução.
Conheça
seus clientes melhor do que eles mesmos
Aprenda a pensar como eles pensam para entender quais
melhorias e avanços eles gostariam que a sua empresa fizesse. Você precisa
antecipar onde seus clientes vão estar, ou vão querer estar daqui a 1 ou 2 anos
e responder essa realidade muito antes dos seus clientes chegarem lá. Só assim
a sua empresa e seus produtos conseguirão sobreviver à evolução da tecnologia e
do seu mercado.
Muitas vezes, a sua empresa não está fazendo nada de
errado e mesmo assim os clientes vão embora, trocando a sua empresa por um
outro fornecedor que parece ser mais adequado para eles.
Infelizmente, nem sempre é possível vencer todas as
batalhas. Mas a sua empresa pode lutar até o fim e garantir que está fazendo
tudo para que seus clientes permaneçam com você. Por isso, se você está fazendo
seu dever de casa nos casos listados acima, tenha a sua consciência
tranquila quando algum cliente for
embora. No final das contas, pode ser que ele tenha feito algum grande
favor a você em te deixar.
Por melhor que são as empresas, diariamente elas sofrem
danos por clientes que as deixam, mesmo elas dando todo o suporte que eles
precisam, pensando nas soluções mais importantes para as suas empresas e
ajudando-os a serem bem-sucedidos. A troca de fornecedor por um cliente, nunca
deve ser uma surpresa. Se for, significa que você não está prestando atenção no
que é importante para eles. Se você se surpreendeu com a saída de um cliente,
repense a maneira com que você trabalha
e trata todos os seus clientes.
Você
precisa redefinir suas prioridades seriamente, porque isso está arruinando a
estratégia da sua empresa. Garanta que a sua empresa esteja cumprindo com todas
as promessas feitas a seus clientes.
Conclusão
Depois
de ter feito o nosso trabalho chegamos a conclusão de que, as empresas devem
ser o mais claro possível na publicidade de um determinado bem ou produto, para
que ambos haja determinado confiança na venda dos produtos e bens. A fidelidade
é muito importante para o beneficio das vendas dos produtos e bens para que
haja um crescimento económico na produção de bens e serviços empresa.
Referências
bibliográficas
·
http://ww.agendor.com.br/blog/como-garantir-a-fidelidade-de-seus-clientes/
·
www.wikipidie.com