Que é a electricidade

- O que é a electricidade?

A electricidade é a forma mais importante na sociedade, é um fenómeno físico originado por cargas eléctricas estáticas ou em movimento e por sua interacção. A palavra electricidade significa material utilizado para indicar a manifestação da electricidade a partir da fricção de alguns materiais. Se aquecermos plástico, baquelite, âmbar ou vidro num pano de lã, verificamos que estes materiais ficam electrizados e exercem uma força de atracção noutros corpos. A este fenómeno chama-mos electrização.

Alguns conceitos importantes que dizem respeito à electricidade:
- Campo eléctrico: Efeito produzido por uma carga ao qual pode exercer força sobre outras partículas carregadas.
- Corrente eléctrica: Capacidade de um campo eléctrico de realizar trabalho. Na Física, corrente eléctrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga eléctrica. Sabe-se que, microscópicamente, as cargas livres estão em movimento aleatório devido a agitação térmica. Apesar desse movimento desordenado, ao estabelecermos um campo eléctrico na região das cargas, verifica-se um movimento ordenado que se apresenta sobreposto ao primeiro. Esse movimento recebe o nome de movimento de deriva das cargas livres. Raios são exemplos de corrente eléctrica, bem como o vento solar, porém a mais conhecida, provavelmente, é a do fluxo de electrões através de um condutor eléctrico, geralmente metálico.
- Potência eléctrica: Quantidade de energia convertida em um dado intervalo de tempo.
- Carga eléctrica: Grandeza proveniente dos níveis sub-atómicos. A carga eléctrica é uma propriedade física fundamental e é esta que determina algumas das interacções electromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor. Acredita-se na existência de dois tipos de carga, positiva e negativa, que em equilíbrio não são perceptíveis. Quando há igualdade ou equilíbrio de cargas em um corpo, diz-se que está electricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objectos carregados interagem exercendo forças uns sobre os outros. Entre partículas eléctricas existem forças gravitacionais de atracão devido às massas das mesmas e forças eléctricas de atracão ou repulsão. Todas as partículas elementares electrizadas possuem diferentes cargas eléctricas em valor absoluto. As partículas elementares são o protão, o electrão e o neutrão.

Produção de energia eléctrica

A produção de energia eléctrica é um dos processos que mais usamos no dia-a-dia. A indústria, a habitação, os serviços e os transportes dependem de máquinas eléctricas.
 - Vantagens: transporta-se e distribui-se a longas distâncias, a grande velocidade e pode obter-se a partir de diferentes fontes de energia.
Hidroeléctrica - É a energia produzida através da retenção da água dos rios, utilizando as barragem, obrigando a cair por uma conduta, de forma a por em acção uma roda hidráulica que liga a um gerador eléctrico.
Termoeléctrica – É a energia produzida a partir da queima de combustíveis, (carvão, petróleo e gás), que aquecem numa caldeira de forma a libertar vapor e gases, que acciona uma roda hidráulica que liga a um gerador.
Termonuclear – É a energia produzida a partir da fusão de material radioactivo, que aquece uma caldeira com água de forma a obter vapor, que acciona uma roda hidráulica que liga a um gerador.
Geotérmica - É a energia produzida a partir do vapor da água, proveniente do interior da crusta terrestre, que através de condutas fazem accionar uma roda hidráulica que liga a um gerador.


Riscos ambientais na produção de energia eléctrica

- Todos os procedimentos usados para produzir grandes quantidade de energia constituem riscos, como mostra o quadro seguinte:


Central
Riscos para o ambiente
Riscos para a fauna e flora
Riscos para o homem


Hidroeléctrica
- A construção de albufeiras altera os ecossistemas.
- Nenhum risco de população atmosférica.

- Distúrbio da vida aquática pela degradação da água.


- Ruptura da barragem.
Termoeléctrica

A gasóleo





A carvão






A gás
- Poluição atmosférica.
- Acidificação da atmosfera pelo gás disperso da caldeira.

- Poluição atmosférica.
- Acidificação da área devido aos resíduos.


- Poluição atmosférica




- Destruição da fauna aquática por derrames acidentais na água.

Envenenamento da vegetação pela poeira.




- Implantação de condutas que destroem o ambiente.

- Poluição atmosférica.
- Explosão.




- Poluição atmosférica.





-Poluição atmosférica
- Explosão




Termonuclear
- Elementos radioactivos na área, no solo e na água.

Armazenamento da escória.

  - Destruição da fauna e da flora se existir uma fuga acidental de radiações.
 - Doença cancerosa pela exposição às radiações provenientes do material radioactivo.
Eólica – É a energia produzida por acção directa do ar em movimento – vento nas pás de um aerogerador.
Solar – É a energia produzida por acção directa do sol em geradores fotovoltaicos.