educação e tipos educação

ÍNDICE








 




Introdução


Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação.















Desenvolvimento


No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. Outra prática seria a da Educação Científica, que dedica-se ao compartilhamento de informação relacionada à Ciência (no que tange a seus conteúdos e processos) com indivíduos que não são tradicionalmente considerados como parte da comunidade científica. Os indivíduos-alvo podem ser crianças, estudantes universitários, ou adultos dentro do público em geral. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade
No sentido mais amplo, educação é um processo de atuação de uma comunidade sobre o desenvolvimento do indivíduo a fim de que ele possa atuar em uma sociedade pronta para a busca da aceitação dos objetivos coletivos. Para tal educação, devemos considerar o homem no plano físico e intelectual consciente das possibilidades e limitações, capaz de compreender e refletir sobre a realidade do mundo que o cerca, devendo considerar seu papel de transformação social como uma sociedade que supere nos dias atuais a economia e a política, buscando solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um. E existem vários tipos de educação.
Tipos de Educação: no campo, corporativa, virtual, inclusiva
Conheça os tipos de educação ou algumas conceituações sobre tipos de educação como educação no campo, corporativa, virtual e inclusiva.






Educação no campo


Em Angola há vários tipos de educação além da educação intelectual básica conhecida comumente. A educação no campo por exemplo, é uma educação com escolas, salas, alunos e material didático assim como em qualquer escola ou faculdade comum, com a diferença de adequar algumas matérias ou todas de algum modo, ao modo de vida da pessoa que vive em regiões rurais.
A educação no campo tem começado a ter uma preocupação e atenção mais específica nos últimos anos, dando mais oportunidades a pessoas da região rural onde  ainda é grande no Brasil a taxa de analfabetismo.

Educação corporativa


Há quem ache que porque a pessoa fez faculdade, tem pós graduação, fala mais de 2 línguas estrangeiras entre outros conhecimentos, ela não precise continuar aprendendo e tenha alguma área em que ela precise aprimorar seus conhecimentos. A chamada educação corporativa é o preparo de profissionais dentro de uma empresa ou o preparo de líderes para outros cargos e funções correlatas dentro da empresa em que trabalha.

Educação virtual e inclusiva


A educação virtual é a famosa educação a distância e gere o ensino através da internet, por meio de vídeo aulas e troca de e-mails ou via chat entre professores e alunos. Você pode estudar de qualquer lugar do mundo e pagando mensalidades ou taxas mais baixas do que numa escola, faculdade ou curso comum presencial e na hora que quiser.
A educação inclusiva além de ter uma participação específica na educação a distância, é mais voltada a pessoas que possuem alguma deficiência física ou mental, incluindo crianças que precisam usar cadeiras de rodas para se locomover e tendo rampas em escolas e até tendo crianças com alguma deficiência mental leve em classes de crianças saudáveis e assim promovendo uma inclusão tanto no ensino como na sociabilização dessas pessoas na comunidade.

Educação ambiental


A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos através de um processo pedagógico participativo permanente que deve incutir no educando uma consciência reflexiva sobre a problemática ambiental. Na imagem ao lado exibimos a imagem de quatro praias de Sul a Norte de PE. Com a ação antrópica, essas praias sofrem por problemas de erosão.

Educação familiar x educação escolar


Muitos pais pensam que a porcentagem maior da educação está com as escolas. Ledo engano. A escola representa um complemento, um direcionamento, um viés, na complementação da educação familiar. Por mais que os educadores desempenhem papel primordial na orientação da criança, não exime os pais da responsabilidade maior na educação de seus filhos. Uma idade ideal para os pais brindarem seus filhos com excelente educação vai dos zeros aos sete anos de idade. Dos sete aos 14 a situação complica um pouco.
Na foto acima, temos os exemplos de estudantes do Estado de Alagoas, de um lado a escola com boa estrutura, do outro uma escola também com boa estrutura mas os professores são os próprios pais dos alunos. A coletividade surge quando a criança se ausenta do lar, forma turma, classes, e o somatório disto tudo é a ESCOLA.

Educação social


A educação social também visa à formação da auto-estima, da personalidade e do caráter. Na imagem ao lado, temos o esboço de crianças da Escola Clotilde de Oliveira, na Avenida Norte - Recife - PE. Através de uma pesquisa realizada por um Grupo de estudantes da UFPE na tentativa de verfificar como esses estudantes da 5ª série veem o espaço em que vivem e quem sabe entender porque eles são tão agitados na sala de aula.

Educação sexual


A educação sexual busca ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas. O objetivo principal da educação sexual é preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura, chamando-os à responsabilidade de cuidar de seu próprio corpo para que não ocorram situações futuras indesejadas, como a contração de uma doença ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre está ao lado de outras pessoas e que nada irá acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnerável a tais situações.

Os principais objetivos da educação


O que precisamos hoje não é de conhecimento livresco, embora o adquirimos até uma certa extensão para lidar com a vida nesse mundo. Mas, o que nos é essencial é a sabedoria do Eu Superior. A educação espiritual é a educação mais elevada, diz a Bhagavad Gita. Ela começa com o conhecimento discriminatório, que é como um rio perene. Nos rios perenes, a quantidade de água pode variar, mas não a qualidade. Portanto, os estudantes devem entender que a qualidade da educação é mais importante do que sua quantidade. Diplomas não são importantes, mas o conhecimento conquistado da educação é importante. Qual o significado da educação? Não é apenas o acúmulo de informação. Ele também inclui a ação. A educação que se origina de dentro tem uma base estável e é permanente. Ela é denominada verdade. Um passo adiante da verdade está a verdade absoluta como mencionado nos Vedas.
As pessoas confundem o conhecimento livresco com a educação verdadeira. Qual o objetivo da educação? Hoje, ninguém se preocupa com o objetivo da educação. Educação é para a vida e não para ganhar a vida. A educação atual objetiva, meramente, fazer durar a sobrevivência. Se a educação é apenas para ganhar a vida, então como pássaros e animais vivem sem qualquer educação? Até mesmo formigas e mosquitos, os quais não têm qualquer educação, continuam com suas vidas. A educação é o mero ganha-pão do homem? Qual a essência da educação? A essência da educação é a concentração da mente e não o conjunto de fatos. O mero conjunto de fatos não irá servir a qualquer propósito. Eis um pequeno exemplo. Um lavadeiro, em uma vila, vai de casa em casa coletando roupas para lavar. Em cada família, o número de roupas entregues para lavar é anotado em um caderno. Mas o lavadeiro não mantém nenhum registro escrito. À noite, ele devolve as roupas às suas respectivas casas. Isso é conhecimento geral. Para adquirir esse conhecimento geral, a educação não é necessária. Até mesmo um lavadeiro o possui. Muitos homens educados carecem do discernimento de até mesmo um lavadeiro. Vocês têm conhecimento geral desde o seu nascimento. Ele deve permanecer com vocês toda sua vida.
O objetivo da educação é o caráter. A educação sem o caráter é inútil. Antigamente nos Gurukulas, os sábios levavam os estudantes consigo onde quer que fossem e lhes ensinavam sem a conformidade com qualquer programação horária. Essa educação era um contínuo processo de aprendizado. Mas hoje, em escolas e universidades, a educação é dada de acordo com uma programação horária definida. Isso limita o objetivo da educação. Mas a educação verdadeira, que molda o caráter, não tem limites. Assim, o objetivo da educação é o desenvolvimento do caráter mais elevado que não tem nenhum limite. Nosso caráter é refletido em nossas palavras, comportamento e conduta na vida diária. Assim, devemos falar de modo agradável e não machucar os outros com nossas palavras ríspidas. É verdade que não podemos agradar sempre, mas podemos sempre falar de modo agradável. Todas as nossas ações são relacionadas ao caráter.
Enquanto cozinham, as senhoras selecionam panelas apropriadas de acordo com a quantidade de arroz a ser cozido. Não faz sentido se uma panela grande é escolhida para cozinhar uma quantidade pequena de arroz. O discernimento deve ser usado para selecionar a panela e a intensidade da chama requerida para o cozimento. Da mesma forma, o discernimento deve ser usado para enriquecer o caráter do homem. Quando convidados mais antigos visitam a casa, até mesmo se a pessoa não pode lhes oferecer qualquer coisa para comer, ela deve, no mínimo, convidá-los para dentro, falar palavras afetuosas e fazê-los felizes. Ao invés disso, se alguém lhes pergunta rudemente: “Por que você veio?” – isso não é bom. Até mesmo quando o pai está em casa, é dito que ele não está lá. Isso não é uma educação apropriada. Falem palavras boas e digam a verdade.
Há três tipos de verdade – um fato, uma verdade e uma verdade absoluta. Falar como é o que viram é um fato. Suponham que Eu os veja vestindo um traje banco e fale que “estão vestindo um traje branco”, isso conota um fato. Mais tarde, em casa, vocês podem vestir uma camisa azul. Então, o que Eu disse antes não é mais o correto. Portanto, um fato é sujeito à mudança. A verdade, por outro lado, não muda com o tempo. Uma pessoa pode trocar qualquer número de trajes, mas ela permanece a mesma. Assim, a verdade é a mesma em todos os tempos. Eu sempre digo que vocês não são uma pessoa, mas três. Aquela que pensam que são, isto é, o corpo físico. Aquela que os outros pensam que vocês são, isto é, a mente. E aquela que vocês realmente são: o Eu Superior. Vocês são uma combinação de corpo, mente e Eu Superior. O corpo é sujeito à mudança. É o Eu Superior que é eterno. Isso é referido como a verdade absoluta nos Vedas. Ela é imutável e não tem atributos. Ela é descrita como: sem atributos, pura, morada final, eterna, imaculada, iluminada, livre e a personificação do sagrado.

A educação e seus modelos


Apenas quando reconhecemos o significado interno desses cinco princípios é que podemos entender o significado da educação. A educação é de dois tipos: o primeiro relaciona-se somente com o conjunto de fatos e com o conhecimento sobre o mundo externo e o ensino dos mesmos aos estudantes. O segundo tipo é o educare. Educare envolve o entendimento profundo da sabedoria que surge de dentro e sua transmissão aos estudantes.
A educação sem cultura é como uma sala escura. Apenas morcegos podem viver em uma sala escura. Essas salas são sujas. Assim, obtendo essa educação destituída de cultura, nossos corações se tornam salas escuras e, por isso, muitas qualidades animais encontram seu caminho neles. A educação sem cultura é como uma pipa com sua linha partida. Ninguém sabe onde ela irá cair e qual dano irá causar aos outros. Desse modo, essa educação não beneficia ninguém. É, portanto, essencial, desenvolver educare, assim todos poderão experimentar a bem-aventurança de dentro. Somente se a educação for combinada com a cultura é que ela irá resplandecer como uma verdadeira educação. O que é cultura? É o cultivo de pensamentos bons, sentimentos bons, qualidades boas e a erradicação de pensamentos maus, qualidades más e sentimentos maus, discernindo entre o bem e o mal, o pecado e o mérito, a verdade e a mentira. Não só isso, a cultura torna a pessoa tolerante destruindo sua mente limitada.
Essa manhã, uma música foi cantada: “Eu e você somos um”. Até mesmo isso também é um tipo de limitação da mente. Seria melhor dizer: “Todos somos um”. Uma voz etérea disse a Jesus: “Todos são um, meu querido filho, seja equânime com todos!” Educare desenvolve essa mente aberta.
Hoje, encontramos apenas educação mundana e materialista, cujo foco é o conhecimento livresco. É apenas conhecimento superficial que é temporário e transitório. Devemos adquirir educare e não, meramente, conhecimento livresco. Educare constitui o conhecimento prático. Há uns poucos passos entre o conhecimento superficial e o prático. Do conhecimento superficial, devemos evoluir para o geral. Após analisar esse conhecimento geral, podemos ganhar conhecimento discriminatório e saber a diferença entre o bem e o mal. Desse conhecimento discriminatório, evoluímos para o prático. Esse conhecimento prático é imutável. A educação verdadeira e eterna nunca muda. Quando o coração está preenchido com a compaixão, ele se torna sagrado e aspira pelo bem estar de cada um e de todos.
Uma pessoa educada não deve ter más qualidades e se satisfazer com más ações. A educação atual só transmite o conhecimento livresco. Ela realmente degrada quem confia totalmente nesse tipo de educação. Quanto tempo dura esse conhecimento livresco? Ele dura tanto quanto está em sua cabeça. Não é possível colocar o conhecimento livresco em prática. Enchemos nossas cabeças com o conhecimento livresco, vamos para a sala de exame, preenchemos a folha de respostas e retornamos com a cabeça vazia! Com efeito, a cabeça sempre permanece vazia. Para adquirir o conhecimento discriminatório, requer-se o conhecimento geral que consiste em discernimento comum e inteligência. O conhecimento discriminatório também existe em seu sentido comum. Ambos são essenciais para a vida nesse mundo.

Os benefícios da educação


Nós cometemos um engano por nos identificarmos com o corpo. Por exemplo, uma mãe morreu deixando para trás seu filho de quinze anos. O filho estava arrasado pela dor e lamentou: “Ó mãe! Você me deixou!” Mas quem o deixou? O corpo da mãe estava justo em frente a ele; então por que estava triste? Porque a vida deixou o corpo de sua mãe. Assim, o corpo não é a mãe, mas o princípio da vida. O princípio da vida não tem morte. O corpo é como uma roupa; a morte é como uma mudança de roupa. Tudo nesse mundo submete-se à mudança. Mas há algo que é imutável: o conhecimento fundamental. Uma vez que o tiverem dominado, ele os seguirá e os protegerá onde quer que possam ir. Gradualmente, vocês devem se livrar do apego ao corpo e desenvolver a consciência espiritual.
Vocês estão buscando diferentes tipos de educação em diferentes países. Mas, em última instância, a educação deve convergir em educare. Isso pode ser alcançado gradualmente. Portanto, o mero conhecimento de livros e do que é dito ou escrito na lousa não pode constituir educação. A verdadeira educação abre as portas da mente. Como podem entrar em uma casa com as portas fechadas? Vocês desejam felicidade e confortos. Também aspiram por virtudes. Para isso, vocês primeiro têm que abrir as portas de sua mente. Só, então, a verdade absoluta irá se manifestar em vocês. Essa verdade absoluta é toda-imanente. Em nossa Organização, não devemos apenas vestir um uniforme, mas também desenvolver uma mente uniforme. O básico a ser alcançado é a pureza da mente.

Manifestações do amor divino!


Há muitos aspectos do sistema educacional moderno que devemos entender. Mas não estamos aprendendo o que devemos. Ao contrário, estamos unindo informação irrelevante. O mero aprendizado do conteúdo de um livro constitui educação formal. A educação deve ser combinada com educare. Só, então, vocês irão experimentar a bem-aventurança. Qual a diferença entre educação e educare? A educação é como água insípida, educare é como açúcar. Meramente adicionar açúcar à água não a faz doce. Apenas quando movimentamos o açúcar ele se mistura com a água e a adoça. O coração é o copo, educare é o açúcar e a educação tradicional é a água. Com a sabedoria como colher e o questionamento como o processo de movimentar, vocês podem atingir o conhecimento espiritual. Quando colocam a sabedoria em prática, vocês atingem o supremo conhecimento e a divindade toda-imanente, que os permite reconhecer a unidade de toda a criação. Isso é uma roupa. Mas não é apenas uma roupa. É um amontoado de fios, e de modo mais fundamental, é algodão. O algodão, o fio e a roupa são um e o mesmo. Sem o algodão, não há fio, e sem o fio, não há roupa. O reconhecimento da unidade na multiplicidade é o objetivo último da educação.
Vocês devem aprender a encarar as adversidades corajosamente sem culpar Deus. Deus pode ter planejado conceder-lhes alguns benefícios através da privação. Vocês devem aceitar a dor e o prazer como presentes de Deus e desenvolver a atitude de que o que quer que Deus faça é para o seu próprio bem.
Há 3 tipos fundamentais de educação:
Educação acadêmica
Educação profissional
Educação financeira
Os dois primeiros tipos de educação são os mais conhecidos. Na educação acadêmica as pessoas aprendem as habilidades necessárias para realizar tarefas comuns a todos os seres humanos, como a escrita, a leitura, a interpretação de textos, raciocínio, habilidades matemáticas, entre outras.
A educação profissional é quando o indivíduo está trabalhando e precisa adquirir novas habilidades focadas no trabalho. Ela é feita através de treinamentos específicos, palestras, manuais.
Entretanto, a educação financeira é a mais esquecida no nosso meio social. É com a educação financeira que as pessoas conseguem administrar seu dinheiro, fazer com que esse dinheiro renda, seja investido para trazer benefícios ao dono do dinheiro. Infelizmente, é provável que você que esteja lendo este artigo tenha percebido que o tempo que investimos em educação financeira é infinitamente menor do que o tempo investido nos outros dois tipos de educação. A educação financeira é tão importante quanto os outros tipo de educação
Apesar do dinheiro ser comum a todos nós, as habilidades financeiras são deixadas de lado pelas escolas, empresas e instituições. Essa falta de educação faz com que milhões de pessoas trabalhem a vida toda e não consigam ter uma vida financeira saudável, entregando-se muitas vezes a instituições financeiras que tomam seu dinheiro através de empréstimos, cartões de crédito, cheque especial. Pensando nisso, não é difícil concluir que não é de interesse de bancos, corretoras e demais empresas financeiras que o grande público tenha acesso a informações que aumentem a inteligência financeira.
Portanto lembre-se que qualquer tipo de educação nunca é demais. Mas deve haver um equilíbrio. A educação financeira é tão importante quanto os outros tipo de educação.
A educação se faz, se realiza, e um bom projeto arquitetônico da escola concomitante a uma boa aplicação pedagógica é parte dos requisitos necessários para obter êxito com relação à construção do conhecimento.
Todos nós somos responsáveis pelas mudanças no nosso país, o apoio externo à escola é fundamental para que ocorra uma maior probabilidade de sucesso da mesma.
Pensar que juntos somos fortes o suficiente para mudarmos o quadro educacional alarmante que se encontra a educação atualmente, é um gesto nobre diante de algo que pode transformar toda uma nação ”a educação”



Conclusão


Cheguei a concluir que a escola do século XXI precisa ser autônoma, democrática, participativa para poder proporcionar ao discente um ambiente favorável à construção do conhecimento.
A escola precisa se transformar em uma grande central de idéias, onde o educando, apropriado do conhecimento, possa construir a sua emancipação política- econômica para poder modificar a sociedade.
Fazer educação com qualidade social é sem dúvida, vivenciar a democracia nos espaços escolares, é instrumentalizar para a participação, é conscientizar. Assim, fazer Educação de qualidade é, incluir na formação dos alunos, bases de convivência exitosa na cultura global, é considerar e investir no desenvolvimento das capacidades de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.











Bibliografia


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