ÍNDICE
Introdução
Educação
engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer
sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e
perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos
culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um
membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a
educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a
adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à
sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e
endoculturação.
Desenvolvimento
No
caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e
tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade,
dá-se o nome de Educação Tecnológica. Outra prática seria a da Educação
Científica, que dedica-se ao compartilhamento de informação relacionada à
Ciência (no que tange a seus conteúdos e processos) com indivíduos que não são
tradicionalmente considerados como parte da comunidade científica. Os
indivíduos-alvo podem ser crianças, estudantes universitários, ou adultos
dentro do público em geral. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais
radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma
considerada padrão na sociedade
No
sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o
desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade
pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Para tal educação,
devemos considerar o homem no plano físico e intelectual consciente das
possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade
do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como
uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando
solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada
um. E existem vários tipos de educação.
Tipos
de Educação: no campo, corporativa, virtual, inclusiva
Conheça
os tipos de educação ou algumas conceituações sobre tipos de educação como
educação no campo, corporativa, virtual e inclusiva.
Educação no campo
Em
Angola há vários tipos de educação além da educação intelectual básica
conhecida comumente. A educação no campo por exemplo, é uma educação com
escolas, salas, alunos e material didático assim como em qualquer escola ou
faculdade comum, com a diferença de adequar algumas matérias ou todas de algum
modo, ao modo de vida da pessoa que vive em regiões rurais.
A
educação no campo tem começado a ter uma preocupação e atenção mais específica
nos últimos anos, dando mais oportunidades a pessoas da região rural onde ainda é grande no Brasil a taxa de
analfabetismo.
Educação
corporativa
Há
quem ache que porque a pessoa fez faculdade, tem pós graduação, fala mais de 2
línguas estrangeiras entre outros conhecimentos, ela não precise continuar
aprendendo e tenha alguma área em que ela precise aprimorar seus conhecimentos.
A chamada educação corporativa é o preparo de profissionais dentro de uma
empresa ou o preparo de líderes para outros cargos e funções correlatas dentro
da empresa em que trabalha.
Educação virtual e
inclusiva
A
educação virtual é a famosa educação a distância e gere o ensino através da
internet, por meio de vídeo aulas e troca de e-mails ou via chat entre
professores e alunos. Você pode estudar de qualquer lugar do mundo e pagando
mensalidades ou taxas mais baixas do que numa escola, faculdade ou curso comum
presencial e na hora que quiser.
A
educação inclusiva além de ter uma participação específica na educação a
distância, é mais voltada a pessoas que possuem alguma deficiência física ou
mental, incluindo crianças que precisam usar cadeiras de rodas para se
locomover e tendo rampas em escolas e até tendo crianças com alguma deficiência
mental leve em classes de crianças saudáveis e assim promovendo uma inclusão
tanto no ensino como na sociabilização dessas pessoas na comunidade.
Educação ambiental
A
educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se
propõe atingir todos os cidadãos através de um processo pedagógico
participativo permanente que deve incutir no educando uma consciência reflexiva
sobre a problemática ambiental. Na imagem ao lado exibimos a imagem de quatro
praias de Sul a Norte de PE. Com a ação antrópica, essas praias sofrem por
problemas de erosão.
Educação familiar x
educação escolar
Muitos
pais pensam que a porcentagem maior da educação está com as escolas. Ledo
engano. A escola representa um complemento, um direcionamento, um viés, na
complementação da educação familiar. Por mais que os educadores desempenhem
papel primordial na orientação da criança, não exime os pais da
responsabilidade maior na educação de seus filhos. Uma idade ideal para os pais
brindarem seus filhos com excelente educação vai dos zeros aos sete anos de
idade. Dos sete aos 14 a situação complica um pouco.
Na
foto acima, temos os exemplos de estudantes do Estado de Alagoas, de um lado a
escola com boa estrutura, do outro uma escola também com boa estrutura mas os
professores são os próprios pais dos alunos. A coletividade surge quando a
criança se ausenta do lar, forma turma, classes, e o somatório disto tudo é a
ESCOLA.
Educação social
A
educação social também visa à formação da auto-estima, da personalidade e do
caráter. Na imagem ao lado, temos o esboço de crianças da Escola Clotilde de
Oliveira, na Avenida Norte - Recife - PE. Através de uma pesquisa realizada por
um Grupo de estudantes da UFPE na tentativa de verfificar como esses estudantes
da 5ª série veem o espaço em que vivem e quem sabe entender porque eles são tão
agitados na sala de aula.
Educação sexual
A
educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre
de preconceito e tabus. Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca
certos constrangimentos em algumas pessoas. O objetivo principal da educação
sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura,
chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não
ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma
gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o
perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele
mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações.
Os principais
objetivos da educação
O
que precisamos hoje não é de conhecimento livresco, embora o adquirimos até uma
certa extensão para lidar com a vida nesse mundo. Mas, o que nos é essencial é
a sabedoria do Eu Superior. A educação espiritual é a educação mais elevada,
diz a Bhagavad Gita. Ela começa com o conhecimento discriminatório, que é como
um rio perene. Nos rios perenes, a quantidade de água pode variar, mas não a
qualidade. Portanto, os estudantes devem entender que a qualidade da educação é
mais importante do que sua quantidade. Diplomas não são importantes, mas o
conhecimento conquistado da educação é importante. Qual o significado da
educação? Não é apenas o acúmulo de informação. Ele também inclui a ação. A
educação que se origina de dentro tem uma base estável e é permanente. Ela é
denominada verdade. Um passo adiante da verdade está a verdade absoluta como mencionado
nos Vedas.
As
pessoas confundem o conhecimento livresco com a educação verdadeira. Qual o
objetivo da educação? Hoje, ninguém se preocupa com o objetivo da educação.
Educação é para a vida e não para ganhar a vida. A educação atual objetiva,
meramente, fazer durar a sobrevivência. Se a educação é apenas para ganhar a
vida, então como pássaros e animais vivem sem qualquer educação? Até mesmo
formigas e mosquitos, os quais não têm qualquer educação, continuam com suas
vidas. A educação é o mero ganha-pão do homem? Qual a essência da educação? A
essência da educação é a concentração da mente e não o conjunto de fatos. O
mero conjunto de fatos não irá servir a qualquer propósito. Eis um pequeno
exemplo. Um lavadeiro, em uma vila, vai de casa em casa coletando roupas para
lavar. Em cada família, o número de roupas entregues para lavar é anotado em um
caderno. Mas o lavadeiro não mantém nenhum registro escrito. À noite, ele
devolve as roupas às suas respectivas casas. Isso é conhecimento geral. Para
adquirir esse conhecimento geral, a educação não é necessária. Até mesmo um
lavadeiro o possui. Muitos homens educados carecem do discernimento de até
mesmo um lavadeiro. Vocês têm conhecimento geral desde o seu nascimento. Ele
deve permanecer com vocês toda sua vida.
O
objetivo da educação é o caráter. A educação sem o caráter é inútil.
Antigamente nos Gurukulas, os sábios levavam os estudantes consigo onde quer
que fossem e lhes ensinavam sem a conformidade com qualquer programação
horária. Essa educação era um contínuo processo de aprendizado. Mas hoje, em
escolas e universidades, a educação é dada de acordo com uma programação
horária definida. Isso limita o objetivo da educação. Mas a educação
verdadeira, que molda o caráter, não tem limites. Assim, o objetivo da educação
é o desenvolvimento do caráter mais elevado que não tem nenhum limite. Nosso
caráter é refletido em nossas palavras, comportamento e conduta na vida diária.
Assim, devemos falar de modo agradável e não machucar os outros com nossas
palavras ríspidas. É verdade que não podemos agradar sempre, mas podemos sempre
falar de modo agradável. Todas as nossas ações são relacionadas ao caráter.
Enquanto
cozinham, as senhoras selecionam panelas apropriadas de acordo com a quantidade
de arroz a ser cozido. Não faz sentido se uma panela grande é escolhida para
cozinhar uma quantidade pequena de arroz. O discernimento deve ser usado para
selecionar a panela e a intensidade da chama requerida para o cozimento. Da
mesma forma, o discernimento deve ser usado para enriquecer o caráter do homem.
Quando convidados mais antigos visitam a casa, até mesmo se a pessoa não pode
lhes oferecer qualquer coisa para comer, ela deve, no mínimo, convidá-los para
dentro, falar palavras afetuosas e fazê-los felizes. Ao invés disso, se alguém
lhes pergunta rudemente: “Por que você veio?” – isso não é bom. Até mesmo
quando o pai está em casa, é dito que ele não está lá. Isso não é uma educação
apropriada. Falem palavras boas e digam a verdade.
Há
três tipos de verdade – um fato, uma verdade e uma verdade absoluta. Falar como
é o que viram é um fato. Suponham que Eu os veja vestindo um traje banco e fale
que “estão vestindo um traje branco”, isso conota um fato. Mais tarde, em casa,
vocês podem vestir uma camisa azul. Então, o que Eu disse antes não é mais o
correto. Portanto, um fato é sujeito à mudança. A verdade, por outro lado, não
muda com o tempo. Uma pessoa pode trocar qualquer número de trajes, mas ela
permanece a mesma. Assim, a verdade é a mesma em todos os tempos. Eu sempre
digo que vocês não são uma pessoa, mas três. Aquela que pensam que são, isto é,
o corpo físico. Aquela que os outros pensam que vocês são, isto é, a mente. E
aquela que vocês realmente são: o Eu Superior. Vocês são uma combinação de
corpo, mente e Eu Superior. O corpo é sujeito à mudança. É o Eu Superior que é
eterno. Isso é referido como a verdade absoluta nos Vedas. Ela é imutável e não
tem atributos. Ela é descrita como: sem atributos, pura, morada final, eterna, imaculada,
iluminada, livre e a personificação do sagrado.
A educação e seus modelos
Apenas
quando reconhecemos o significado interno desses cinco princípios é que podemos
entender o significado da educação. A educação é de dois tipos: o primeiro
relaciona-se somente com o conjunto de fatos e com o conhecimento sobre o mundo
externo e o ensino dos mesmos aos estudantes. O segundo tipo é o educare.
Educare envolve o entendimento profundo da sabedoria que surge de dentro e sua
transmissão aos estudantes.
A
educação sem cultura é como uma sala escura. Apenas morcegos podem viver em uma
sala escura. Essas salas são sujas. Assim, obtendo essa educação destituída de
cultura, nossos corações se tornam salas escuras e, por isso, muitas qualidades
animais encontram seu caminho neles. A educação sem cultura é como uma pipa com
sua linha partida. Ninguém sabe onde ela irá cair e qual dano irá causar aos
outros. Desse modo, essa educação não beneficia ninguém. É, portanto,
essencial, desenvolver educare, assim todos poderão experimentar a
bem-aventurança de dentro. Somente se a educação for combinada com a cultura é
que ela irá resplandecer como uma verdadeira educação. O que é cultura? É o
cultivo de pensamentos bons, sentimentos bons, qualidades boas e a erradicação
de pensamentos maus, qualidades más e sentimentos maus, discernindo entre o bem
e o mal, o pecado e o mérito, a verdade e a mentira. Não só isso, a cultura
torna a pessoa tolerante destruindo sua mente limitada.
Essa
manhã, uma música foi cantada: “Eu e você somos um”. Até mesmo isso também é um
tipo de limitação da mente. Seria melhor dizer: “Todos somos um”. Uma voz
etérea disse a Jesus: “Todos são um, meu querido filho, seja equânime com
todos!” Educare desenvolve essa mente aberta.
Hoje,
encontramos apenas educação mundana e materialista, cujo foco é o conhecimento
livresco. É apenas conhecimento superficial que é temporário e transitório.
Devemos adquirir educare e não, meramente, conhecimento livresco. Educare
constitui o conhecimento prático. Há uns poucos passos entre o conhecimento
superficial e o prático. Do conhecimento superficial, devemos evoluir para o
geral. Após analisar esse conhecimento geral, podemos ganhar conhecimento
discriminatório e saber a diferença entre o bem e o mal. Desse conhecimento
discriminatório, evoluímos para o prático. Esse conhecimento prático é
imutável. A educação verdadeira e eterna nunca muda. Quando o coração está
preenchido com a compaixão, ele se torna sagrado e aspira pelo bem estar de
cada um e de todos.
Uma
pessoa educada não deve ter más qualidades e se satisfazer com más ações. A
educação atual só transmite o conhecimento livresco. Ela realmente degrada quem
confia totalmente nesse tipo de educação. Quanto tempo dura esse conhecimento
livresco? Ele dura tanto quanto está em sua cabeça. Não é possível colocar o
conhecimento livresco em prática. Enchemos nossas cabeças com o conhecimento
livresco, vamos para a sala de exame, preenchemos a folha de respostas e
retornamos com a cabeça vazia! Com efeito, a cabeça sempre permanece vazia.
Para adquirir o conhecimento discriminatório, requer-se o conhecimento geral
que consiste em discernimento comum e inteligência. O conhecimento
discriminatório também existe em seu sentido comum. Ambos são essenciais para a
vida nesse mundo.
Os benefícios da educação
Nós
cometemos um engano por nos identificarmos com o corpo. Por exemplo, uma mãe
morreu deixando para trás seu filho de quinze anos. O filho estava arrasado
pela dor e lamentou: “Ó mãe! Você me deixou!” Mas quem o deixou? O corpo da mãe
estava justo em frente a ele; então por que estava triste? Porque a vida deixou
o corpo de sua mãe. Assim, o corpo não é a mãe, mas o princípio da vida. O
princípio da vida não tem morte. O corpo é como uma roupa; a morte é como uma
mudança de roupa. Tudo nesse mundo submete-se à mudança. Mas há algo que é
imutável: o conhecimento fundamental. Uma vez que o tiverem dominado, ele os
seguirá e os protegerá onde quer que possam ir. Gradualmente, vocês devem se
livrar do apego ao corpo e desenvolver a consciência espiritual.
Vocês
estão buscando diferentes tipos de educação em diferentes países. Mas, em
última instância, a educação deve convergir em educare. Isso pode ser alcançado
gradualmente. Portanto, o mero conhecimento de livros e do que é dito ou
escrito na lousa não pode constituir educação. A verdadeira educação abre as
portas da mente. Como podem entrar em uma casa com as portas fechadas? Vocês
desejam felicidade e confortos. Também aspiram por virtudes. Para isso, vocês
primeiro têm que abrir as portas de sua mente. Só, então, a verdade absoluta
irá se manifestar em vocês. Essa verdade absoluta é toda-imanente. Em nossa
Organização, não devemos apenas vestir um uniforme, mas também desenvolver uma
mente uniforme. O básico a ser alcançado é a pureza da mente.
Manifestações do amor divino!
Há
muitos aspectos do sistema educacional moderno que devemos entender. Mas não
estamos aprendendo o que devemos. Ao contrário, estamos unindo informação
irrelevante. O mero aprendizado do conteúdo de um livro constitui educação
formal. A educação deve ser combinada com educare. Só, então, vocês irão
experimentar a bem-aventurança. Qual a diferença entre educação e educare? A
educação é como água insípida, educare é como açúcar. Meramente adicionar
açúcar à água não a faz doce. Apenas quando movimentamos o açúcar ele se
mistura com a água e a adoça. O coração é o copo, educare é o açúcar e a
educação tradicional é a água. Com a sabedoria como colher e o questionamento
como o processo de movimentar, vocês podem atingir o conhecimento espiritual.
Quando colocam a sabedoria em prática, vocês atingem o supremo conhecimento e a
divindade toda-imanente, que os permite reconhecer a unidade de toda a criação.
Isso é uma roupa. Mas não é apenas uma roupa. É um amontoado de fios, e de modo
mais fundamental, é algodão. O algodão, o fio e a roupa são um e o mesmo. Sem o
algodão, não há fio, e sem o fio, não há roupa. O reconhecimento da unidade na
multiplicidade é o objetivo último da educação.
Vocês
devem aprender a encarar as adversidades corajosamente sem culpar Deus. Deus
pode ter planejado conceder-lhes alguns benefícios através da privação. Vocês
devem aceitar a dor e o prazer como presentes de Deus e desenvolver a atitude
de que o que quer que Deus faça é para o seu próprio bem.
Há
3 tipos fundamentais de educação:
Educação
acadêmica
Educação
profissional
Educação
financeira
Os
dois primeiros tipos de educação são os mais conhecidos. Na educação acadêmica
as pessoas aprendem as habilidades necessárias para realizar tarefas comuns a
todos os seres humanos, como a escrita, a leitura, a interpretação de textos,
raciocínio, habilidades matemáticas, entre outras.
A
educação profissional é quando o indivíduo está trabalhando e precisa adquirir
novas habilidades focadas no trabalho. Ela é feita através de treinamentos
específicos, palestras, manuais.
Entretanto,
a educação financeira é a mais esquecida no nosso meio social. É com a educação
financeira que as pessoas conseguem administrar seu dinheiro, fazer com que
esse dinheiro renda, seja investido para trazer benefícios ao dono do dinheiro.
Infelizmente, é provável que você que esteja lendo este artigo tenha percebido
que o tempo que investimos em educação financeira é infinitamente menor do que
o tempo investido nos outros dois tipos de educação. A educação financeira é tão
importante quanto os outros tipo de educação
Apesar
do dinheiro ser comum a todos nós, as habilidades financeiras são deixadas de
lado pelas escolas, empresas e instituições. Essa falta de educação faz com que
milhões de pessoas trabalhem a vida toda e não consigam ter uma vida financeira
saudável, entregando-se muitas vezes a instituições financeiras que tomam seu
dinheiro através de empréstimos, cartões de crédito, cheque especial. Pensando
nisso, não é difícil concluir que não é de interesse de bancos, corretoras e
demais empresas financeiras que o grande público tenha acesso a informações que
aumentem a inteligência financeira.
Portanto
lembre-se que qualquer tipo de educação nunca é demais. Mas deve haver um
equilíbrio. A educação financeira é tão importante quanto os outros tipo de
educação.
A
educação se faz, se realiza, e um bom projeto arquitetônico da escola
concomitante a uma boa aplicação pedagógica é parte dos requisitos necessários
para obter êxito com relação à construção do conhecimento.
Todos
nós somos responsáveis pelas mudanças no nosso país, o apoio externo à escola é
fundamental para que ocorra uma maior probabilidade de sucesso da mesma.
Pensar
que juntos somos fortes o suficiente para mudarmos o quadro educacional
alarmante que se encontra a educação atualmente, é um gesto nobre diante de
algo que pode transformar toda uma nação ”a educação”
Conclusão
Cheguei
a concluir que a escola do século XXI precisa ser autônoma, democrática,
participativa para poder proporcionar ao discente um ambiente favorável à
construção do conhecimento.
A
escola precisa se transformar em uma grande central de idéias, onde o educando,
apropriado do conhecimento, possa construir a sua emancipação política-
econômica para poder modificar a sociedade.
Fazer
educação com qualidade social é sem dúvida, vivenciar a democracia nos espaços
escolares, é instrumentalizar para a participação, é conscientizar. Assim,
fazer Educação de qualidade é, incluir na formação dos alunos, bases de convivência
exitosa na cultura global, é considerar e investir no desenvolvimento das
capacidades de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e
aprender a ser.
Bibliografia
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